13 Reasons Why | Fundação americana comenta remoção da cena de suicídio

Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio apoiou a remoção

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
13 Reasons Why | Fundação americana comenta remoção da cena de suicídio

A Fundação Americana de Prevenção ao Suicídio publicou uma nota falando sobre a decisão tardia da Netflix de tirar a cena explícita em que Hannah, protagonista da série 13 Reasons Why, tira sua própria vida.

A declaração ressalta que pessoas reagem de maneiras diferentes e que “o mesmo conteúdo que pode aumentar a conscientização e interesse no assunto, e até mesmo empatia em muitos — também pode piorar o humor, ansiedade, ou imagem própria de outros que estão vulneráveis ou enfrentando dificuldades“.

A Fundação também alerta que pessoas vulneráveis ou que passaram por algum tipo de trauma podem se sentir inclinadas a imitar um comportamento que viram em uma série ou filme ao se identificarem com os problemas do personagem.

A nota também reconhece que a série da Netflix acertou ao mudar a imagem estereotipada de quem sofre com a saúde mental, mostrando suas experiências e relacionamentos com outros., o que incentivou muitos espectadores a procurarem ajuda.

A Fundação também revela que começou a trabalhar com a empresa na segunda temporada, e encerra dizendo que “aplaudimos a Netflix por tomar essa decisão e caminhar em uma direção muito importante”.

Você pode ler a declaração completa, em inglês, no site oficial da Fundação.

As duas primeiras temporadas de 13 Reasons Why está disponível na Netflix. A terceira temporada já está confirmada, mas ainda não tem data para estrear.