Como o grupo de K-pop CIX usa a Divina Comédia como conceito

Mostrando algumas das referências nos clipes do grupo

Priscila Ganiko Publicado por Priscila Ganiko
Como o grupo de K-pop CIX usa a Divina Comédia como conceito

Indo além da música, o K-pop costuma entregar um espetáculo visual, seja por conta de suas coreografias criativas e, por vezes, complexas, ou em seus clipes mega produzidos e cheios de informações.

Não é incomum que os grupos usem seus MVs, músicas e álbuns para contar uma história. Sem economizar recursos, as empresas responsáveis investem em narrativas que permeiam vídeos e, de vez em quando, o conceito do próprio grupo.

O conceito no K-pop pode ser visto como um tema geral, que envolve o estilo musical, cores, ou até mesmo uma história que pode ter diversas partes ou não. Durante o verão, por exemplo, muitos grupos lançam músicas mais leves e divertidas, que remetem à estação, e entregam clipes cheios de sol e cores vibrantes, adotando, assim, um tipo de “conceito” ligado a elementos frequentemente associados ao verão.

Às vezes, porém, o conceito escolhido é focado em desenrolar uma trama específica. O BTS, por exemplo, criou uma narrativa com viagem no tempo que aparece em vários vídeos musicais do septeto, rendendo até mesmo livros e uma webtoon. Outros grupos lançam clipes que são como curta-metragens, como Error, do VIXX, que conta uma trágica história de amor; ou Burn It, do Golden Child, que mostra um mundo pós-apocalíptico infestado de zumbis.

Apesar de não ser uma ideia única no meio, o universo adotado pelo grupo CIX se destaca por fazer referências diretas (e indiretas!) a uma obra muito conhecida: a Divina Comédia, de Dante Alighieri.

Além de usar toda a saga de Inferno, Purgatório e Paraíso como fonte de inspiração para o conceito dos clipes, um detalhe interessante de se observar é também a paleta de cores dos álbuns da era Hello, que foram todos lançados em duas versões: uma azul e outra vermelha, cores frequentemente associadas a Virgílio e Dante, respectivamente, nos livros.

As duas versões do EP Hello, Stranger, do grupo CIX | Imagem: shawolzenl

Por conta da imensa quantidade de referências, este texto compila as mais explícitas e mais cruciais para a narrativa.

Em Movie Star, primeiro clipe lançado pelo grupo, a frase “lasciate ogne speranza, voi ch’intrate”, que pode ser traduzida como “abandonai toda a esperança, vós que entrais” é mostrada logo no começo do vídeo:

Esta mesma frase aparece no Canto III da primeira parte da Divina Comédia, escrita na porta do Inferno.

O próximo lançamento do grupo até parece não ter nenhuma ligação com o enredo da clássica obra literária, mas sua trama contada é crucial para entendermos onde cada um está e os pecados de cada personagem interpretado pelos membros.

Numb

Aqui, vale um aviso sobre o conteúdo tanto da música quanto do clipe e dos vídeos extras, que abordam temas bastante delicados, portanto, caso você esteja em um momento sensível, recomendamos não continuar a leitura. 

Numb é a faixa-título do mini álbum Hello, Strange Place e o primeiro comeback do CIX. Ainda que os intervalos entre os lançamentos sejam curtos, o K-pop usa o termo comeback para indicar que o artista está de volta com novidades — ou seja, novas músicas!

Fazendo uma escolha ambiciosa, o primeiro comeback do grupo fala sobre bullying e suas consequências. Você pode conferir a tradução da letra clicando aqui e o clipe logo abaixo.

Além do MV, que mostra as agressões de forma mais abstrata, o grupo lançou um vídeo que conta a história de cada um dos personagens mais explicitamente. O conteúdo tem imagens e cenas pesadas que podem ser gatilhos para algumas pessoas.

Veja também os cinco vídeos de Epílogo, organizados nesta playlist:

Depois dos acontecimentos de Numb, as referências à Divina Comédia voltam a ficar explícitas: os vídeos conceituais do próximo clipe, Jungle, associam os membros a elementos e a círculos do Inferno de acordo com o que foi escrito por Dante.

Jungle

Como preparativos para o lançamento da nova música, a C9 Entertainment, empresa responsável pelo CIX, publicou uma série de teasers e vídeos conceituais.

O primeiro deles mostra o rapper e líder do grupo, BX, que é associado ao elemento do fogo, em um lugar que parece ser o vestíbulo do Inferno, com o céu de chamas. O vestíbulo é associado aos indecisos e omissos, que foram incapazes de tomar decisões durante a vida.

BX é considerado omisso por não ter ajudado seu colega de escola quando o viu sendo agredido fisicamente por um grupo de garotos.

O segundo vídeo mostra o outro rapper do CIX, Hyunsuk, associado ao elemento da água, rodeado por almas furiosas que tentam o arrastar para o fundo do rio, que parece ser o Estige. No Inferno escrito por Dante, o rio fica no quinto círculo e é associado à ira e àqueles que a suprimiram, sem serem capazes de colocar o sentimento para fora.

Embora não tenha ligação direta com os acontecimentos de dentro da escola, Hyunsuk é mostrado como um jovem que tenta contato com seu pai, mas é ignorado, o que pode ser a causa da ira.

O terceiro vídeo tem Seunghun, o vocalista principal do grupo, andando acorrentado por um lugar árido. O caractere que aparece no título do vídeo é o de areia, o que indica que ele está no deserto, que fica no Terceiro Vale do sétimo círculo do Inferno de Dante, destinado aos violentos contra Deus ou contra a arte e a natureza.

No vídeo de Numb, o jovem vê a morte de sua mãe acontecer em um acidente de carro bem na frente de seus olhos. Isso pode ter feito com que ele perdesse sua fé ou até mesmo que praticasse blasfêmia, o que justificaria sua punição de andar para sempre pelo deserto.

O quarto vídeo é protagonizado por Bae Jinyoung, vocalista e principal rosto do grupo. Jinyoung está acorrentado e cercado pelo elemento do gelo, que também aparece no título do vídeo, no que parece ser o nono círculo do Inferno, destinado a traidores.

Ao vermos o prédio se dividindo entre Jinyoung e Yonghee no clipe de Numb, uma das interpretações possíveis é de que os dois eram próximos porém seguiram caminhos diferentes. No MV, vemos Jinyoung dando as costas para o outro membro, que escorrega em direção a um precipício logo depois.

O último vídeo conceitual é focado em Yonghee, vocalista do grupo que treinou para ser ator antes de virar idol. Protagonista da trama de Numb, ele aparece no sétimo círculo do Inferno de Dante, no Segundo Vale, destinado àqueles que tiraram a própria vida. O elemento predominante é a madeira.

Na descrição de Dante Alighieri, as pessoas deste Vale tornam-se árvores de madeira e folhas escuras. Estas folhas servem de alimento para harpias.

Um teaser do clipe em si mostra o suposto traidor Jinyoung correndo por uma floresta enquanto foge das raízes de uma árvore, até que se depara com uma porta — a entrada para o Inferno.

A legenda repete a frase “lasciate ogne speranza, voi ch’intrate” ou “abandonai toda a esperança, vós que entrais”.

O MV de Jungle traz mais cenas dos integrantes do grupo em seus respectivos círculos, intercalando com a coreografia da música, que também faz referências ao conceito. 

Neste momento, aos 2min21s, a coreografia mostra Yonghee sendo segurado por dançarinos que são como as raízes de uma árvore.

Cinema

O lançamento seguinte do grupo, Cinema, muda completamente o tom e mostra os membros do CIX dirigindo e atuando em um filme próprio. Fica subentendido que o vídeo não é uma sequência direta dos acontecimentos de Jungle. 

Mas não pense que não há nenhuma referência à Divina Comédia!

A frase escrita no letreiro do cinema que está atrás do grupo é um trecho do Canto I do Paraíso de Dante. 

Veramente quant’ io del regno santo

ne la mia mente potei far tesoro,

sarà ora materia del mio canto

Cuja tradução é:

Os tesouros, porém, do reino santo

Que arrecadar-me pôde o entendimento,

Serão matéria agora de meu canto.

Wave

Chegando ao lançamento musical mais recente do grupo, o clipe de Wave mostra o quinteto se preparando para navegar até seu novo destino: o Purgatório.

O primeiro vídeo de divulgação do comeback abre com uma citação direta do Canto XI do Purgatório: “ma libera da lui che si la sprona”, que está num verso que pede para que se livrem das tentações. A animação também traz uma versão do local.

Confira o clipe na íntegra:

Agora, com os olhos já treinados depois de encontrar tantas citações, fica fácil de encontrar a frase da Divina Comédia aos 1min54s do clipe de Wave. “Fa che lavi quando se’ dentro queste piaghe”, cuja tradução é “Lava lá dentro estes sinais te arrependendo”.

A frase aparece no Canto IX do livro, como a fala de um anjo para Dante depois de marcar sete Ps em sua testa, cada um referente a um pecado capital, na frente da entrada do Purgatório. Estes são os sinais dos quais o protagonista deve se arrepender.

Segundo a Divina Comédia, o Purgatório é composto por sete andares, cada um representando um dos pecados capitais, que devem ser superados um a um para que o indivíduo possa avançar para o próximo nível e, eventualmente, ao Paraíso.

O Purgatório, aliás, aparece no finalzinho do MV, indicando que o CIX conseguiu sair do Inferno e que suas novas aventuras se passarão por lá.

Esq.: captura de tela do clipe | Dir.: Mapa do Purgatório publicado em 1290

Cena pós-créditos?

Embora tudo isso já seja muita informação para absorver, o clipe ainda conta com um momento pós-créditos que mostra Yonghee deitado e ensanguentado, usando seu uniforme escolar, fazendo uma referência direta aos acontecimentos do MV de Numb.

Com um cliffhanger daqueles, o clipe de Wave deixa as portas (do Purgatório) abertas para que o CIX traga ainda mais referências em seu próximo lançamento! Será que teremos os sete pecados capitais? Já estou ansiosa!

Mais notícias