SMITE, Genshin Impact e mais: 20 jogos gratuitos que todos deveriam conhecer

Para aqueles que estão à procura de uma boa jogatina sem gastar nada

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
SMITE, Genshin Impact e mais: 20 jogos gratuitos que todos deveriam conhecer

Os “free-to-play” são games totalmente gratuitos para jogar, que estão se tornando cada vez mais populares na indústria, arrancando muitos elogios da comunidade.

Esses títulos normalmente apostam em um modelo focado em multiplayer online, oferecendo o conteúdo principal de graça e obtendo lucro por meio de microtransações e passes de temporada, com itens opcionais e customizáveis.

Isso faz deles excelentes opções para os jogadores que estão à procura de novas experiências e uma boa jogatina a longo prazo, mas sem ferir a carteira.

Pensando nisso isso, reunimos abaixo 20 jogos gratuitos diferentes, que vão de MOBAs a RPGs! Confira:

Genshin Impact

Genshin Impact é um RPG de ação em mundo aberto, que oferece um mapa imenso para exploração, missões focadas em narrativas e mais de 40 personagens jogáveis.

O título pode ser jogado sozinho ou em co-op online, e seu mundo impressiona com a quantidade de detalhes nos cenários e o visual cartunesco, que chega até a lembrar o aclamado Zelda: Breath of the Wild – o que rendeu até o apelido carinhoso “ breath of the waifu”.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5

SMITE

SMITE é um multiplayer de combate de arena, mas está longe de ser um MOBA tradicional. Com câmera em terceira pessoa, ele oferece seis modos e mais de 100 personagens jogáveis, que são figuras de várias crenças e mitologias.

Alguns dos nomes presentes são Baco, Loki, Amaterasu, Medusa, Cérbero, Jörmungandr, Ra, Cila e Ganesha. Mas também há outros mais alternativos, como Cupido, Cthulhu e até Iemanjá! Cada um deles apresenta habilidades diferentes, o que faz ser um desafio divertido (e demorado) tentar dominar todos.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Warframe

Warframe é um jogo de tiro em primeira pessoa, que se passa no espaço sideral e tem uma porrada de conteúdo a oferecer – e, sim, estamos falando de centenas de horas de jogatina!

O título conta com 14 planetas diferentes para explorar, que contam com muitas missões, atividades secundárias, inimigos a serem derrotados e espólios a serem coletados. Tudo ainda pode ser jogado sozinho, em dupla ou trio.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Apex Legends

Apex Legends é o battle royale da Electronic Arts, que se passa no mesmo universo de Titanfall (apesar de não ter lá muitas ligações relevantes com a franquia).

Com alguns diferenciais de outros títulos do gênero, como câmera em primeira pessoa, sistema de respawn e escolha de personagens, o jogo se tornou um sucesso desde o primeiro dia de lançamento, e segue sendo considerado por muitos como um dos principais adversários do gigante Fortnite.

Plataformas: PC (via Origin), PlayStation 4 e Xbox One

Destiny 2

Desde 2019, a Bungie passou a oferecer uma versão “free-to-play” de Destiny 2, que foi apelidada de New Light.

Essa versão conta basicamente com o jogo base e as primeiras expansões, que foram lançadas antes do DLC Forsaken. Ou seja, inclui a campanha principal, a exploração de todos planetas e as partidas PvP, o que rende boas horas de jogatina e ainda é uma excelente maneira de conhecer a franquia sem gastar nada.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S

Valorant

Desenvolvido pela Riot Games, a mesma desenvolvedora de League of Legends, Valorant é um shooter tático focado em partidas PvP, que mistura armas de fogo e personagens com diferentes habilidades.

As equipes têm cinco jogadores cada, e o título conta atualmente com 18 agentes jogáveis (que inclui até uma brasileira, a Raze) e três modos de jogo, com objetivos variados.

Plataformas: PC

Tera Online

Tera Online é um MMORPG que se passa em um universo fantasioso, onde os jogadores podem personalizar totalmente seu personagem, alterando o visual e escolhendo raças, classes e profissões.

O jogo tem um sistema de combate desafiador e conta com muitas atividades espalhadas pelo mapa, como zonas de missões, áreas PvP, masmorras, arenas e até eventos. É definitivamente uma experiência para quem gosta de gastar horas explorando por aí ou derrotando monstros com os amigos.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Brawlhalla

Brawlhalla é um simpático jogo de luta em plataforma com visual cartunesco, que suporta até oito jogadores, seja online ou local.

O título oferece modos casuais e competitivos, além de mais de 40 personagens jogáveis para lutar. Cada um deles tem habilidades, armas e características únicas, o que deixa as partidas dinâmicas, imprevisíveis e malucas!

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Team Fortress 2

Team Fortress 2 é um shooter multiplayer, que conta com nove modos de jogo e nove classes para jogar, além de mapas extremamente viciantes.

A parte mais curiosa é que o título foi lançado há 14 anos, mas possui uma imensa base de jogadores até hoje (chegando até a alcançar mais de 151 mil usuários simultâneos em 2021) e segue sendo atualizado pelos desenvolvedores.

Plataformas: PC, PlayStation 3 e Xbox 360

DC Universe Online

DC Universe Online é um MMORPG focado em super-heróis da DC Comics, que parece ter saído direto do universo dos quadrinhos. É possível criar seu próprio herói (ou vilão, se preferir), personalizando o visual, o nome e até os poderes.

Com um combate relativamente complexo e conteúdo parrudo, as missões estão espalhadas por mapas inspirados em Gotham, Metropolis e Atlântida, e o jogador pode até se deparar com personagens conhecidos, como Batman, Superman, Lex Luthor e Coringa.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Paladins

Considerado pela comunidade como o principal rival de Overwatch, Paladins é um jogo de tiro com opções de câmera em primeira e terceira pessoa, focado em partidas PvP com objetivos variados, como carregar cargas do ponto A ao B.

Com um visual cartunesco, as equipes contam com cinco jogadores cada, e há mais de 50 personagens jogáveis de diferentes classes, oferecendo poderes e habilidades únicas.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Path of Exile

Inspirado em Diablo, Path of Exile é um RPG de ação online com elementos de hack ‘n’ slash, que se passa em um universo fantasioso e sombrio chamado Wraeclast.

O objetivo dos jogadores é explorar cavernas e dungeons para batalhar contra criaturas, encontrar tesouros e cumprir diversas missões dadas por NPCs. E, é claro, não poderia deixar de contar com uma boa personalização de personagens e itens.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One

Rocket League

Desde o final de 2020, Rocket League adotou o modelo “free-to-play”, passando a ser totalmente gratuito e dividido por temporadas.

O game é uma experiência caótica e maluca que mistura corridas de carros e partidas de futebol, colocando o jogador para controlar automóveis para marcar gols, fazer defesas e por aí vai.

Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch

Dauntless

Dauntless é um RPG de ação em mundo aberto, com estrutura e sistemas que parecem uma versão simplificada (e mais ocidental) da franquia Monster Hunter.

Nele, os jogadores podem se juntar e criar clãs para caçarem monstros gigantes e conseguirem os melhores espólios, construindo armas e armaduras cada vez mais poderosas.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One

The Lord of the Rings Online

The Lord of the Rings Online é um MMORPG que foi originalmente lançado em 2007, mas continua sendo considerado por muitos fãs da franquia como o jogo que mais capturou a essência do universo de O Senhor dos Anéis.

Com uma comunidade ativa até hoje, o game continua sendo atualizado e conta com histórias e expansões ambientadas na Terceira Era, além de oferecer 25 regiões para explorar e muita liberdade de criação de personagens.

Plataformas: PC

STAR WARS: The Old Republic

Como o próprio título indica, STAR WARS: The Old Republic é um MMO inspirado no universo de Star Wars, que foi originalmente lançado em 2011 e adotou o modelo “free-to-play” um ano depois.

Nele, é possível criar seu próprio personagem (que pode ser um Jedi, um Sith ou até um mercenário) e explorar galáxias muito, muito distantes em uma época antes dos acontecimentos dos filmes clássicos.

Plataformas: PC

Call of Duty: Warzone

Warzone é o battle royale gratuito de Call of Duty, focado em partidas com até 150 jogadores, nas quais as equipes podem ser divididas de uma a três pessoas.

Com atualizações e crossover inusitados, o título oferece modos diferentes de jogo, que vão do tradicional estilo de restar apenas um sobrevivente até o Saque, em que o foco é juntar a maior quantidade de dinheiro.

Plataformas: PC, PlayStation 4 e Xbox One

League of Legends

Muito popular entre os brasileiros, League of Legends (ou LoL, para os mais íntimos) é um MOBA com grande foco em estratégia, no qual duas equipes de cinco jogadores se enfrentam em arenas.

Até o momento, existem mais de 140 personagens jogáveis, sendo que cada um tem suas próprias habilidades e poderes. O sucesso do jogo é tão imenso, que a Riot Games está expandindo a franquia, com games derivados e até a série animada Arcane, da Netflix.

Plataformas: PC

Dota 2

Inspirado em um mod antigo de Warcraft 3, Dota 2 é o MOBA da Valve, que coloca os jogadores para se enfrentarem em arenas e defenderem suas bases.

Assim como LoL, o título é muito popular entre os brasileiros, oferecendo partidas compostas por duas equipes de cinco pessoas e mais de 120 personagens jogáveis.

Plataformas: PC

Fortnite

A lista não poderia deixar de contar com o “free-to-play” mais conhecido na atualidade, então é claro que Fortnite merece uma aparição por oferecer tanto conteúdo diferenciado.

O jogo é um battle royale que se destaca pelos eventos especiais, crossover inusitados e modos variados, que oferecem partidas em dupla, trio e até mesmo com ou sem as construções.

Plataformas: PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, Android e iOS

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1