Oscar 2021 muda regras por causa do coronavírus

Para o prêmio conseguir acontecer no próximo ano, alguns critérios sofreram alterações

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Oscar 2021 muda regras por causa do coronavírus

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou nesta terça-feira (28) algumas mudanças sem seu regulamento para que o Oscar 2021 possa acontecer. O anúncio foi feito no site oficial da Academia.

A maior mudança no regulamento é a de que filmes lançados apenas em streaming poderão ser elegíveis na categoria de Melhor Filme. A Academia fez questão de ressaltar, porém, que isso só será aceito no Oscar do próximo ano. “O filme deve ser disponibilizado no site de streaming seguro somente para membros da Academy Screening Room no prazo de 60 dias após a transmissão do filme ou o lançamento do VOD”, diz o comunicado que explica também que o título em questão deverá atender a todos os outros requisitos de elegibilidade.

O anúncio explica que assim que os cinemas voltarem a funcionar, a regra de elegibilidade voltará a ser como antes, obrigando a produção a ficar em cartaz em salas de exibição, porém, incluirá outras cidades além de Los Angeles na lista de locais que poderão exibir o filme, como as áreas metropolitanas de Nova York, Chicago, Miami, e Atlanta.

O comunicado traz também do Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, David Rubin,  o qual reconhece a dificuldade do atual momento para a industria cinematográfica.

A Academia acredita que não há maneira melhor de experimentar a magia dos filmes do que vê-los em um cinema. Nosso compromisso com isso é inalterado e inabalável. No entanto, a trágica pandemia de COVID-19 exige essa exceção temporária às nossas regras de elegibilidade para prêmios. A Academia apoia nossos membros e colegas durante esse período de incerteza. Reconhecemos a importância de seus trabalhos serem vistos e comemorados, especialmente agora, quando o público aprecia filmes mais do que nunca.

As categorias de Som e Edição de Som serão combinados em apenas uma categoria: Melhor Som. Já em Trilha Sonora Original, é necessário que a produção tenha 60% original. No caso de continuações e franquias, é preciso de 80%.

No caso de Filme Estrangeiro, todos os membros da Academia poderão votar durante a primeira fase de votação.

A indústria do entretenimento tem sofrido com cancelamentos e adiamentos por conta do novo coronavírus. Confira tudo que foi alterado (clique aqui). Até mesmo a Disney decidiu manter seus parques fechados por tempo indeterminado (saiba mais).