Jovem Nerd

13 Reasons Why | Segunda temporada trará uma nova perspectiva sobre Hannah [Entrevista]

Apesar de a primeira temporada de 13 Reasons Why ter seguido basicamente a mesma trama do livro de Jay Asher e ter respondido a maioria das perguntas que foram feitas ao longo da narrativa, uma segunda temporada da série foi anunciada. Para tentar entender o que poderia ser abordado nessa continuação, fomos até Nova Iorque, a convite da Netflix, e pudemos conversar um pouco com Brian Yorkey, showrunner da série.

Em uma mesa redonda apenas com jornalistas brasileiros, Yorkey comentou que a equipe decidiu fazer uma segunda temporada levando em conta que todos haviam se apaixonado pelos personagens e que havia mais a ser desenvolvido na história de cada um deles.

Além disso, o showrunner argumentou que séries adolescentes já abordaram assuntos como abuso sexual, suicídio, mas de maneira muito breve, resolvendo tudo ao longo de apenas um ou três episódios. Segundo ele, isso dá uma ideia muito falsa do que é ser um adolescente passando por isso e acho que reforça uma ideia errada para os jovens espectadores, e citou um exemplo:

Eu mencionei [na coletiva antes da entrevista] que um jovem comentou online que o arco da Jéssica acabou, ela contou para o pai dela o que aconteceu, então a história acabou e isso me chocou, mas nós estamos acostumados a pensar que isso é um problema que se resolve em um só episódio, e o que a nossa série quer fazer é pegar o que esses jovens estão passando e acompanhar ao longo dos episódios para que possamos contar essa história de maneira tão completa e autêntica quanto pudermos.

As discussões sobre 13 Reasons Why nas redes sociais foram bastante acaloradas por conta de algumas decisões questionáveis de alguns dos personagens, mas Yorkey alega que a equipe está acompanhando tudo isso e que a prioridade na narrativa é “contar a história desses personagens da maneira mais honesta e verossímil possível, e acompanhar os caminhos que eles mostrarem, para o bem ou para o mal, para que esses personagens possam fazer as escolhas mais autênticas que puderem, mesmo que nem sempre sejam as escolhas corretas”.

Com tantos temas pesados mostrados nos episódios, as  Brian Yorkey comentou que a equipe está acompanhando tudo isso:

Nós estamos cientes das discussões que estão acontecendo sobre a série, mas não queremos que a segunda temporada seja uma resposta a essas conversas. O que queremos da segunda temporada, o que tentamos fazer também na primeira, é contar a história desses personagens da maneira mais honesta e verossímil possível, e acompanhar os caminhos que eles mostrarem, para o bem ou para o mal, para que esses personagens possam fazer as escolhas mais autênticas que puderem, mesmo que nem sempre sejam as escolhas corretas.

13 Reasons Why mostra personagens escolhendo caminhos e soluções questionáveis para temas que são tabu, como estupro e suicídio. A ideia por traz disso, seria retratar personagens mais reais, não necessariamente que o comportamento deva ser visto como exemplo para o espectador: “Isso não significa que estamos endossando essas escolhas. (…) Mas no meio dessa escolha errada, do drama e dos danos, pode surgir uma conversa sobre qual seria a escolha certa ou o que poderia melhorar as coisas”, declara.

Anteriormente, a atriz Katherine Langford declarou que a personagem que interpreta, Hannah, está completamente diferente na segunda temporada. Os fãs da série ficaram intrigados com a declaração, ainda mais que o final da personagem é anunciado na própria premissa da produção. Yorke conta que “As fitas de Hannah eram a historia dela. Ela contou a versão dos fatos do ponto de vista dela, e para cada fita tem outro lado da história. (…) Nós vamos descobrir que Hannah não contou nenhuma mentira, mas que ela selecionou as partes que queria contar e tem mais nessa história. A maneira como enxergamos Hannah ficará rica, mas também mais complicada.”

Em vários momentos da conversa, Brian Yorkey reforçou a ideia de que a segunda temporada não será apenas uma resposta às críticas feitas à série, e sim para aprofundar os personagens. Esperamos que essa mudança de foco junto com os vídeos de apoio que foram incluídos nas duas temporadas sirvam como um alerta e ajudem a identificar jovens que estão sofrendo com alguns dos problemas abordados e que possam abrir espaço para falar sobre temas que influenciam na morte prematura de tantas pessoas.


A segunda temporada de 13 Reasons Why estreia em 18 de maio de 2018 na Netflix.

O Centro de Valorização da Vida oferece um serviço de prevenção de suicídio e atende de forma voluntária, gratuita e anônima as pessoas que querem e precisam conversar.

Lista de atalhos

Acesso rápido

Controles do player