Alan Moore diz para DC doar royalties de suas adaptações para o Black Lives Matter

Autor de Watchmen, Batman: A Piada Mortal e mais revelou decisão em repassar seus lucros para o movimento

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Alan Moore diz para DC doar royalties de suas adaptações para o Black Lives Matter Lex Records/YouTube/Reprodução

Responsável por escrever clássicos das HQs, como Watchmen, Batman: A Piada Mortal e muitos outros, Alan Moore sempre foi contra adaptações de seus trabalhos. Dessa forma, ele não aceita pagamentos por filmes e séries baseados em sua obra e pediu para que a DC destine esse dinheiro ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em tradução livre).

A recusa de Moore em aceitar dinheiro de suas adaptações não é nova. Porém, antigamente ele repassava a própria parte para os outros responsáveis pelas obras, como os artistas. Porém, ele revelou ao jornal The Telegraph que decidiu doar as quantias para o BLM, movimento que faz campanha contra a violência direcionada a pessoas negras:

“Não quero que seja dividido nem com [os artistas]. Com o lançamento dos filmes recentes, não acho que eles realmente tenham mantido o que eu assumi serem seus princípios originais. Então pedi para a DC Comics enviar todo o dinheiro de qualquer próxima série de TV ou filme para o Black Lives Matter.”

O descontentamento de Alan Moore vai além das adaptações de sua obra. Aposentado das HQs há quatro anos, o escritor revelou estar desgostoso com a “gentrificação dos quadrinhos que aconteceu pós-Watchmen”, dizendo que “aquele bairro foi elevado para longe do alcance dos habitantes originais”, no caso as crianças.

“Agora elas são chamadas ‘graphic novels’, o que soa sofisticado e que você pode cobrar mais por elas. O que mais me atraía nas HQs não existe mais. Esses super-heróis inocentes, inventivos e imaginativos das décadas de 1940, 1950 e 1960 estão sendo reciclados para o público moderno como se fossem conteúdos adultos.”

Filmes e séries baseadas em HQs de Alan Moore

Confira abaixo uma lista com os principais filmes e séries baseados em HQs escritas por Alan Moore:

Atualmente, Alan Moore se dedica a escrever romances. O mais recente é o livro de contos Iluminações, publicado no Brasil pela Aleph.

Fique de olho no NerdBunker para mais novidade, nos siga nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: The Telegraph.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1