PERIGO: Senado brasileiro pode aprovar lei ANTI-GAMES no Brasil!

Friday, 17 de February de 2012, por Stephan Martins

Não é de longe o mimimi de alguns grupos de pessoas que acham que games são ofensivos, ou que ameacem a sociedade e os “bons costumes”. Mas agora, a p#*%$ ficou séria: o Senador Valdir Raupp, que fez uma lei anti-games em 2006, pode conseguir condenar TODOS os jogos no Brasil, além de destruir todo o progresso do mercado brasileiro de games que tivemos nos últimos anos!

A proposta de seu projeto de lei é a seguinte:

Altera o art. 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, para incluir, entre os crimes nele previstos, o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos.

Mais uma vez, entramos naquele campo de “ofensa aos costumes, tradições, cultos, credos” e afins. Quem vai decidir esse tipo de coisa, não vai ser o povo, mas sim os congressistas que irão definir o que nós devemos ou não consumir, mesmo com cada jogo tendo uma classificação indicativa para ser lançado por aqui. Algo muito parecido com a ACTA, PIPA e SOPA.

“Mas se a lei é de 2006, por que o perigo é imediato?” Porque Moacyr Alves, nosso amigo do Jogo Justo e da ACIGames, recebeu a ligação de um amigo senador de Brasília, informando que existem grandes chances de essa lei passar! E é bom reiterar: se a lei for aprovada e entrar em vigor, pode dar adeus aos seus tão queridos jogos.

A ACIGames fez uma carta aberta ao senador. Se você é contra este projeto de lei, leia, compartilhe, comente e faça valer os seus direitos!

A ACIGAMES, Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games, vem manifestar-se publicamente a respeito da tramitação e votação do projeto de Lei 170/06, de autoria do senador Valdir Raupp.

A proposta do ilustre senador, que vem tramitando no Senado Federal há vários anos, pretende tipificar como crime os atos de “fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições, cultos, credos, religiões e símbolos”, com base no artigo 20 da lei 7.716/89, que classifica como crimes passíveis de punição atitudes relacionadas a preconceito de raça ou cor.

Ainda que a proposta tenha a intenção louvável de proteger grupos étnicos, religiosos e outros, da qual trata a referida Lei, a ACIGAMES entende que o projeto acabe por se realizar de forma falsamente moralizadora sem atingir os educativos pretensamente desejados.

A ausência de conceitos fundamentados que possam embasar a ideia, a falta de definições claras para terminologias intangíveis como “ofensivo”, “tradições” ou “cultos” e a não realização de um amplo debate com a sociedade civil, demonstram a incongruência da premissa e a falta de intimidade do referido projeto com as novas formas de interação e entretenimento digital.

A ACIGAMES não é complacente com delitos e, especialmente, com preconceitos de qualquer espécie.

No entanto, cumpre afirmar que não é possível admitir um precedente penal onde praticamente quaisquer de expressões presentes em um jogo eletrônico podem se encaixar em princípios abstratos como “costumes” e “símbolos”, entre outros, violando o elementar princípio da taxatividade, consagrado em nosso Direito Penal.

Ainda, impõe o modelo de projeto verdadeira censura aos jogo eletrônicos, um produto de cunho cultural reconhecido pelo Estado Brasileiro. Como produto cultural, não cabe à lei restringir a forma como este recurso é expresso, mas orientar o adequado consumo da referida produção, para obtenção de uma experiência salutar e prazerosa. Tal orientação, sob a forma de Lei, constitui verdadeira violação à liberdade de expressão Constitucionalmente protegida.

Para estabelecer os parâmetros necessários ao consumo apropriado dos bens culturais, a população já se serve da Classificação Indicativa do Ministério da Justiça, que cumpre com eficácia este papel educativo.

Paralelamente, os representantes do Senado parecem não considerar o impacto econômico fatalmente decorrente desta iniciativa e o crescimento exponencial incalculável do mercado negro, hoje já expressivo no meio, em virtude da facilidade de distribuição informal e do anseio popular pelo acesso a conteúdos que serão considerados “proibidos” a partir da vigência da lei como se propõe.

A ACIGAMES posiciona-se contrária às intenções do projeto de lei sobretudo por entender que a proposta sobrepõe-se inadequadamente à liberdade de expressão, constitucionalmente estabelecida, ao livre comércio e à já observada Classificação Indicativa, recurso aplicável à comercialização formal dentro dos parâmetros legais ora vigentes, mas certamente incapaz de atuar com eficácia contra o mercado paralelo e as novas formas de distribuição digital.

A Diretoria

Via ACIGAMES

[ATUALIZADO]: O senador, depois de muita pressão por todos os lados, engavetou o Projeto de Lei! Vitória!


Stephan Martins
Stephan Martins mal consegue acreditar nesse tipo de palhaçada!

.

  • harryalerta

    Como já disse o Azhagal num nerdoffice: Ou essas pessoas não sabem o que estão fazendo, ou estão fazendo isso de sacanagem. Eu acho que a primeira opção é mais provável.

  • Luiza Melki

    Parece até brincadeira, de tão absurdo que é. Lei útil que é bom nada, né?

  • Carlos JR

    SÓ BESTEIRAS QUE ESSES SENADORES FALAM. NA VERDADE ISSO É UMA REPRESARIA POR CAUSA DAS AÇÕES DO ANONYMOUS CONTRA OS BANCOS. ISSO É UMA PACHORRICE
    E UMA FALTA DE RESPEITO AS CULTURAS MUNDIAS. SE PASSAR AI DELES PQ O QUE ACONTECEU LA NA CAMPUS PARTY VAI ACONTECER EM BRASILIA.

    BOM A MATÉRIA FOI OTIMA!

    QUE A FORÇA NERD ESTEJA COM VCS!!!!!

  • Bernardo Wenzel

    Será que vai rolar um abaixo assinado ?

  • Beth Abreu

    O mais legal foi ver os banners de como aprender hebraico e como se converter ao Islã do lado da matéria… XD

  • Wanderson

    Anonymous, clamamos por sua ajuda!

  • Berstarke

    O mais inacreditável é ver leis tão cheias de pontos subjetivos e passíveis de abuso receber 1 voto favorável que seja.

  • Edu

    Rolar abaixo assinano? EU QUERO VER CABEÇAS ROLAREM ISSO SIM

  • Edu

    Rolar baixo assinado? EU QUERO VER CABEÇAS ROLAREM ISSO SIM!

  • gabriel

    não passa pelo STF por dois motivos:
    1º: é inconstitucional (desafia o artigo 5º da CF)
    2º: lobby da indústria não vai permitir

  • Millicent

    Só vai amumentar a pirataria. Esses cara do congresso são muito burros.

  • LightSpark

    cacete agora nossa liberdade esta sendo atacada de todos os lados! esses
    senadores perdendo tempo com essas leis que nao trazem beneficio nenhum pra ninguem, porque eles nao usam essas oportunidades pra criarem leis que ajudem o povo em vez de ferrar com a nossa vida?

  • Wyllds

    Será que esse cara não tem uma louça para lavar ou coisas assim? Afinal, isso é pura falta do que fazer.

  • Wyllds

    Será que esse cara não tem uma louça para lavar, não? Porque isso é pura falta do que fazer.

  • Otávio Migliavacca Madalosso

    Ridículo.
    Como toda acusação imposta aos videogames de causarem violência.
    Políticos, combatam isso com EDUCAÇÃO e parem de culpar o que lhes convém.

  • Edinho

    “que maravilha!”…
    ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos? Por acaso existem jogos de videogame em que interpretamos polítos honestos e bondosos? acho que não…rs vamos ficar tranquilos então xD

  • Intestinal Lover

    Brasil, sempre a frente na merda.

  • Kazé

    É simples, basta adaptar tudo para o nosso sistema de crenças, tradições e costumes.
    Ou seja: Diablo 3 passa agora a se chamar: Tinhoso 3. O Witch Doctor passa a ser o Pai de Santo. O Bárbaro passa a ser o Capiau do Mato, o Monge passa a ser o Capoeira e o Demon Hunter se torna o Cangaceiro.
    E a missão dada a eles por ninguém menos do que Padim Padi Cisso (Deckard Cain) é a de expulsar o Tinhoso do Acre!
    Pronto! Diablo 3 tá salvo malucada! Agora é só adaptar os próximos trocentos mil jogos e boa!

  • Matheus Iácono

    Isso é simplesmente um absurdo.

    Para quem interessar, contatos deste senador louco:

    O TWITTER
    https://twitter.com/#!/SENADORRAUPP

    O FACEBOOK
    http://www.facebook.com/people/Senador-Valdir-Raupp/100001340648806

  • Eduardo Lemos

    E é bom costume roubar dinheiro público ? desviar verbas ? superfaturar criando ministérios novos ou projetos de ajuda popular que resultam em % de dinheiro público pra desviar?

    Espero que finalmente o povo acorde, entre naquele plenário e enfiem a porrada nesses velhos ridículos, igual fizeram com Kadafi, só pra servir de aviso pros outros.

  • Marcelo Soares

    Esses caras ao invés de fazer algo que preste ficam metendo o betelho nos games!

  • Raphael

    Porra, isso nao pode passar!
    Para os que estão dizendo que vão consumir games piratas vai só uma lembrete, vcs achão empreas como a Blizzard vai continuar a investir no BR fazendo jogos ate mesmo dublado?

    Isso vai barrar muito mais do que simplismente o jogo, vai barrar todos os investimentos que as empresas estão fazendo aqui!

  • L3O

    cade o share pro face?

  • Rodrigo

    ABSURDO.

    Enquanto coisas importantes necessitam há ANOS de serem votadas ou regulamentadas no Senado, os caras estão se preocupando em votar uma lei que na verdade só vai favorecer mais uma vez a pirataria em nosso país.

    Não consigo acreditar que naquela porcaria de senado não exista um ser pensante sequer que seja capaz de chegar a essa conclusão que todo mundo aqui já está cansado de saber…

  • Matheus Zingarelli

    Cresci assistindo o Seu Madruga apanhando da Dona Florinda, mas isso não me tornou um cara com ódio mortal a velhas de bobs no cabelo.

  • Raoni

    Manifesto público! JÁ! Um abaixo assinado, ou algo do tipo… por que assim tá foda. Jogo sempre foi um escape da realidade, um entretenimento como filmes e tudo mais. E enquanto é perfeitamente aceitável ouvir músicas com insinuação sexual durante o dia (que qualquer criança pode ouvir em qualquer radio…) jogos eletrônicos devem ser banidos ? Se fosse assim, música agressiva deveria ser proíbida, filmes de ação e de terror deveriam ser proíbidos e tudo mais! Cara, a industria dos games é a mais rentável da atualidade, por que o Brasil que anda sendo considerado país em franca expansão tem que ficar pra trás com mentalidade imbecil assim ????

  • Augusto Tenório

    Parece até brincadeira, de tão absurdo que é. Lei útil que é bom nada, né? [2]

    Quem votou nesse tipo de gente?

  • Augusto Tenório

    Ao invés de ficar de mimimi com os jogos, esse desocupado deveria fiscalizar o dinheiro gasto onde realmente importa (saúde, educação e segurança)!

  • Filipi Junio

    Tanta coisa melhor para esses senadores votarem e os caras estão preocupados em acabar com a indústria dos games no Brasil. Se ela passar, milhões de reais investidos e milhares de empregos irão para o ralo. Tudo por causa da maldição da “ofensa aos costumes, tradições, cultos e credos”.

  • Lucas Rodolfo

    Sabem o que é mais triste? Para impedir essa lei, é bem possível que o Moacyr/Acigames tenham que subornar o Congresso/Senado.

    Porque infelizmente é assim que a política funciona. Não duvido nada que essa ligação seja uma pressão para eles tentarem ganhar uma graninha, pra falar a verdade.

  • Carlos

    Se esta lei estivesse nessa fase a 2 anos atrás, provavelmente seria aprovada mais facilmente. Hoje as coisas estão diferentes e acredito que não passe.

  • Diego Araújo

    Esse é um daqueles “sábios” que acham que videogames são feitos somente para crianças. Então se ele viu por acaso algum trailer de Mortal Kombat ou qualquer um dos mais de 80% dos jogos mainstream atuais (voltados para público adulto), deve ter ficado louco! =P

  • Raphael RAR

    Eu me recuso em acreditar que em pleno século XXI, exista políticos com uma visão tão limitada, com um pensamentos e mentalidade de uma pessoa do século XIV… Me sinto envergonhado por existirem políticos iguais ao nosso pouquíssimo iluminado Senador Valdir Raupp conduzindo o nosso dia-a-dia.

  • Juliano

    até parece que a indústria entretenimento vai permitir isso levando em contra o enorme lucro do “juros brasil” que eles conseguem aqui.

  • Cidadão Brasileiro Gamer

    Alguns desses políticos, para mostrar serviço, fazem essas leis que não agregam nada e atrapalham uma minoria que busca espaço.
    Ele devia se preocupar em ser honesto e não desviar recursos para fins particulares… É só procurar no Google as denuncias em que ele está envolvido.
    Mas isso é culpa das pessoas que votam nele. Nesse aspecto, democracia é uma (*&¨*&%$¨##%#)&… EU NÃO VOTEI!

  • Dariek

    Eu acho que o buraco é mais embaixo,ou a lei cai,ou o governo.É melhor eles proibirem tambem as mascaras de guy fawkes.
    Mas fiquem tranquilos,é uma lei NO BRASIL,eles nao vao fiscalizar,e sempre vai ter o STEAM e o tiozinho vendendo jogo de ps2 na esquina.

  • Dariek

    RED ALERT,CALL THE ANONYMOUS

  • Nic

    Pessoal, só falta uma coisa nesse novo formato do jovemnerd: botões de compartilhamento de rede social.
    A única maneira de impedir que esse tipo de lei passe é demandar para seu senador e deputado votarem CONTRA ela. Fica a dica, galera, mandem emails para seus parlamentares.

  • NDO

    Os jogos já são “censurados” para que possam entrar em determinada faixa etária, agora é só o Brasil fazer valer a lei que quem tem menos idade que a “censura” não pode jogar. Isso já deve vim sendo planejado desde os tempos que o CS foi proibido no Brasil por causa do mapa do Rio…
    Agora que o mercado cresceu, e o povo começou a entrar na legalidade ( cresceu muito o numero de pessoas que compram os jogos originais), isso com agente já pagando trocentos mil percento de impostos, agente voltará para o mercado negro dos games.
    Adeus jogos dublados/legendados e PT-BR, serão “prima Start” “ecrã” “gajos” e etc…

  • Nicolas Daniel

    Puts, e quem trabalha com games!? Sério cara, se isso for aprovado eu me mudo pra outro país.

  • Morlock Damasio

    Vai contra o art 5º da constituição federal

    Art 5º da constituição federal inciso VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

    Art 5º da constituição federal inciso IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

    concordam? eles tão fazendo uma lei para anular uma outra lei…. dessa maneira, Filmes, desenhos, novelas e programas de TV deveriam ser vetados tbm!

  • Cleber – Pebiwhiper1

    Enquanto existir pessoas que não sabem votar, passaremos por isso.
    Infelizmente essa é a nossa triste realidade.

  • DRAGonborn

    0

  • finalrpmx

    @vileydemelo pow cara, oq os evangélicos fizeram pra vc os chingar desse jeito?

  • této

    se esse cara aparecesse na campus party,o nerds iriam quebrar ele

  • Edson Leão

    Tem cada um que aparece na politica desse Brasil. Que as vezes tenho até vergonha!

  • luiz

    nj faiz um abaixo asinado porque isso nao pode continua

  • Marcelo Ferreira

    @finalrpmx

    Obviamente apenas religiosos usam termos como “contra os bons costumes”, o que é uma forma de descrever: tudo que os outros escolhem, mas nós condenamos.
    A porcaria toda reside em não respeitar as escolhas alheias, e este é um comportamento típico dos caga-regras evangélicos.
    Claro que nem todos são assim, mas este tipo de evangélico existe e apoia leis que reduzam a liberdade de expressão dos outros.
    Mas obviamente combatem qualquer coisa que limite a liberdade de expressão deles. Já viu como não respeitam a vizinhança em algumas igrejas, e se permitem fazer barulho muito acima do necessário, sem isolamento acústico nem nada ?
    Se fosse um bar fazendo a mesma coisa com a música eles diriam que tem que haver leis porque é coisa do demônio.

  • Revoredo

    Só uma coisa a dizer…
    http://9gag.com/gag/2711781

  • Igor

    se essa lei entrar em ação o q aconteçe com os nerdoffice?olha,qu comprei um ps3 original a 2 meses.se essa lei proguredir eu saio do BRASIL rapidinho!vou morar com meu irmão nos EUA

  • Wesley

    É muito improvável que tal lei seja aprovada uma vez que, como muitos já falaram aqui, é inconstitucional. Além disso, o mercado de games no Brasil é um dos maiores do mundo, aprovar uma lei como essa seria um grande retrocesso.

  • Leonardo Leão

    Agora eu digo: PRA QUE???!!!!
    depois perguntam porque a pirataria é tão forte no Brasil, a situação só piora.
    Imagina se entrar em ação essa lei E a SOPA???

  • lunatico

    Nerds, por favor, mandem emails, tweets, comentários no Facebook, importunem o Senador Raupp, até ele se pronunciar e OBLITERAR qualquer resquício dessa lei. NÃO FIQUEMOS PARADOS, POR FAVOR!

  • Juan x3

    Claro, tirem os games e continuem com o funk, porque é muito educativo e não ofende ninguém.
    Sério, os políticos nao sabem de nada e fazem leis retardadas ._.

  • Andróide#28

    essa lei ofende meus costumes, tradições, cultos, credos.

  • Leon

    Caraca, que merda!

    É isso que fode, são pessoas que não entendem da cultura dos jogos e da internet querendo criar leis pra tais.

  • Bill Lima

    Top 5: “Projetos de Lei Idiotas Que Nunca Sairão do Papel”.

  • Arthur

    Pode até passar no Senado, mas depois do senado, onde os tios são mais arraigados à tradição e os costumes, depois vai pra câmara dos deputados, e dificilmente, mas muito dificilmente, isso passa na câmara. E mesmo que passar, tu jura que a nossa Excelentíssima Presidenta, vai sancionar uma parada dessa ?
    Nem se preocupem ou queiram ver cabeças rolarem. Não tem perigo.

  • Zero

    Isso só vai fazer aumentar a pirataria

  • Renan Ishin

    Essa gente quer que todos nós sejamos índios, isso é cultura e bons costumes pra eles. Não vamos deixar essa porra acontecer

  • Nuriel Barreira

    LoL

    Isso é piada?

  • glaujack

    esses políticos deveria inventar era uma lei contra perda de tempo, existe tantas coisas mais importantes pra se preocupar tantas outras leis que poderia inventar para melhorar o Brasil na educação na saúde e eles só se preocupam p#*%$ de jogos e filmes isso é de revoltar.

  • Ronaldo Gogoni

    Essa “ofensa aos costumes, tradições, cultos, credos” é de uma abstração absurda: se o PETA entrar com uma ação alegando que pisar em tartarugas é ofensivo (e conhecendo essa Ong eu não duvido que fariam isso) Mario seria banido, só para vocês terem uma ideia.

    Se essa PLS passar o mercado de games que tanto lutaram para se estabelecer será destruído por completo. Acabaria a fabricação, a importação seria proibida, Steam e similares seriam bloqueados.

    Sobre Valdir Raupp ser evangélico: pior, ele é do PMDB.

  • Douglas

    VÃO FAZER LEIS QUE PRESTEM e PAREM DE NOS ATACAR (com essas merdas de SOPA PIPA, ACTA e mais essa agora)

    bando de desocupado

  • Valdir

    me mandem emails que eu tiro a lei 8D

  • Marcelo Eduardo

    Só digo uma coisa: se aprovarem, VENHAM ME PROIBIR!

    Alí não diz nada quanto a jogar, mas pô, mercado crescendo… que mer*a hein!

  • Elisson

    Putz! Além de acabar com o Megaupload, agora qr acabar com a nossa segunda fonte de entretenimento, ou seja, eles querem q nós gamers vivam a vida inteira q nem uma estátua na cadeira da sala de aula!!! Querem q falemos de raiz quadrada o dia inteiro néh??? Ah, enquanto tem músicas maliciosas pelo Brasil aí, ele querem tirar os games, que jáh é até comprovado q ensina mta coisa tbém! Mas sabe pq eles estão querendo fazer isso? Pq ele se dizem os melhores do mundo pq viveram a vida inteira brincando de esconde-esconde, pega-pega, pick esconde, etc. Ah, vá fazer outra coisa e deixem os gamers na deles, falow? Se tiver abaixo assinado, vou querer fazer dezenas de assinaturas e mandar pra esse governo safado e antiquado! #nãoconfionogovernobrasileirosootiririca!

  • Bruno Bessa

    Eu gostaria de saber o que diabos tá acontecendo com o mundo do entretenimento atual… SOPA, PIPA, ACTA, e agora esse senador volta pra tentar barrar os games no Brasil?

  • Kléber de Oliveira Andrade

    Eu acho essa lei realmente uma piada, pois tudo pode ser proibido até mesmo um game educativo que use uma imagem”ofensiva” de forma irônica a um certo “costume”. O que seria costume? qual a melhor definição para isso? haaa eu tenho costume de jogar vídeo games, então vou te proibir pois você fez um game que fale mal de quem joga video game…. essa lei é ridicula!

  • Marcelo Rigoli

    A justificativa para essa lei não faz qualquer sentido.

  • Arael

    Ser inconstitucional não significa muita coisa aqui no Brasil! Afinal, mexer em “direito adquirido” é incostitucional, mas isso não impediu o ex-presidente de sacanear a pensão dos aposentados.

    Então senhoras e senhores, temos que fazer barulho, NERDPOWER!!!

  • Darkus

    Cadê esta lista de e-mails dos parlamentares?
    Está na hora de mais uma ação dos “Anonymous”!
    UNITED AS ONE, DIVIDED BY ZERO!

  • Douglas

    Primeiro a nossa internet, agora nossos jogos. Anonymus por favor, já demoraram pra agir.

  • Thiago GL

    Fico pensando se o Senador que está por trás disso já jogou video-game alguma vez na vida. Penso que ele passa por um problema de falta de informação sobre o assunto. Como foi dito na reportagem TODOS os jogos tem classificação etária e se essa classificação for seguida, problemas relacionados aos jogos serão incrivelmente reduzidos. Mas sempre tem alguém querendo estragar a festa! Espero que os outros senadores que votarão esse projeto de lei tenham mais consciência do que o relator.

    Amém!

  • Lukas Fuzer

    Com tanta merda acontecendo nesse pais vão se preocupa com os games.
    Assim fica foda.

  • Lucas Soares

    Sabe qual é o problema de qualquer governo?Aqueles que nos representam estão sempre uma,duas ou até três gerações atrasados.Qualquer político que se manifeste a favor disso,já deve saber que perderá votos da grande maioria da juventude.

  • Henrique

    Sinto tristeza em dizer isso, mas meu país me envergonha… muitas vezes.

  • João F. Santos

    Como se significasse alguma coisa. Eles jamais vão conseguir proibir jogo algum. Tentaram proibir grande parte das drogas, e ainda assim elas são consumidas em larga escala no Brasil e em todos os países do mundo. Agora imagine tentar proibir uma coisa que pode ser “traficada” virtualmente. Esses senadores além de corruptos são burros.

  • Gabriel

    poisé…cuidar da educaçao e da saude que é bom nada =T

  • Gabriel Magalhães

    Cara, meu sonho era ter no Brasil leis independentes por estados. Me sinto de mãos atadas porque por mais que eu escolha o candidato certo para votar, nunca vou conseguir impedir que uma pessoa como essas vire senador pelo estado de Rondônia. Nada contra o estado, só acho que cada um tem que pagar pelo seu voto.

  • Sávio F1

    Chegamos a ponto inicial, pois me lembro que ano passado este mesmo senador tentou aprova esta mesma lei agora ele vem nos ameaçar outra vez, sendo assim que se organizar uma mobilização para este “ficha podre” e parceiros de crime não tentem outra vez. Quem sabe uma outra petição de caráter popular pode dar efeito.

  • João Pedro

    Ficha Limba e politico corrupto na cadeia, nada né ???
    Se for aprovada uma lei dessa, ficara realmente exposta a ignorância no qual o sistema politico brasileiro está mergulhado… é inacreditável que uma lei dessas seja aprovada, ainda mais agora, que mais do que ainda pequena.
    Empresas como Microsoft que recentemente começaram a produzir consoles no Brasil, diminuindo o preço dos produtos ( oque é uma grande vitória para o público de games ), não vai pensar duas vezes antes de fechar a produção já que seus próprios jogos serão barrados de entrar no país. E convenhamos que ninguém compra um videogame pra ficar na estante, compra para jogar.

    obs.: o ser ali em cima( jaws ), que acessa um site como o JovemNerd, é a favor da lei anti-jogos ?? Não da pra acreditar na idiotice…

  • marcio medeiros

    essa lei ai e´bem capaz de ser aprovada mas e aquela lá que diminuia os impostos dos produtos importados que até o felipe neto apoiava cade? cade o #preçojusto

  • estevam

    Meu, que mané abaixo assinado…
    existem marcha da maconha …. pq nao pode haver uma marcha para os games, onde ate pode ser solicitado a lei que esta na gaveta de algum engravatado em brasilia sobre a reduçao dos impostos em cima dos jogos…
    Falam de preconceitos, mais as pessoas mesmo tem preconceito perante a ti… exemplo parada gay ,falam que são pessoas normais como qualquer outra, mais se são normais , pq se unem em 1 dia para celebrar ?? deveriam viver normais como qqr pessoa, eu nao tenho dia especial pra mim, .. sera entao nós os gamers preconceituosos que investimos tanto num mercado tão soberbo de impostos ou serão eles que não consegue mais se contentar com todo dinheiro que já roubam de nós , agora querem nos privar do lazer…
    uma piada realmente

  • luiz

    Eses politicos nao tem o que fazer eles tinham que fazer leis que fasece sentido

  • Éber Peretto

    E volta toda a polêmica do GTA…

  • MisstaylorX

    Envie este email para o Senado Valdir Raupp

    Envie tbm sua indignação p/ valdir.raupp@senador.gov.br

    É uma vergonha pra mim como brasileira e designer de jogos e aplicativos ver que no meu próprio país existem políticos como o sr. Senador Valdir Raupp que obviamente não entende e desconhece totalmente a palavra LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Que jogos, sejam eletrônicos ou não, também são uma manifestação do pensamento do POVO assim como FILMES, LIVROS, CHARGES, QUADRINHOS, MÚSICAS e qualquer outra manifestação civil!

    Fazemos parte de um país LAICO e de livre expressão onde se eu quiser adquirir um games violento eu estaria amparada pela lei, pois, sou maior de 18 anos e sei discernir entre o certo e o errado pela lei. Acredito que se isso deva ser proíbido sob pena de PRISÃO (o que é obviamente é um absurdo) porque não então proibir SOB PENA DE PRISÃO todos os que possuírem FILMES VIOLENTOS, ou LIVROS NAZISTAS, ou qualquer outra forma de expressão que ofenda algum “credo”, ou “grupo”.

    Sou a favor da TOLERÂNCIA entre todas os credos, religiões e manifestações populares! E acredito que a LEI N 170 de 2006, é uma LEI OFENSIVA desenvolvida sem qualquer cuidado e pesquisa para tal.

    Afim de contas qual o embasamento teórico e técnico para tal empreitada? Aparentemente não houve qualquer pesquisa quanto a indústria de jogos eletrônicos que está em crescimento no Brasil e que teria sua criatividade minada com tal LEI.

    Por exemplo, se eu desenvolvesse um jogo um padre assassino de aluguel que mata vampiros eu poderia ser PRESA por estar ofendendo uma religião(???). Mas uma pessoa que tem o DVD deste filme ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Padre_(filme) ) que possui exatamente o mesmo enredo do jogo, não?

    Com que base isso foi gerado???? Qual população foi consultada quando se propôs tal lei??? POR QUE SOMENTE JOGOS???

    Isso é somente para que o sr. perceba a irracionalidade desta LEI ABSURDA e TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL.

    Constituição brasileira de 1988
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se emEstado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    V – o pluralismo político
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    § 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    Isto é somente para que o sr. LEMBRE que somos livres para pensar e desenvolver jogos, pois, são uma MANIFESTAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA TAMBÉM ASSIM COMO FILMES E LIVROS.

    Sou contra o preconceito de seja ele em qualquer forma inclusive o PRECONCEITO CONTRA AS DIFERENTES FORMAS DE ARTE E ENTRETENIMENTO, na qual incluo POR DIREITO também os jogos.

    Priscilla Senna

  • Hidelbrando

    As próximas eleições estão ai. vamos nos juntar novamente na “Grande festa da democracia” e dar mais quatro anos de emprego e roubalheira para esses….NãO VOTEM.

  • Adriano Oliveira

    Pior que se for olhar as outras leis absurdas que querem passar, ficamos praticamente condenados a viver numa democracia ditatorial, onde qualquer coisa pode ofender e nos levar a cadeia.
    Vamos mandar emails de protestos contra essa Lei, o senador precisa repensar nessa questão.

  • Molotov

    Alguem me ajuda na vaquinha pra compra bombas nucleares para bombardear o senado?…toda ajuda e bem vinda…

  • Molotov

    é, meu caros, sinto que está na hora se chamar o capitão planeta!

  • Geraldo

    Acho o maior vacilo esta proibição. Nosso nobre senador não deve ter sido matéria mais “legal” para defender.. E claro achar que sabe muito…

    Abraço

  • ErrOr Kimero

    Pqp!!, até os games, tão tirando tudo da net, o que vai sobrar?

  • Quelby – The Helfth

    Nosso governo consegue me desapontar cada dia mais… PQP

  • AcroslaN

    O cara tambem legisla por Rondonia!! é o preço que o Brasil paga por ainda ter areas primitivas na sociedade

  • Henrique alves

    lei para ajudar o povo niguem faz!!!

  • Valdeco

    Garanto que o filho ou netinho do senador vai ficar sem joguinho dele.
    Educar as pessoas para saber distinguir o que ficção e lazer da realidade ninguém. Nesse país raciocinar é ruim e em breve crime.

  • Ligia Oliveira

    Acabei de enviar a manifestação da ACI para o senador Vital do Rêgo, que, como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, votou A FAVOR da PLS. Entrem em contato com ele também, manifestando o descontentamento: http://senadorvitaldorego.com.br/contato/.

  • Gustavo Malta

    Eu acho que e mentira, me recuso a acreditar que eles queiram criminalizar jogos, é algo que nao consigo nem comentar, se continuar assim a gente vai apodrecer na cadeia.
    @gabriel Principalmennte a industria nao vai permitir

  • Maicon A

    Stephan Martin, o que faltou falar é o que nós nerds podemos fazer para ajudar a acigames neste protesto.

  • Alan

    Idéia arcaica de uma mente arcaica.

  • finalrpmx

    @Marcelo Ferreira tipo..eu tenho ciência disso..eu infelizmente moro muito perto de uma mas o ponto é q, mesmo os evangélicos em geral sendo assim, é ofensivo associa-los a um político imbecil como o Raupp. Por mais que políticos evangélicos tendem a ser mais ignorantes doq os evangélicos tradicionais… droga..é provável que ele seja evangélico…
    Desculpa aos evangélicos…eu tentei salvar a pele de vcs mas n deu.

  • Angelo Ribeiro Pereira Arsani

    Essa lei é muito absurda, vai melhorar muito a vida das pessoas; Como que o Brasil quer se tornar um país de 1º mundo com essa maldita lei.

    Para isso é preciso que os vários grupos de Anonymous comecem a fazer protestos para parar com essa lei fazer protestos em todos os lugares, na internet, nas ruas em Brasília, e ferra com o Senador Valdir Raupp que é o criador dessa lei ele é do PMDB/RO e está cheios de processos contra ele, precisamos também faze cair os sites do governo novamente principalmente do senado, só assim ele perceberam a nossa força.

  • mangojambo

    Bom, se isso acontecer, então que não sejam hipócritas! Vamos proibir filmes, shows, músicas e tudo mais que é ofensivo aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos. Proibir acesso a internet, conversas ofensivas e até mesmo o direito de pensar.
    É engraçado que o esforço para PROIBIR e BANIR políticos que ofendem, roubam, fazem o que quiser do povo por trás de suas leis, nesses, não existe esforço!
    Muito menos o esforço dos nossos jovens, que são acomodados no seu mundinho e tudo o que fala é da boca para fora.O grande último movimento estudantil que me lembro foi para a queda de Collor. Já está mais que na hora de acordarmos! De saírmos deste comodismo e fazermos a diferença! Estamos cansados disso tudo, mas a solução não é continuar descansando!
    E enquanto ninguém faz nada, vou voltar a jogar, pois também falei apenas da boca pra fora.

  • wilson de oliveira

    obrigado

  • Sir Filbido

    Quer dizer que agora os games são um tipo de droga !?!?!?!?!?
    Isso é um absurdo !!! Além de roubarem na cara dura, querem proibir a nossa diversão !!!

  • Eduardo

    É incrível alguém que não deve ter o mínimo de conhecimento sobre o assunto fazer uma lei dessas, dá até vergonha…

  • Wilson Greenleaph

    E mais uma vez os nossos queridíssimos funcionários do DF acham que são eles que decidem a nossa vida. Gente, se manca, quem manda nessa joça aqui não é a Mãe Joana, somos NÓS!

  • Tiago Douglas

    Eu nunca pensei que seria preso!!

    Porque vai ser uma das duas, eu vou continuar jogando qualquer jogo que trarei de fora, ou serei preso protestando nas ruas.

  • Luan

    Isso é muito irritante!

  • Rodrigo Leal

    Porque esse infeliz não olha para a saúde no Brasil, tanta coisa para se preocupar e vem com essa!?!?!?!?! Toma vergonha na cara político safado! Nessas horas gostaria que os militares tomassem o poder e na ditadura ja era esses políticos. Brasil = vergonha mundial.

  • kevin teles

    Brasil: um país de todos. só se for de todos os políticos…

  • mesgra2

    Só não concordo com o trecho “Quem vai decidir esse tipo de coisa, não vai ser o povo, mas sim os congressistas que irão definir o que nós devemos ou não consumir”. Quem elegeu o querido senador acima, FOI O POVO!! Aliás, qual o Senador do seu estado? Ele se elegeu com o seu voto? Corra atrás dele e cobre o seu voto porra! Não adianta ficar aí reclamando no Brasil, blá, blá, blá… estamos numa democracia!

  • Túlio

    Kevin teles-> O melhor seria “Brasil: um país de tolos”.

  • Matheus Lima

    Que ridículo. Porque ninguém se preocupa em passar leis anti corrupção, picaretagem ou em querer ajudar os mais necessitados no país? Os políticos daqui precisam urgente rever suas listas de prioridades. =/

  • kalil casseb

    Agora essa porra ficou seria, porque a porra destes politicos ficam botando porra de leis para proibir os games.

    Os Nerds vão combater essa lei.

  • Mateus Webber

    Isso é tão patético quanto um jogo “Rated M for Mature 17+”.
    Tão absurdo quanto dizer que jogos estimulam a violência.
    Como diria nosso querido Jovem Nerd:
    “- Eu guardo as minhas psicóses violentas apenas para o videogame.”
    Eu jogo jogos violêntos, com sangue, morte, tiro, monstros, demônios, guerra, fantasia, sexo e com discriminação social desde os meus 5 anos de idade e isso nunca fez com que eu fizesse algo de errado.
    Pelo contrário, isso só me fez ser uma pessoa mais culta.
    Graças aos jogos, eu sei Inglês, aprendi várias coisas sobre culturas diferentes, me deixou mais criativo e fui obrigado a ter raciocíneo lógico, ou então eu ficava preso no primeiro chefão sempre! xD
    ______________________________________________________________________

  • jardel

    bem agora que todo mundo ja sabe dos riscos se essa palhaçada passar vamos ser mexer turma…………………….. Façam sua parte façam barulho ehhehhehe!

  • Arnold Rafael

    Quando dizemos que é a “Hora do Brasil” é a “hora” mesmo, não pra fazer copas e olimpiadas, que fação, mas que corram atras dos seus direitos primeiro.

  • Yuri

    Uma palavra resume tudo isso: SACANAGEM!

  • Limao

    mangojambo <—- disse tudo.

  • Hadelard

    Fico puto em saber que tem gente mais preucupada com GAMES do que saude , educao etc …. Ate parece que nao tem coisas muito mais importante a serem discutidas e arrumadas do que GAMES .. Esse tipo e medida so incentiva a busca da compra desses jogos por meios nao legais .. Porra o paga pros politicos pensarem em solucoes O problema esta no “pensar” isso é muito dificil pra eles ..

  • Marco Antonio Augusto de Andrade

    Este nobre Senador da República é do meu estado, Rondônia. E dar um jeito na nossa BR 364, que vive cheia de buracos, há pelo menos 17 anos, ele não se preocupa…. Ainda bem que não votei nesse Senhor.

  • Rafael Rinaldi

    Rola negra nele.

  • johnKabira

    So vai fazer as visitas a “Locadora de Games do Paulo Coelho” aumentar…

  • The xD

    Primeiramente deve ser considerado crime o ato de políticos cometerem atos ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos, E SER RIGOROSAMENTE CUMPRIDA esta lei para daí sim discutirmos o que pode ser proibido ou não na indústria dos games.

    Lembrando que até onde sei, corrupção é roubo, então primeiro que a lei seja válida para ambos os lados, se continuar assim estaremos em uma nova ditadura em breve.

  • João Alves

    E o engraçado disso tudo é que essa lei foi criada por um senador acusado de desvia de verba, sendo assim, não teria a moral e muito menos ética para criar,citar,defender etc qualquer tipo de lei, já que passa por cima delas.

    http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=26108

  • Dancoc

    Pior que esse senador é do meu estado (Rondônia) e se eu bem conheço a peça, ele não só não faz idéia do que está fazendo pra economia gamer, como está fazendo isso para agradar a maioria evangélica (em Rondônia corresponde a 57% da população)

  • Daniel MM

    existe uma terceira opção ai:

    3 interesses

    sim, não se faz algo de graça, não se perde tempo apenas para sacanear, como falaram ai, é pra rolar grana por baixo do tapete, sempre é…

  • Camilo Vitorino

    Abaixo assinado, por favor!

  • fad

    http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=26108

    MATERIA QUE SAIU SOBRE O CARA ONTEM
    AUEHUEAHUAEHAUEHUAE
    BRASIIIIIIIIIIIIIL!

  • Alyson J

    palhacada…
    enquanto isso tem bandidos matando pessoas por ai e nao vao pra cadeia por causa de leis fracas, e eles perdendo tempo com isso…

  • Jairo Lopes

    aqueles pais preguiçosos, que não vêem o que um filho joga, assim como não presta atenção no que ele vê na TV é que vão ficar felizes.

    e, como um Estado laico vai dizer o que é ofensivo as religiões, cultos e credos? quer dizer que se fizer uma versão GTA na idade média com um cruzado matando “infiéis” na “terra santa” pode?

  • Anon
  • Guilherme

    o país ta uma merda, ta com sérios problemas na área de educação, saúde e infra estrutura e esses puto ficam inventando essas bobagens só pra fala que fazem alguma coisa. Bando de reaça, sempre com o mesmo discursinho tosco: “ofensa aos costumes, tradições, cultos, credos”.

  • Darth_Wagner

    Ok, estou encomendando minha máscara do Guy Fawkes… Mas como foi muito bem dito ali em cima: isso é coisa de evangélico! Nada contra a religião em si, mas todos hão de concordar que a maioria de malucos religiosos do Brasil se aglomera em torno desse credo. Praticamente um Taliban, só que sem as Ak 47 e os estudantes >.<

    Só para quem não entendeu, foi um piada! E de acordo com nosso digníssimo senador, se fosse feita em um jogo eu estaria preso. :)

  • RamonBMF

    Bullshit total, depois reclamam da pirataria!

  • Guxta

    Realmente não tem jeito. Toda semana tem uma surpresa…

  • Luciana Machado

    tanto político corrúpto pra tirar de Brasília e ficam inventando leis absurdas?!?!?!

    o negócio é ir embora desse país!

  • Creos

    puta merda, cada semana tem uma lei nova de um deputado imbecil que não intende nada do assunto.
    ja basta a lei azeredo que ta incomodando de tempos em tempos.

    caso houver algum abaixo assinado coloquem aí que todos iremos assinar.

  • jkhde

    Brasileiro não sabe o que pretende uma social-democracia, depois que aprender o que isso significa vai perceber que não tem muita escolha no brasil em termos de partido.
    Só adianto uma coisa o pior deles esta no poder.

  • Leandro

    kra quanta !@$%…ao inves de fazer alguma coisa contra essas pessoas morrendo!!CRIANÇAS SOFRENDO!!!…naaaaao eles preferem banir mario bros do mercado pois eh mais importante…

  • Samuel_Henrique

    Simples assim: SOPA brasileira!
    Esses filho da mae se preocupam com alguma coisa nada a ver com o que deve ser preocupado, enquanto a um monte de putaria e crianças passando fome esse senador quer saber de proibir os games.
    os games, uma coisas que da mais lucro no brasil e esse idiota ai quer tirar. Vamos lutar pra isso acabar!

  • FaelAdf

    Bem, se essa lei for aprovada, vai rolar tanto protesto quanto nas ruas quanto na internet, contra está lei, bom ai vem a parte da política, se um político perceber que se for contra essa lei pode ganhar uma eleição, com certeza a lei não vai ser aprovada pois Sinceramente, Vai dar mais merda do que aconteceu no Egito… Vão por a cabeça do Valdir Rupp a premio .

  • vinicius

    vish vo vira um meliante então
    USUHSAUHSAHUSAUH

  • Joel da fonseca neto

    esse é cara que quer censurar os games: valdir raupp acusado de desviar milhões!!! temos que derrubar a mascara desse conservador escroto!!!! bandido!!!!!
    http://www.ariquemesonline.com.br/textos.asp?codigo=26108

  • FERNANDO VIANNA

    Por favor coloquem um link para que possamos compartilhar esses artigos mais facilmente pelo TWITTER e pelo FACEBOOK, assim notícias dessa importância podem se tornar de conhecimento de um público maior e não só quem partipa do SKYNERD.

    Estamos vivendo uma onda de ataque à LIBERDADE DE EXPRESSÃO como nunca vi desde que nasci, principalmente aqui na América Latrina.

  • Nanicow

    isso me cheira a Ditadura
    querem tirar tudo quanto qualqeur diversão?
    sem poder baixar arquivos online (leis SOPA e PIPA)
    sem poder jogar qualquer game
    porra prevejo guerra se isso acontecer

  • Karlos

    A mera é que não tá dando pra compartilhar os links do site novo do jovem nerd no facebook.

  • Henrique

    Que bom, se essa lei for aprovada, quero ver com que velocidade o Brasil vai cair de 6º lugar mais rico do mundo para o número 20.

  • Daniel Orochi

    Depois os Anonymus faz ataques e nao sabem o por que, agora ta ai o motivo

  • Mauricio Soares

    “ofensa aos costumes, tradições, cultos, credos”. Como não conseguem arrumar mais Bode expiatório para o indice de violência em nosso país, então vamos proibrir os games. Anonymus deveriam dar um format no senado.

  • João Henrique Souza

    Eu acho isso uma palhaçada, como podem proibir um meio cultural, informativo, educacional e além de nos trazer toda essa grade de benefícios é um lazer e muito prazeroso… Eu por exemplo, aprendi muito jogando Call Of Duty 2, onde tem missões nos campos da SGM, sinceramente, acho isso palhaçada. Jogos ofendem a cultura e bons costumes do país né? Gays e lésbicas não acabam com os bons costumes né? -.-

  • Marcus Pedro

    A minha namorada havia comentado comigo sobre isso e achei essa lei a maior falta do que fazer desses caras do Senado. Não querem pensar nas melhoras nas escolas e universidades, mas pensam em criar lei para denegrir a liberdade de navegação na internet. Não querem sentar e discutir sobre as reformas da segurança do país, onde milhares morrem de coisas mais banais que existe, mas querem sentar a lenha no meu jogo de Playstation de fim de semana, feriados e férias! Sério mesmo, ainda querem que a gente ame o Brasil? Tomara que 2012 seja o fim de tudo mesmo. Está osso esse negócio!!!

  • Skeith

    Da nada não! E se der um abaixo assinado derruba essa lei, caso não derrube vamos ter que sair de casa e ir a luta literalmente falando!

  • Rafauels

    “Nunca serão”.
    Eu leio e dou risada, jamais isso vai passar, inconstitucional. E mesmo que passe, jamais vou parar de jogar por conta disso.

  • Rafauels

    SOPA, PIPA e agora isso, os caras fazem de tudo para entrarmos na era da escrotidão.

  • Sombra

    Querem pegar pesado é só espalhar no face e outras redes sociais para ninguém votar no partido deste senador, boicote ao partido dele e eu quero ver ser aprovado essa lei.

  • Rodrigo

    Galera é só espalhar nas redes sociais um boicote ao partido de quem aprovar essa lei.

  • Zuppo

    Sou a favor de uma Guerra Civil contra esse bando de FDP…
    Se alguma entidade organizar, to dentro.!

  • derek moretti

    só quero saber o ponto bom dessa lei???
    GAME N FAZ MAL A NINGUÉM
    TUDO VAI DA CABEÇA DE Q INTERPRETA AS COISAS

    OS BABACAS ACHAM Q SÓ PQ UMA PESSOA JOGA UM JOGO DE TIRO Q VAI SAIR ATIRANDO E FAZENDO IGUAL O JOGO NA VIDA REAL… PELO AMOR DE DEUS NÉ

    SE EU KISER FAZER MAL A ALGUÉM OU MATAR É SIMPLES…

    É SÓ EU VIRAR POLITICO!!!

  • André

    Se proibirem a venda de games que eles considerem violentos, eu simplesmente vou passar a baixar da internet ao invés de comprar. Esses políticos inúteis deveriam parar de inventar merda e procurar resolver os problemas mais sérios do país.
    Por que só no carnaval pode mostrar gente pelada na televisão o dia todo? Os peitos e as bundas das mulheres ficam menos “ofensivos” para os que censuram nessa época??

    Se um jogo te ofende por algum motivo, seja ele qual for, simplesmente não jogue e não deixe que seus filhos joguem. Esse tipo de coisa é decisão de cada um e não cabe a um grupo escolher o que você vai achar ofensivo ou não.

  • Renato montito

    pretende tipificar como crime os atos de “fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições, cultos, credos, religiões e símbolos”

    Alguém aí tem dúvida que isso é manobra da bancada evangélica e dos ultra-conservadores? Record alôooo

  • Diego Alves

    o povo é quem devia dizer esses jogos ofendem a eles ou não! aff manocu heim

  • Gabriel Predolim

    Nem comento nada…

  • Ana Carolina Fagundes

    Sobre essa proposta de lei (e também sobre outras) que transitam no senado e na câmara legislativa: além das petições online e protestos nas redes sociais, também existem outras maneiras de expressar nossos posicionamentos:
    Tanto portal do Senado quanto no da Câmara Legislativa, é possível consultar a tramitação das leis a serem voltadas. Por exemplo, esse PLS – PROJETO DE LEI DO SENADO, Nº 170 de 2006, está nesta etapa:
    “15/02/2012
    CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
    Situação: PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
    Ação: Recebido o Relatório do Senador Vital do Rêgo, com voto pela aprovação do Projeto, com a Emenda nº 1-CE, nos termos de Subemenda que apresenta, e com a Emenda nº 3-CE, ficando a Emenda nº 2-CE prejudicada.
    Matéria pronta para a a Pauta na Comissão.”

    A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania é composta pelos seguintes senadores:
    Pedro Taques, Jorge Viana, Alvaro Dias, Roberto Requião, Eunício Oliveira, Luiz Henrique, Ricardo Ferraço, Rodrigo Rollemberg, José Pimentel, Ana Rita, Lobão Filho, Marcelo Crivella, Armando Monteiro, Mozarildo Cavalcanti, Vital do Rêgo, Anibal Diniz, Renan Calheiros, Eduardo Amorim, Randolfe Rodrigues, Benedito de Lira, Francisco Dornelles, Romero Jucá, Ciro Nogueira, Marta Suplicy, Acir Gurgacz, Cícero Lucena, Valdir Raupp, Lindbergh Farias, Flexa Ribeiro, Aloysio Nunes Ferreira, Magno Malta, Pedro Simon, Demóstenes Torres, Eduardo Braga, Inácio Arruda, Gim Argello, Lúcia Vânia, Sérgio Petecão, Antonio Carlos Valadares

    No portal do senado, temos os dados para contato com os gabinetes de cada senador – http://www.senado.gov.br/senadores/default.asp . Se muitas pessoas se manifestarem, ou seja, LOTAREM A CAIXA DE E-MAIL DOS SENADORES, EXPRESSANDO NOSSO POSICIONAMENTO QUANTO A ESSE PROJETO DE LEI, ACREDITO QUE PODEMOS INFLUENCIAR ESSA MATÉRIA. Outras ações, como manifestações oficiais de associações da área também são muito importantes.

    Cidadania se faz votando com consciência, mas também acompanhando o trabalho de nossos representantes e cobrando posicionamentos condizentes.
    Para finalizar, acho que vale a pena entender como funciona a tramitação de um projeto de lei, que passa por várias etapas, desde a sua proposta, discussão nas comissões, votação nas duas casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal). Ao entender essa tramitação, fica mais fácil exercer a cidadania.

  • felipe123

    palhaçada!
    cade o anonimous quando a gente precisa!

  • Galneryus

    Realmente, palhaçada! Igual o outro senador que queria proibir motos transitando com passageiros na garupa em dias de semana…

  • STRAGNE

    Bom,se está merrrdddaaa!!! Acontecer,eu fujo pra outro país!

  • CAio

    pode isso?
    eu protesto contra essa lei

  • ιтα¢нι υ¢нιнα

    Lei maldita.

  • Matheus Menis

    mano, cauemoura neles

    http://www.youtube.com/watch?v=SM1Z6LMwmn8&feature=g-u-u&context=G2e0f7d4FUAAAAAAAAAA

    é um absurdo esses dinossauro velho querer censurar um dos maiores gerador de lucro no MUNDOOOO!!

  • Rodrigo

    O Brasil é o unico lugar do mundo onde se faz uma lei para substituir outra que nunca foi cumprida. Todos os jogos já vem com faixa etária indicativa a qual público é adequado, bastava fazer-se cumprir as orientações. Proibir os jogos porque podem influenciar as pessoas a cometerem atos violentos, é praticamente chamar o povo de retardado.

  • Rennan Araujo

    Ah sim. Proibir os games violentos…
    Legal…
    Mas crianças passando fome ta ok né? Faltar policial nas ruas tambem ta ok né?
    Então é isso aí mesmo, vamos começar pelo que é de maior prioridade. Ta certo…

  • Michael

    e foda cara afz, da ate raiva… mais uma lei inutel , absurdamente ridicula..

    fodaçe a lei, deixa a porra sencurada- o brasil nunca vai pra frente msm !!

  • Max Kirch

    só acho q eles deveriam se preocupar em ensinar os alunos das escolas publicas a ler e ter discernimento…ai não se influenciariam por games…. já q esse mundo eh totalmente ilusório…se fosse pra ser totalmente correto e copia da realidade não precisaríamos de games…

    e outra…eles estao proibindo por incapacidade de jogar….pq la e mais dificil roubar…

  • Wesley

    Anonymous , confiamos em vcs :D

  • Flavio

    isso e um absurdo so vai servir para prejudicar o consumidor e aumenta a pirataria nada mais pra vc as coisas tinham q debater para diminuir os impostos e icentivar a compra produtos originais fico revoltado com isso! Esse nao tem mais meu voto tinha colocar ai em cima qual partido ele faz parta pra gente nao vota em nenhum candidato e boicota.

  • Emidio Costa

    É foda mesmo viu!!
    Ao invés de se preocupar em proibir coisas uteis ficam se preocupando e proibir os games, cadê a inteligencia?? CADÊ??
    Depois as pessoas tem coragem de dizer que o brasil é um bom lugar pra se morar… A onde que é um bom lugar pra se morar??

  • Gabriel

    Que lei ridícula velho, na moral mesmo… Leis que realmente vão agregar algo ao nosso país nunca vem né?
    Tanta gente passando fome, precisando de moradia e etc e os caras não fazem nada pra melhorar isso.
    Querer tirar os jogos e privar a sociedade de escolher se realmente deve ser tirado ou não já é sacanagem.

  • Darick

    RED ALERT,CALL THE ANONYMOUS

  • Dominique Edolas

    HACKERS, FAÇAM UM VISITINHA EM UNS SITES DO GOVERNO PARA ELES PARAREM COM ISSO DE PROIBIR COISA QUE OS JOVENS GOSTAM! NON FODE!

  • erick

    senador desgraçado, EU QUE SOU POBRE AJUDO MAIS PESSOAS QUE ESSES ENGRAVATADOS DE MERDA

  • Andre Melo

    Perguntei-me, sera que os entao “insultados” pelos quais o Senador formulou a lei,de fato se incomodam ? Se duvidar,ate eles consomem.

    (Perdo-me a falta de acentuaçao).

  • Carlos Vinícius

    Agora todos nós sabemos, ao menos, em quais senadores não votar e quais que temos o dever de realizar até uma contra campanha nas proximas eleições nascionais :D

  • jonathans

    Esses caras acham que os jogos violentos ensentivas as pessoas matarem. ate parece que o assacino do realengo era viciado em CS

  • Guilherme

    Eu sei que não é muita coisa, mas recebi este email hoje.

    “Caro Guilherme,

    Recebo e agradeço sua mensagem, a qual transmite a nota pública da ACIGAMES acerca do PLS 170/2006. Informo que levarei o teor da nota ao conhecimento de meus pares para ampliação da discussão acerca do tema.

    Um abraço,

    Senador Eduardo Matarazzo Suplicy”

  • Felipe Almeida

    Bando de hipócritas sem noção, O que na realidade eles querem é se beneficiar de poderes que na realidade deveriam ser da população, isso não seria a nossa democracia e sim ditadura, assim como ACTA,PIPA e SOPA.

  • Niggas

    Se aprovar essa lei eu vou atrás e mato esse fdp.

  • Luiz Dantas

    esses caras, ao invés de fazerem algo que preste, como investir em educação, hospitais, etc. ficam fazendo leis que não vão nos ajudar em nada, apenas gerar mais protestos e raiva do povo.

    PS: não adianta chamar anonymous porque eles não vão ajudar.
    nós não podemos ficar dependendo dos outros para sempre, temos que fazer alguma coisa, não só quanto à essa questão dos games, mas também contra a corrupção, pois isso está tudo ligado.

  • Alguém!

    Esses Caras Querem Começar a 3ª Guerra Mundial!!

  • Robson Monteiro

    Quem estiver afim de…sei lá, matar esses políticos…organizar uma parada mais séria, pode mandar um e-mail para cá. exorigran50@yahoo.com
    Moro no interior de São Paulo, Já ta na hora de porra ficar séria de vez, e parar com essa palhaçada toda que anda acontecendo!

  • jean

    vou virar traficante de games. vou ate montar uma boca de jogos…
    qualquer dia desses vcs aparessem la tem uns bagulho bom

  • UmaPessoasMovidaPeloYoutube

    Vai tentar tirar os games do brasil e vai ver a 3 guerra mundial aconteçer vai la vai tira os games…

  • Victor

    O QUE MAIS IMPORTA NO TEXTO E JÁ FALA TUDO:
    “A ACIGAMES posiciona-se contrária às intenções do projeto de lei sobretudo por entender que a proposta sobrepõe-se inadequadamente à liberdade de expressão, constitucionalmente estabelecida, ao livre comércio e à já observada Classificação Indicativa, recurso aplicável à comercialização formal dentro dos parâmetros legais ora vigentes, mas certamente incapaz de atuar com eficácia contra o mercado paralelo e as novas formas de distribuição digital.”

  • Clevin

    Eles são muito bobos !

    Voltamos a ditadura ou ainda tamos na liberdade de expressão

  • Alvez

    Manda proibir todo e qualquer filme que contenha cenas de ação ou violência também. Proíba também a Formula 1, já que é mal exemplo pros jovens: carros em alta velocidade e coisa e tal…
    Cambada de ladrão que fica com a bunda sentada o dia todo sem fazer nada que presta com o dinheiro do povo!

  • Iruy

    Essa lei é coisa de gente ignorante… o que é incrível, ignorantes fazendo leis… paciência, o povo que também é ignorante os colocam lá.

    Uma tentativa tola de remediação de um problema mau definido, é uma definição para este ato. Sinceramente os que acreditam que os jogos são a fonte de problemas sociais são tão cegos a ponto de não terem o direito de opinarem sobre qualquer coisa relacionada a eles, e o que irrita é quando estes ignorantes são os que decidirão te queimar na fogueira ou te deixar viver…

    É isso que esta lei é em resumo: “caça as bruxas”, a glória dos ignorantes que tem o poder de matar em mãos. Não vou entrar em discussões do tipo “Os jogos são bons pra isso, ou para aquilo”, jogos são arte.

    Mas ninguém os vê como arte. Se vessem, não o tratariam da forma que o fazem. Existe muita arte ofensiva e crítica por aí, e nem por isso tentam proibí-la. Arte é uma forma de expressão, e só consumem e usufruem dela aqueles que a apreciam. E preferencialmente, os que aprenciam conhecem muito bem do que se trata, e é responsabilidade de cada um como reagir à ela. Não apenas isso, pra quem conhece jogos sabe que ofensas e críticas se resumem à uma pequena parte deles.

    Se a arte põe em risco os costumes, tradições, cultos, credos, religiões e símbolos dos povos, então não fará sentido, pois a arte expressa tudo isso. Esta idéia de risco, simplesmente significa que a arte, e tudo a que ela está relacionada está mudando, devagar mas está. A arte mostra o que o povo pensa, o que o povo quer dizer e o que o povo quer ver (bom, nem todo mundo quer ver determinada coisa).

    Deixando a conversa subjetiva de lado, eu gostaria sinceramente que os responsáveis por esta lei deixassem bem claro quais são exatamente os pontos ofensivos dos jogos de videogame à população antes de ousar proibí-los, pois sem deixar claro e sem ser feita uma análise da relevância disso, quais são suas consequências, e antes ainda destas, o que culminou na expressão daquela ofensa no determinado jogo, não faz o menor sentido.

    Fazer uma lei destas hoje é destruir os esforços de inclusão do Brasil no cenário mundial da arte dos games. Ano passado a Blizzard foi capaz de vencer o preconceito e investir fortemente na introdução de seus títulos no Brasil, com notável sucesso, tornando-se exemplos para outras empresas. Uma lei dessas seria pisar na confiança e audácia da empresa, e fechar de vez o Brasil para este cenário, por pelo menos uns muitos anos (supondo que a lei sumisse depois).

    Desculpe pelo livro que escrevi, mas estou indignado que um absurdo desses tenha a possibilidade de ser aprovado. Um caso desses me faz pensar que esse país é perigoso demais para se viver.

  • Anonymous

    email: valdir.raupp@senador.gov.br
    telefones: (61) 3303-2252/2253
    FAX: (61) 3303-2853
    LucinoOliveira 18 segundos atrás

  • Jacksparrow

    se mecher com os rpgs de mesa ai a porra fica séria

  • Sivio

    Malditos politicos sem familia q não tem filhos pra dizer q jogos são legais kk !

  • Rodrigo Forchezatto

    Vão inventar leis para, pararem de subir seus salários milionários hipócritas.

  • Intao blz

    Ahh claro, jaja vao censurar o pac-man porque ele se parece uma tesoura e por ser amarelo ainda vao achar que é um preconceito com os coreanos com tais tons de cores e pelo senario ser preto tambem vao achar que é preconceito =). Porque ao invez de broxarem no planeta voceis nao vem aki em casa e paga a porra da conta de luz pra min? venham trabaia de cervente de pedrero aki na obrinha da frente e depois agente conversa sobre jogos –“

  • felipe

    qual é, vocês políticos so tao inventando lei pra fingir que fazem alguma coisa naquele congresso de 100 kilometros

  • Filipe de Sousa

    O Brasil deixou de ser uma democracia no momento em que nós deixamos de lutar pelos nossos direitos sentamos no sofa e cruzamos nossos braços,a culpa disso td ñ é totalmente do senador Valdir Raupp a maior parte desta cagada e culpa nossa,temos que lutar pelos nossos direitos ou se ñ isto aqui vai virar uma ditadura se já ñ virou né

  • Stephan Martins

    Chega, não adianta comentar 50 linhas apenas com palavrões e ofensas aos políticos. Aqui não é o lugar para distribuir ofensas. Comentários do tipo só vão gerar problema ao site e não serão aceitos!

  • Maiara

    SENADOR QUER APARECER QUERENDO PROIBIR GAMES… GAMES SÃO UM PROBLEMA… AHAM SEI… (Y)
    BANDIDOS POR AI MATANDO E TÁ TUDO BEM FIM DE PAPO…
    HOSPITAIS LOTADOS E PESSOAS MORREM NOS CORREDORES E TÁ TUDO BEM FIM DE PAPO…
    EEEEEEEEEEEEE BRASIL ¬¬

  • Sams

    Quero e ver mudar o texto dessa lei colocar novelas, filmes, progamas de tvs, seriados….. ai vai

  • gabriel

    Bom,pra começar a responsabilidade de verificar esse tipo de material é totalmente dos pais ou seja seu “pirralho” compra gta com um camelô você pai deve orientar seu filho AH NÃO FAZER A MERDA QUE A P*RRA DO PROTAGONISTA DO JOGO TA FAZENDO !! ou seja não roubar carros não matar pessoas, até por que só um pai DÉBIO MENTAL DEIXARIA O FILHO MATAR GENTE!!. ah um recado ao senador Valdir Raupp quando você mexe em assuntos tão polêmicos algumas COISAS DO TEU PASSADO te condenam :Dos 102 congressistas que respondem a questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF), 39 são alvo de mais de uma investigação. Entre os parlamentares com pendência na Justiça, quatro figuram como suspeitos em pelo menos cinco inquéritos. As denúncias vão de infração à lei eleitoral a crime contra a administração pública. *Campeão entre os seus pares no número de procedimentos em tramitação no STF, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) é alvo de sete investigações. Em duas delas, o Supremo e a Procuradoria-Geral da República encontraram elementos para determinar a abertura de processo contra o ex-governador de Rondônia, por crime contra o sistema financeiro nacional e a administração pública. *Nas ações penais, pesa sobre Raupp a acusação de ter cometido peculato (apropriação de bens ou valores por servidor público em função do cargo) e gestão fraudulenta em instituição financeira. O nome do senador aparece ainda em cinco inquéritos, procedimentos abertos para apurar a ocorrência de infração penal e passo inicial para a instauração de processo contra parlamentares no STF. Neles, é apontado como suspeito em casos de desvio de verbas e compra de votos. *Na Câmara, o atual recordistas em ações penais é o deputados Jackson Barreto (PTB-SE) , com quatro.. Em todas elas, o ex-prefeito de Aracaju é acusado de ter cometido crime contra a administração pública. As denúncias dizem respeito a peculato e desvio de verba em construção de obras. *Ex-governador de Santa Catarina, o deputado Paulo Afonso (PMDB) ainda responde por atos relacionados ao período em que esteve à frente do Executivo catarinense. Há contra ele sete denúncias, mas apenas uma foi convertida em processo . *O peemedebista responde, ao lado de 14 pessoas, por denúncia de crimes contra o sistema financeiro, falsidade ideológica e infração à lei das licitações por causa da emissão de cerca de R$ 1,2 bilhão em títulos do Tesouro estadual para o pagamento de precatórios (ordens para pagamento de indenizações pelo estado resultantes de decisão final da Justiça) inexistentes. *A denúncia foi levantada pela CPI dos Precatórios, em 1997. O deputado disse acreditar que o STF decidirá em seu favor, da mesma maneira que procedeu em relação ao atual ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, absolvido no final de 2003 em ação semelhante. *Outro ex-governador do PMDB sob investigação é o deputado Jader Barbalho (PA). Acusado em duas ações penais por desvio de verbas, lavagem de dinheiro, formação de organização criminosa e evasão de divisas, Jader ainda é alvo de inquérito por peculato e obtenção de financiamento mediante fraude. *No mais rumoroso dos casos, Jader é acusado pelo Ministério Público Federal de ser beneficiário de R$ 12 milhões em um esquema de desvio de verbas da extinta Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Em decorrência das investigações, o ex-presidente do Senado chegou a ser preso em 2002. É NÓIS

  • Wellington

    Anonymous e Anarquistas onde estão vocês ?
    pra derrubar essa lei

  • Guilherme

    Gamers, vamos começar a reunir os ninjas, magos, shinigamis, piratas, hunters, para a Guerra e se mesmo assim estiver foda … Reuniremos entao as esferas do dragão xD

  • Pedro Augusto Tolentino Pereira

    Mano…
    esses caras so podem ta fazendo isso de sacanagem vei
    eles nao sabem usar o bagulho intao querem q ninguem use… ¬¬

  • Ma7heus

    Esse país é incrive, os politicos sao todos despreparados para assumir tal vaga, eles nao tem propostas decentes para o bem do nosso pais, ao inves deles elaborarem leis em prol da educacao, saúde e etc, não eles se preocupam com a poooorra dos nossos desejados e e tao idolatrados por nos, tomara que essa lei nao seja aprovada #foradeputados

  • Guilherme

    O Senador Valdir Raupp retirou de forma definitiva a pauta do projeto.
    Nao aguentou o nerdpower.

  • Rafael

    as drogas ninguem bane né ?

  • Rodrigo

    Felizmente este projeto foi cancelado e arquivado. Este idiota que propos essa lei, já foi acusado em 2009 de corrupção e de desviar mais de 20 milhões de reais em verbas públicas, e ainda tem coragem de falar em moral e bons costumes.

  • mario

    alem de só criarem leis inuteis nem pensam nos efeitos contrarios q isso pode causar, por isso q gente burra n devia entrar na politica, só fazem merda

  • theo

    Esse animal não resolve nada no brasil e quer ” lei ANTI-GAMES no Brasil ” é mais um palhaço.
    Por isso que o Brasil nunca vai para frente.

  • vagner

    valdir.raupp@senador.gov.br reclame com ele kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Paulo Ricardo

    Cara, tá tranquilo… Imagina só, proibir games que seja contra os costumes… no Brasil? Onde roubar de terno e gravata ganha pontos, bônus, HP, Votos, direito a reeleição, passe-livre da cadeia, imunidade a praticamente TODAS as leis? Caraca!!! Grand Theft Auto – Rio. Mafia 3.

  • Mattheus Rodrigues

    Cara,namoral vey,na boa vey….isso ai tu nem criterios pra fazer a lei valer pô!,isso é uma lei muito sem nexo e sem base rapaz,na minha opinião esse cara é um lixoso,que nao tem o que fazer ai vai criar uma lei de merda dessas,ao invés de tratar dos problemas mais sério do país,como corrupção,propina e essas merdas todas,sem comentários né.palavra de nerd aqui!

  • andré

    ERA pra proibir gta san andreas e jogos semelhantes a ele
    a coisa é séria voces podem até não concordar
    já vi missões nesse jogo que tem que entrar em casas e roubar os objetos de um senhor.
    o resto dos outros jogos tudo bem
    olha que ja fui fã desse gta.é puro.. crime

  • edu

    não gostei dessa lei

  • BMXDJ

    Deviam fazer leis anti corrupção isso sim e ofensivo ao Brasileiro

  • Herbet David

    Para a proibição de armas o povo escolhe, mas para a proibição de games a escolha é deles? Que isso?!

  • hoia

    sabe aquele típico exemplo de estatística sobre os chimpanzés e as máquinas de escrever?
    antes de chegar na obra de Shakespeare eles também escrevem leis como essas.

  • Nedow40
  • Vinicius Donatto

    Acho deveria aver um abaixo assinado online. Essa putaria tem que parar eles não entendeu ilegal ou não as pessoas continuam fazendo…

  • renato

    que porcaria de lei é essa criaram jogos para que eu quero ver que vai me empedir de jogar video games que toda força nerd esteja conosco

  • Luiz

    Eu si q os anonymous existem e creio nos garotos da mascara do Guy Fawkes vão ajudar a gente se essas leis forem aprovadas até o pentágono já invadiram se não conseguirem destruir com toda essa poha q esses bosta do brasil tão fazendo jogarei minha mascara fora

  • Vitor__O

    VAI TOMA NO CU !!!!!!!!!!

    Tanta coisa pra resolver neste mundo como fome,doenças,ensino,etc…Esse filho de uma puta velha vem falar de jogos de video-game ? A vá pra puta q te paril!!!!!

  • Hulk

    Olha, acho que esses caras, quando fazem isso, não tem mais o que fazer.
    Liberdade na internet e nos games !

  • Magooli

    Esses caras sao fodas e a fome a educaçao,a saude,segurança,pra mim eles querem e desviar os problemas do Brasil e descarregar em assuntos q naum tem nada a ver,como os games,mas no entanto se proibirem eu apelo pros piratss…

  • victor00cec

    merda de pais