Só 7% dos usuários de Steam podem jogar Alan Wake 2 em 1080p reais/60FPS, diz pesquisa

Remedy recomenda configurações muito altas (e caras) para alcançar a verdadeira experiência cinematográfica no jogo

Saori Almeida Publicado por Saori Almeida
Só 7% dos usuários de Steam podem jogar Alan Wake 2 em 1080p reais/60FPS, diz pesquisa Remedy/Reprodução

A gameplay de Alan Wake 2 em qualidade alta e fluida pode ser, tecnicamente, apenas para os fortes. Uma análise recente (não oficial) revelou que somente 7,15% dos PCs de usuários do Steam conseguirão rodar o jogo em resolução 1080p real  a 60 quadros por segundo.

A conclusão é de um usuário do Reddit conhecido como Surnunu, que se baseou na pesquisa de hardware mais recente do Steam (setembro de 2023). Um dos objetivos era saber se os jogadores de PC conseguiriam aproveitar Alan Wake 2 em qualidade alta, Full HD real, a 60 quadros e sem Ray Tracing — mas o resultado foi desanimador.

O motivo para a porcentagem tão baixa é que a Remedy Entertainment sugere configurações muito altas (e caras) para entregar a verdadeira qualidade cinematográfica de Alan Wake 2, além de divulgar requisitos recomendados com tecnologias para melhorar performance já aplicadas. A desenvolvedora lista as placas de vídeo RTX 4070 e RX 7800XT para alcançar os 2160p a 60 quadros (máxima qualidade mencionada até então) , por exemplo, mas o apoio do DLSS/FSR2, na predefinição Performance, também seria necessário. A parte técnica importante é que o game usa metade da resolução final na renderização com tal configuração — ou seja, 1080p “verdadeiros”.

Para chegar aos 1080p a 60 quadros em qualidade Média, no modo Performance, as placas recomendadas seriam a GeForce RTX 3070 e Radeon RX 6700 XT. Porém, seguindo o mesmo raciocínio do parágrafo acima, o jogo estaria rodando “de verdade” a 540p.

Confira os dados compilados por Surnunu, em detalhes, abaixo (é possível ampliar a imagem):

Alan Wake II : Allegedly Only 7% of players will be able to run the game at real 1080P 60FPS
byu/Surnunu inpcmasterrace

Transformando as especificações citadas acima em custo real, com base nos preços do mercado nacional atual, apenas as placas de vídeo necessárias para chegar aos 1080p reais em Alan Wake 2 custam cerca de R$ 4.000. E, para montar um PC equilibrado com essas GPUs, que de fato prometem boas performances na maioria dos casos, o investimento é bastante alto.

Também é válido mencionar que PCs com placas de vídeo das séries GTX 1000 e RX 5000 não são recomendadas para executar Alan Wake 2, pois não suportam Mesh Shaders.

De acordo com o diretor de comunicações da Remedy, Thomas Puha, Alan Wake 2 foi desenvolvido, inicialmente, com foco na experiência a 30 quadros por segundo nos consoles. A ideia era dar mais destaque para o visual do game.

Alan Wake 2 chega em 27 de outubro para Xbox Series X | S, PlayStation 5 e PC (por meio da Epic Games Store. O título, no lançamento, não estará disponível no Steam).

Fique de olho por aqui para mais novidades (às vezes nem tão boas) sobre esse jogo. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Adrenaline, WCCFTech

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1