17 animes e mangás para espantar o tédio

Dos clássicos aos modernos e inusitados, aqui está nossa seleção de animes

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
17 animes e mangás para espantar o tédio

Se você está em dia com os animes da temporada que escolheu assistir, esperando o capítulo dessa semana de algum mangá ou se está procurando algo novo para ver nessa época de isolamento, sabe que o tédio pode te atingir como um trem.

Para evitar que isso aconteça, abaixo indicamos vários alguns animes e mangás que misturam comédia, ação, drama e romance para esquecermos um pouco os problemas do mundo e embarcarmos em uma jornada fantástica — ou realista — com personagens e universos distintos.

Cells at Work!

Cells at Work! (Hataraku Saibou) acompanha o dia-a-dia de uma glóbulo vermelho, responsável por fazer entregas de oxigênio. Os episódios explicam sobre o funcionamento do corpo humano, e os personagens são um bom incentivo para nos mantermos saudáveis!

A primeira temporada de Cells at Work! está disponível na Crunchyroll e na Netflix. A segunda temporada tem a estreia marcada para julho de 2020 — saiba mais.

Wotakoi: O Amor é Difícil para Otakus

Gamers, otakus e cosplayers estão representados neste anime que mostra como o amor pode ser difícil e, ao mesmo tempo, extremamente possível. Wotakoi: O Amor é Difícil para Otakus (Wotaku ni Koi wa Muzukashii) mistura comédia e romance com uma boa dose de referências.

Wotakoi: O Amor é Difícil para Otakus está disponível na Amazon Prime Video. O mangá está sendo publicado pela Panini.

Mob Psycho 100

Vencedor do prêmio de Melhor Animação no Anime Awards, Mob Psycho 100 tem vários elementos que o tornam excelente: o visual, os personagens, os poderes, as lutas, as músicas. Ele não ficou tão popular quanto o outro trabalho do mesmo autor, One Punch Man, mas certamente merece destaque e um cantinho no seu coração.

As duas temporadas de Mob Psycho 100 estão disponíveis na Crunchyroll.

Akira

Já que não podemos sair de casa, nada mais justo do que explorar as ruas de Neo-Tokyo ao lado de Kaneda e Tetsuo no mangá Akira. Ainda que tenha sido publicado pela primeira vez em 1982, ele aborda temas que são revelantes até hoje, e representa o nascimento do subgênero do cyberpunk no Japão.

A edição de colecionador da obra foi publicada no Brasil pela JBC, em seis volumes. Indicamos o mangá nesta lista, mas se quiser ver o longa, também pode. Akira também está disponível na Netflix.

Ore Monogatari!!

Deixando de lado toda a sofrência que costuma acompanhar esse tipo de mangás e animes, Ore Monogatari!! (Minha História!!)  gira em torno de Takeo, um cara cuja aparência musculosa e alta faz com que ele pareça ameaçador, mas ele é, na verdade, um rapaz gentil. O protagonista se apaixona pela delicada Rinko, mas desconfia que ela esteja apaixonada por seu melhor amigo, Sunakawa. Com momentos de comédia, romance e muitos “awwww”, essa é uma história para deixar o coração quentinho.

Ore Monogatari!! foi publicado pela Panini no Brasil, e já está completo com 13 volumes. A obra também foi adaptada para anime, e os episódios estão disponíveis na Crunchyroll.

My Roommate is a Cat

Continuando na linha do coração quentinho, My Roommate is a Cat é uma excelente sugestão para quem tem um bichano em casa ou para quem gosta de bichinhos. A trama mostra um escritor tímido e um gato abandonado começando a morar juntos — o início de uma bela amizade.

My Roommate is a Cat é um anime de 12 episódios, e está disponível  na Crunchyroll.

Little Witch Academia

O universo de magia e bruxaria de Little Witch Academia nasceu na forma de um curta-metragem dirigido por Yoh Yoshinari em 2013, e conquistou tantos fãs que um segundo filme foi criado com a ajuda de uma campanha no Kickstarter. Em 2017, Akko, Sucy, Lotte e suas aventuras na escola de Luna Nova ganharam espaço nas televisões japonesas através de um anime, que, mais tarde, seria veiculado mundialmente pela Netflix.

Little Witch Academia está disponível na Netflix. A JBC é a responsável pela publicação do mangá no Brasil.

Log Horizon

Log Horizon conta a história de Shiroe e um grupo de jogadores do MMORPG Elder Tale. Durante uma atualização do jogo, trinta mil jogadores japoneses são transportados para o mundo de Elder Tale. É um anime de ritmo mais lento, com implicações políticas e sociais de um mundo que não tem as leis da nossa sociedade, embora tenha algumas regras próprias do game. Cabe a Shiroe, um estrategista famoso, a tarefa de organizar o caos e até mesmo se defender dos NPCs.

O anime conta com duas temporadas que saíram entre 2013 e 2015. Depois de um longo hiato, a terceira temporada foi anunciada para outubro de 2020. Log Horizon é exibido no Crunchyroll.

Dr. Slump

Um clássico que pode passar despercebido por gerações mais jovens, Dr. Slump é um mangá escrito por Akira Toriyama — o mesmo autor de Dragon Ball. A obra segue as aventuras da pequena robô Arale e seu criador Senbei, e foi publicada na Shonen Jump por quatro anos, entre 1980 e 1984.

Dr. Slump está sendo publicado no Brasil pela Panini. Ao todo, são 18 volumes, e, até o momento da publicação dessa matéria, a editora publicou até o volume 16.

Tsuritama

Tsuritama é um anime de pesca, mas vai muito além disso. Os personagens caricatos e exagerados vivem momentos hilários juntos, o que inclui conspirações internacionais e interplanetárias, mas também desenvolvem uma amizade muito peculiar. Em meio ao caos e cores do estilo visual do anime, há um bom desenvolvimento de personagens e uma boa dose de diversão. E a abertura tem uma dancinha incrível.

Tsuritama tem 12 episódios e está disponível na Crunchyroll.

Kaguya-sama: Love is War

Uma história de amor (ou não). O anime mostra a relação de Kaguya e Miyuki, os líderes do conselho estudantil da Academia Shuchiin, uma escola renomada para a alta classe. Embora estejam apaixonados um pelo outro, eles não confessam os seus sentimentos, o que leva tudo a uma guerra para ver quem se declara primeiro. Destaque para Chika, que rouba a cena sempre que aparece.

Kaguya-sama: Love is War está disponível na Crunchyroll. A segunda temporada estreia em abril no Japão (saiba mais aqui).

Fruits Basket

Um dos mangás mais populares do Japão, essa é a segunda adaptação de Fruits Basket para o formato de anime — a primeira foi ao ar em 2001. A trama gira em torno de Tohru e da família Sohma, que possui uma maldição que faz com que eles se transformem em animais do zodíaco chinês quando são abraçados por alguém do sexo oposto ou ficam sob emoções intensas.

Fruits Basket está sendo republicado no Brasil pela JBC, e a primeira temporada da nova versão do anime está disponível na Amazon Prime Video.

Recovery of an MMO Junkie

Cansada de sua vida corporativa extrema, a protagonista Moriko abandona o emprego para se dedicar a jogar um MMORPG. Enquanto faz amigos dentro do jogo, um rapaz chamado Yuta entra em sua vida e os dois acabam se envolvendo.

Recovery of an MMO Junkie está disponível na Crunchyroll.

Monthly Girls’ Nozaki-kun

Monthly Girls’ Nozaki-kun (Gekkan Shoujo Nozaki-kun) é um mangá e anime de comédia que conta a história de Chiyo Sakura, uma estudante apaixonada por um de seus colegas de escola. Mas ela não sabe que Nozaki, o menino de quem gosta, é um renomado autor de mangás shoujo, ou seja, voltado para garotas adolescentes, que usa outro nome para publicar suas obras.

Com situações absurdas e uma quantidade enorme de referências, Monthly Girls’ Nozaki-kun tem 12 episódios e está disponível na Crunchyroll. O mangá ainda está sendo publicado no Japão, mas não é distribuído aqui no Brasil.

Hi Score Girl

Com uma altíssima dose de nostalgia para quem viveu a época de fliperamas e jogos de luta, Hi Score Girl é um anime que mostra a rivalidade e amizade entre Haruo e Akira, duas crianças que possuem grande paixão por jogos de luta. Personagens como Guile e Zangief, de Street Fighter, também aparecem no anime.

Hi Score Girl é um anime original da Netflix, e suas duas temporadas estão disponíveis na plataforma.

Keep Your Hands Off Eizouken!

Keep Your Hands Off Eizouken! conta a história de Midori Asakusa, que sonha em fazer animes (e é especialista em cenários, conceitos e mecânicas), Tsubame Mizusaki, uma atriz e modelo famosa, mas que também sonha em trabalhar com animação (o forte dela é animar os personagens). E Sayaka Kanamori, uma garota empreendedora e que consegue enxergar o talento das duas como um investimento. Juntas, elas montam o “Clube do Audiovisual” com o objetivo de fazerem um anime.

O diferencial deste título é a representação da imaginação de cada uma delas, que leva o espectador para dentro dos detalhes de fazer uma animação.

Keep Your Hands Off Eizouken! é exibido na Crunchyroll.

One Piece

Se tempo livre é algo que você tem de sobra, por que não testar as águas e mergulhar de cabeça na história de One Piece, um dos mangás mais vendidos do Japão, e um dos mais populares também. Publicado na Shonen Jump desde 1997, Luffy e sua tripulação dos Chapéus de Palha viveram tantas aventuras que o mangá já passou da marca de 900 capítulos. A trama é envolvente, a ação é frenética e os personagens são muito carismáticos, e certamente em algum momento você vai se emocionar com suas histórias.

One Piece está sendo publicado no Brasil pela Panini. O anime está disponível na Crunchyroll.

Além dessa extensa lista de sugestões acima, aqui no NerdBunker também fizemos a curadoria de animes sobre música, banda e as dores que as acompanham (confira clicando aqui) e também de animes de terror para sentir um friozinho na espinha (veja a lista aqui).