Camila Sousa

Camila Sousa

Venha tomar um Chá com a Cakes e falar um pouco sobre tudo que envolve cultura pop (ou não)

Coluna

Os comentários e opiniões contidos neste textos são responsabilidade do autor.

Star Wars Celebration prova como é bom voltar a ser criança na vida adulta

Evento realizado de forma presencial em 2022 resgatou parte da inocência que existe dentro de todos nós

Star Wars Celebration prova como é bom voltar a ser criança na vida adulta

Dizem que é mais fácil fazer amizades na infância. Antes das preocupações e cinismos da vida adulta, qualquer gosto em comum é capaz de unir duas pessoas. Quando trabalho, estudo e boletos entram nessa equação, parece que falta tempo para se conectar com os outros. E por isso é tão importante a existência de eventos como a Star Wars Celebration, capazes de resgatar aquela criança que vive no coração de todo nerd.

Diferente de uma San Diego Comic-Con, que reúne diversas obras, a Celebration é dedicada somente à franquia de George Lucas, indo dos grandes painéis de filmes e séries, até pequenas ativações de tatuagens, construção de droides, venda de colecionáveis raros e por aí vai. Quem ama alguma parte de Star Wars, sejam os filmes, quadrinhos, jogos ou RPGs, vai encontrar ali algo com o que se identificar. E fazer amigos.

Esse tema foi recorrente durante os três dias em que estivemos no evento, a convite da Disney. À todo momento, os apresentadores do palco principal diziam: “neste lugar, todos gostam da mesma coisa. Vire para o lado, faça um novo amigo hoje” ou “olhe para alguém que você não conhece e diga qual é seu personagem preferido de Star Wars”. E ainda que nem todos tenham, de fato, feito um novo amigo, o clima era de camaradagem pelas ruas do evento.

Fãs reunidos na Star Wars Celebration 2022, com sabres de luz
Jedi ou Sith: na Star Wars Celebration, você pode ser o que quiser

No caminho para a noite especial no parque Disney California Adventure, dois rapazes conversavam animados sobre suas experiências na Celebration. Um deles estava lá pela primeira vez e afirmou que havia comprado o ingresso para a edição de 2020, antes da pandemia de COVID-19. Já o outro, que era da Austrália, afirmou que comparece a todas as edições da Celebration, não importa a localização. Os dois trocaram elogios às camisetas temáticas um do outro, e seguiram seus caminhos. Em outro momento, um rapaz distribuía bottons na entrada do hotel principal, com a frase: “faça novos amigos na SWC 2022”.

E não é só nesse quesito que a Star Wars Celebration foi o resgate de uma certa inocência. Após dois anos de uma pandemia (que ainda não acabou) que assustou a humanidade e gerou tantas perdas humanas e materiais, poder se unir em um espaço para celebrar Star Wars foi uma válvula de escape bem-vinda. Reunidas ali estavam pessoas de vários locais do mundo, origens e profissões. Mas durante a Celebration, elas eram Obi-Wan, Luke Skywalker, Leia Organa, Rey, Poe Dameron e vários outros personagens queridos.

A reunião de cosplayers na fonte principal do evento é um bom exemplo disso. Enquanto fãs empolgados tiravam fotos, os cosplayers faziam suas melhores poses, deixando de lado todo o cansaço do evento e as preocupações da vida cotidiana. Não é isso o que todos nós queremos, nem que seja por um momento?

Star Wars Celebration 2022
De um lado, dois “Loki Vaders” e uma princesa rebelde. Do outro, Fennec Shand e Boba Fett

Esse clima de estar em um universo à parte durante o evento também se refletia nas diversas famílias que ocupavam o Centro de Convenções de Anaheim. Por ser uma franquia que existe há 45 anos, Star Wars tem uma capacidade quase única de unir gerações. Não era raro, por exemplo, ver famílias fazendo cosplayers juntas, com pais olhando orgulhosos para filhos, e crianças criando memórias únicas daqueles momentos.

Em um mundo em que é comum sacar o celular para registrar tudo, é impossível fotografar todos os momentos, pequenos e grandes, da Star Wars Celebration. Enquanto os fãs aplaudiam a apresentação de Obi-Wan Kenobi, Ewan McGregor olhou para a plateia e disse: “que a Força esteja com vocês”, arrancando algumas lágrimas. Já andando pelo pavilhão, uma adolescente vestida de Baby Yoda carregava um cartaz em inglês com a frase: “caso se perca, devolver para o Mando”. Nos corredores, uma bebê vestida de Wookiee chamava a atenção de todos com sua roupa fofa e jeito desengonçado de andar.

Quando o evento se encaminha para o fim, e a temida segunda-feira se aproxima, há um sentimento quase nostálgico dos quatro dias que se passaram. Chegou a hora de fazer o check-out do hotel, guardar o sabre de luz e voltar para a vida normal, que pode ser mais difícil de enfrentar do que qualquer Lord Sith. Mas ainda que seja necessário voltar à rotina de adulto, sabemos que aquele universo fantástico e cheio de possibilidades está ali, pronto para receber os pequenos Jedi que estão dentro de nós – e que nos dão Força todos os dias.

A Star Wars Celebration retorna em 2023, de 7 a 10 de abril, em Londres.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1