Steam está trabalhando numa versão para Linux!

Thursday, 26 de April de 2012, por Stephan Martins

A tríade dos sistemas operacionais para computadores é motivo de flamewars desde os anos 90. Usuários de Mac xingam usuários de Windows, que xingam usuários de Linux, criando um ciclo de flamewars completamente inútil e desnecessário.

Agora, um dos maiores motivos para não se usar Linux (a falta de jogos) pode estar chegando ao fim, pois Gabe Newell (o chefão da Valve) confirmou que a plataforma vai ganhar uma versão do Steam! E o melhor: eles já estão contratando desenvolvedores especializados em Linux (porque fazer o trabalho de forma desleixada não é muito o estilo da empresa).

A versão deve demorar bastante para chegar, e não se sabe se a lista de jogos ficará limitada como a dos games para Mac, se será mais extensa, ou mais limitada. Tudo dependerá do interesse dos jogadores e da vontade dos desenvolvedores.

Via Rock Paper Shotgun


Stephan Martins
Stephan Martins prefere seu Windows e seu Xbox 360, mas acha que quanto mais pessoas puderem jogar onde quiserem, melhor!

.

Publicado em Games, Tecnologia |

  • Fabio Madia

    FINALMENTE! Ainda sou obrigado a usar o Windows para jogar Dota2..

    Será que por meados de 2013/14 poderei me livrar deste mal!?

    o/

  • Richard

    Até que enfim estão lembrando dos usuários de Linux! Só faltava jogos para linux para abandonar de vez o sistema da janelinha. Aleluia
    Espero que outras empresas sigam o exemplo.

  • Marcio Neves Machado – RJ/RJ

    Isso já era bastante discutido nos fóruns do Steam. Mas realmente, me pergunto: para rodar o quê? Porque se os desenvolvedores não portarem para a plataforma, não terá o que ser feito. E quem sugerir usar o Wine para isso vai catar coquinho, isso não é solução, é gambiarra das mais sem graça :P

  • Francesco Sacco

    Tudo depende da vontade dos desenvolvedores?
    Desenvolvedores não tem vontade, só executam as ordens da chefia.

  • Nelson

    Aweeeee aleluia pq esse wine n ta dando n!!!

  • Metne Iansna

    Discordo Marcio, Wine é sim a solução. Pois tem um detalhe importante nisso que não estas levando em consideração. Cada Core de sistema linux é diferente, sendo atualizado em média a cada 6 meses. O wine acompanha isso sem problemas, agora quero ver os desenvolvedores de jogos lançarem atualizações a cada 6 meses pq o core foi atualizado.
    Espero que eles achem uma solução viável pra isso.

  • AlexoOriginal

    Putz, Bom dia!!
    Melhor notícia, sério. Ainda sou usuário do windows apenas para jogos e o autocad.
    Bela iniciativa Steam.
    Abraços!

  • Felipe Oliveira

    “não se sabe se a lista de jogos ficará limitada como a dos games para Mac, se será mais extensa, ou mais limitada.”
    Simples, será mais limitada ou tão limitada quanto a do Mac. Os jogos que estão disponíveis para Mac terão uma facilidade muito maior para ter sua versão Linux;

  • Leandro

    Alguém usa linux?

  • Paulo Victor

    Good for us!

  • Cristian Silva

    AÊEEE, até que enfim lembraram de nós. O Wine já não estava dando mais pra fazer nada. É claro que a lista de jogos será bem pequena, mas isso já serve pra impulsionar as produtoras de games a olharem mais para o mundo linux.

    LINUX IS FREEDOM!

    (este aqui é usuário de linux desde que cansou de se f#%&@ com windows e descobriu o kurumin lá em 2007. Desde então já passou por Mandriva, Slackware, OpenSUSE, Debian e atualmente Ubuntu. Já jogou Savage, Neverwinter Nights, Assalt Cube, Alien Arena, Battle For Wesnorth e adora Mahjongg no pinguin)

  • Maciel

    ” Leandro diz:
    há 19 horas e 2 minutos

    Alguém usa linux?” ^^ a maioria das pessoas que comentaram aqui e vc de uma formar indireta.

    Isso é bom sinal além de temos games bons para o linux, mostrar que o pinguim ta crescendo e atraindo os olhos das grandes empresas para si.

  • Dola

    Sou usuário linux a muito tempo mais sempre deixei o PC com dual boot por conta dos jogos.

    Abaixo o DirectX, viva ao openGL/CL. kkkkkkkkk

  • Cristian Silva

    Dola, eu não entendo o motivo real das produtoras não investirem muito no desenvolvimento de jogos com OpenGL (ta, todo mundo sabe que 99% dos usuários terráqueos são window users), mas o objetivo principal delas não é vender os jogos? O OpenGL é multiplataforma, não tem a mesma capacidade do Diretc3D e por isso não seria mais fácil desenvolverem versões dos jogos em OpenGL e isso abriria um mercado bem maior e promissor?