A primeira foto de um planeta extra-solar
Através do Telescópio Hubble e seus irmãos, fomos apresentados durante décadas a verdadeiras maravilhas espaciais, imagens que sequer podíamos imaginar possíveis. Mas no espaço, nem tudo é fotografável (não facilmente, pelo menos). Um bom exemplo são os planetas extra-solares (ou exoplanetas), qualquer planeta fora do sistema solar. A complicação em tirar imagens de exoplanetas está […]
Através do Telescópio Hubble e seus irmãos, fomos apresentados durante décadas a verdadeiras maravilhas espaciais, imagens que sequer podíamos imaginar possíveis. Mas no espaço, nem tudo é fotografável (não facilmente, pelo menos).
Um bom exemplo são os planetas extra-solares (ou exoplanetas), qualquer planeta fora do sistema solar. A complicação em tirar imagens de exoplanetas está no fato da necessidade de bloquear a luz de uma estrela vívida (que é absurdamente forte) e refinar, com muito cuidado, a luz refletida pelo próprio planeta.
A imagem que ilustra a notícia é a primeira imagem composta já tirada de um exoplaneta (o ponto vermelho no canto inferior esquerdo), orbitando a Anã Marrom 2M1207. A imagem foi feita pelo Very Large Telescope (ou Telescópio Bem Grandão) em 2004.
Via The Daily What
Stephan Martins quer saber onde no Galaxy Map isso se localiza pra poder viajar por Mass Relay.
.