Activision registra patente de sistema que pareia jogadores para forçar microtransações

Sistema coloca jogadores mais fracos contra jogadores fortes propositalmente

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Activision registra patente de sistema que pareia jogadores para forçar microtransações

A empresa Activision registrou uma patente que coloca propositalmente jogadores que nunca compraram itens contra aqueles que já compraram melhorias para incentivar microtransações dentro de seus jogos.

De acordo com o site Glixel, a patente registrada detalha um sistema para incentivar microtransações em jogos multiplayer, que envolve parear jogadores mais fracos com jogadores mais experientes para que ele se sinta compelido a comprar os itens que o mais forte esteja usando.

A patente também detalha o comportamento esperado dos jogadores:

Nesse exemplo em particular, o jogador novato pode querer ser um atirador de longa distância no jogo (de acordo com a determinação do perfil do jogador). A função de ‘microtransações’ pode colocar esse jogador novato contra um jogador que é um atirador muito habilidoso on jogo. Dessa maneira, o jogador novato pode ser encorajado a fazer comprar relacionadas ao jogo, como um rifle ou outro item utilizado pelo jogador experiente.

A patente foi requisitada em 2015 e foi aceita hoje (17). Dados os exemplos e a forma com que foi descrito, o documento parece fazer referência a um jogo de tiro em primeira pessoa.

O faturamento de Destiny pulou de US$ 1.6 bilhões em 2015 para US$ 3.6 bilhões em 2016. A Activision afirma que essa tecnologia não está implementada em Destiny 2, e também afirma que não entrou em nenhum jogo anterior.

A Activision mandou o seguinte posicionamento sobre o caso:

Essa foi uma patente exploratória registrada em 2015 por uma equipe de pesquisa e desenvolvimento trabalhando independentemente de nossos estúdios. Ela não foi implementada em nenhum de nossos jogos.