Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

É possível encontrar tudo na Internet, menos o que importa

A "democratização da informação" funciona para quem já tem poder de discurso ou grana para investir

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
É possível encontrar tudo na Internet, menos o que importa

Existia o mito de que você podia achar qualquer informação na Internet.

Mas experimente pesquisar algo no Google: drible as páginas que pagam para aparecer antes, os posts que são propagandas disfarçadas, outros que não informam, só opinam e também têm excelente SEO.

Acrescente também que o Google prioriza vídeos nas buscas. E vídeo a gente sabe que é terra de ninguém, vale tudo. E também inclui tuites de contas verificadas, que são perfis variados e não têm responsabilidade com informação real. Cada verificado traz apenas um fato: aquela pessoa é aquela pessoa mesmo. E só. Mas o selinho azul traz alguma confiança no publico geral.

Além disso tudo, Internet é, para MUITAS pessoas, apenas redes sociais e WhatsApp. Porque houve lobby e você pode usar as redes sem consumir seus dados. Então, as pessoas se informam pelo Twitter, Facebook etc, porque, no geral, a Internet É isso.

Para agradar uma parte que pressiona para que informação falsa seja tirada do ar, algumas empresas até derrubam vídeos, tuites e tal. Mas os perfis já acharam refúgio em grupos no Telegram (futuramente, em comunidades no Twitter e em toda rede).

“Então, só procurar em veículos de comunicação”. A confiança na imprensa foi detonada nos últimos anos (e alguns veículos ajudaram no processo). E toda a dinâmica de redes sociais (a “Internet real”) prioriza lacração, “jantar a pessoa”, estar certo, e por aí vai.

É possível encontrar qualquer informação na Internet. Mas é quase impossível achar fatos.

Mais notícias