O poder da nuvem no Xbox One

Tuesday, 27 de August de 2013, por Mau Faccio

xboxonecloud

Uma das principais características do Xbox One é o poder por trás da nuvem. A Microsoft faz questão de destacar essa nova funcionalidade presente pela primeira vez em um console da empresa.

Para exemplificar um pouco melhor como a nuvem deve funcionar, a Microsoft divulgou um vídeo que mostra como esse conjunto de servidores ao redor do mundo vai te ajudar na hora de jogar Forza 5.

No caso do game de corrida a nuvem vai ser essencial para a inteligencia artificial do jogo. Conforme o usuário vai jogando ele automaticamente alimenta a nuvem com informações que serão usadas para atualizar o comportamento da inteligencia artificial do game. Quanto mais gente joga, mas “inteligente” a I.A. fica.

Além disso, o Drivatar do jogador vai permitir que mesmo estando offline ele vá competir com outros jogadores pelo mundo. As habilidades do Drivatar serão definidas de acordo com a evolução do jogador, então quanto melhor o jogador fica, melhor o Drivatar vai correr. Quem já jogou Real Racing sabe exatamente como isso funciona.

A nuvem também promete facilitar a vida dos jogadores multiplayer, tornando a busca por partidas mais rápidas e também sem lag.

Via Microsoft


Mau Mau quer ver essa nuvem sendo melhor utilizada!

.

Publicado em Games |

  • rodrigobarrc

    Eu vejo essa nuvem como uma maneira da microsoft não entregar jogos completos, ai se vocÊ for jogar offline tomalerola, como o próprio forza 5 que a microsoft ja disse que a midia dele não virá com o jogo completo e vai precisar de download, a microsoft vai se fude!

  • well_geek

    Eu só tenha o Xbox360 por causa do Halo e Gears of War e dificilmente comprarei esse novo Xbox.
    Pra mim, GT > Forza

  • cijoga

    Tô c@gando para Forza 5!
    Mas estou curioso sobre como esse sistema vai ser utilizado em outros jogos.

    Ainda não é nada concreto. Mas existe potencial para gerar uma série de coisas bacanas.

    Para quem tinha quase 100% de certeza em comprar um PS4, hoje eu estou mais inclinado a comprar um Xone. Se a Sony continuar quetinha, como está desde a E3, vou acabar me rendendo ao console da M$ mesmo.

    Espero que a Sony também planeja utilizar a Gaikai de um jeito semelhante

  • blazerrs

    não acho que seja uma boa essa tau nova tecnologia de ficar cada vez mais inteligente, SE o campeão mundial bla bla for o melhor em tudo nos jogos, qual será a graça dos players normais jogar um jogo destes???

  • Bruzt

    Se não conectar o console na internet a I.A fica burra?

  • Bruzt

    Como assim quietinha? A Sony apresentou o que tinha que apresentar, não precisou voltar atras em nada…

  • cijoga

    @Blazerrs

    São vários drivatars cara.
    Então, se você não for muito bom em Forza ou não for amigo do Campeão Mundial de bla bla bla, você provavelmente nunca vai jogar contra ele.

    Assim como nos jogos atuais, o sistema de matchmaking busca desafios que esteja +- no mesmo nível de experiência que você.

    Então, palyers normais tendem a jogar contra drivatars de players normais, enquanto os campeões de bla bla bla vão jogar contra drivatars de campeões de bla bla bla

  • crazydices

    estou contigo…

  • Blacksheep

    Véi, a Sony já apresentou o sistema de cloud dela através da parceria com a Gaikai. E esse sistema de cloud do Xone também não é novidade pra ninguém. Só detalharam porcamente como isso vai funcionar para o Forza (caguei pra esse jogo).

    A Sony não precisa anunciar mais NADA além de jogos legais. Aliás nenhuma mais precisa. Já mostraram tudo o que dava pra mostrar nas conferências, de resto, só saberemos quando os consoles começarem a chegar em nossas casas e a galera começar a usar suas funções para ver pra que lado que tudo isso vai evoluir.

    PS: ainda vou fácil de PS4, infinito mais vantajoso e EU ainda prefiro os exclusivos.

  • jorgedondeo

    Acredita que ela deva ficar como é hoje.

  • Tabris

    Tem gente q se anima tanto com isso de nuvem…

    Toda vez q vejo a palavra nuvem tenho é medo. Estão fazendo com q nós não sejamos donos verdadeiros dos programas e jogos q compramos, além de pegarem informações nossas das quais não temos controle.

  • killerjabuti

    Isso já existe no jogo mobile REAL RACING 3. Quando você esta off line é inteligêcia padrão que joga. Mas quando esta On line ele alimenta os outros competidores da corrida com informações de outros jogadores, como tempo de volta e trajeto dos carros.

  • Superhoodie

    lol

  • anderson.santana

    @cijoga Gaikai é outra parada, é Streaming de jogo, é o jogo rodando em servidores e vc recebendo a tela. Essa "nuvem" nada mais é que WoW. Algo que existe e a MS ta usando como marketing. Se bem usada é foda, se mal usada, nao faz diferença, e acima de tudo, não é exclusiva. Se uma empresa não M$ estudios usar servidores com IA, ela pode fazer isso pra qualquer outra plataforma.

    Se é pra escolher um console da proxima geração eu vou de PS4 principalmente por uma razão que sequer foi comentada pela Sony… Naughty Dog

  • anderson.santana

    Essa "nuvem" nada mais é que WoW. Algo que existe e a MS ta usando como marketing. Se bem usada é foda, se mal usada, nao faz diferença, e acima de tudo, não é exclusiva. Se uma empresa não M$ estudios usar servidores com IA, ela pode fazer isso pra qualquer outra plataforma.

    Se é pra escolher um console da proxima geração eu vou de PS4 principalmente por uma razão que sequer foi comentada pela Sony… Naughty Dog

  • Sllade

    Burra não. Mas deixa de evoluir

  • cijoga

    @Blacksheep

    Concordo plenamente contigo em um ponto: É muita bobagem ficar julgando serviço e desempenho de console de algo que não foi nem lançado.

    A Sony não tem parceria com a Gaikai, ela é dona da Gaikai.
    Eu sei disso e sei que não é novidade.
    O lance é que eles simplesmente disseram que vão usar a estrutura da Gaikai, só não disseram como.

    Como eu disse, assim como vc eu tô cagando pro Forza, mas acho bacana eles mostrarem idéias de como aproveitar esses novos recursos. Coisa que a Sony não fez.

    A única coisa que pode influenciar minha opinião em relação a um ou a outro são as políticas de como vão funcionar (como disse fiquei mais balançado pelo PS4 por causa das políticas, mas como a M$ voltou atrás eu repensei) e os jogos.

    Não acho vergonha nenhuma rever políticas que claramente não foram bem aceitas. Pelo contrário, mostra flexibilidade e que a empresa está disposta a tomar decisões on the flight
    Idiotice é insistir em algo que claramente está fadado à fracassar.

    Como você bem frisou com letras maiúsculas. Você prefere os exclusivos da Sony.
    Eu já acho que ambos tem jogos legais. Meu problema é a quantidade.
    Quero comprar na pré-venda e quais e quantos jogos vão estar disponíveis no laçamento me influencia bastante.

    Você deve convir comigo que a Lineup do PS4 deixou bem a desejar e quem teve os primeiros PS3 ou um PSvita sabe o que é não ter o que jogar.

    Eu só não fiz ainda a compra de um XOne por apenas um motivo.
    A quantidade de gente que vai adquirir o PS4. O que vai facilitar em muito a troca e venda de jogos usados.

  • cijoga

    @anderson.santana

    Eu sei o que a Gaikai faz hoje cara.
    Dá uma lida nas notícias do final do primeiro semestre de 2012, de quando a Sony comprou a Gaikai, e você vai ver que a Sony tem planos de não fazer só streaming, mas também "auxiliar no desempenho dos jogos", igualzinho a nuvem.

    Em relação a Naughty Dog, isso é muito questão de gosto.

    Eu cago para Gears e Halo, assim como eu cago pros jogos da Naughty Dog.

    NA MINHA OPINIÃO, eles são jogos excelentes. Mas me divertem pouco. Além de terem um fator replay bem baixo.
    Prefiro infinitamente jogar Killzone e Little Big Planet no PS3 do que Uncharted ou Last of Us.

    De jeito nenhum eu compraria um console por causa de um estúdio que não chegou nem a anunciar jogos.

    Mas gosto é gosto.

  • fulvio

    A galera esta com tanta raiva que qualquer novidade sobre o XONE e vistac como a pior coisa do mundo.

  • LucianCanad

    O que a galera está é fazendo birra. Todo mundo se fazendo de gostoso e empinando o nariz por causa das falhas iniciais do One.

  • gemon_sw

    Fanboy é foda, até numa tecnologia super interessante q a microsoft vai usar q vai possibilitar jogos muito melhores, a galera inventa um jeito de criticar. A MS teve uma visão perfeita para o futuro de games, mas por falta de inteligencia do publico e tb com uma ajudinha da sony q conseguiu jogar todo mundo contra o xbox ela teve q regredir e mudar todas as politicas q só iriam melhorar a forma como jogamos videogames

  • TheSephiroth

    Tem potencial. Espero que eles invistam bastante nisso

  • TheSephiroth

    Eu sou Sonysta, adoro ver a Micro$oft se ferrando, mas nem por isso vou deixar de reconhecer toda e qualquer coisa que eles façam de bom :D

  • Applay

    Opa, seria irado usar toda essa tecnologia para alguma coisa relacionada com TV. Hahaha! Sem sacanagem, a idéia é boa, mas o medo é a Microsoft fazer alguma merda.

  • Melkor_Mancin

    Seu comentario é… tipo…Enfim, a primeira linha dele é algo que concordo plenamente. "Fanboy é foda."

    Entenda como quiser. :^)

  • Bruzt

    sem duvida, restringir o video game somente a pessoas que tenham conexão a internet é o futuro… NOT

  • Labanca

    Quanto ódio desnecessário. A MS está cada vez mostrando mais coisas boas do Xbox One e todo mundo indo em função do efeito manada gerado pela questão dos jogos usados.

    Me lembra a Nintendo, que sempre foi a que criava a evolução de fato e era copiada depois pelas outras empresas. Essas que criavam somente mais e mais caixas pretas com placas de vídeos mais potentes geração após geração…

    Talvez a MS vire a nova Nintendo: Inova a indústria e cria novos conceitos, mas é isso é ignorado por pré-conceitos fanáticos.

  • gemon_sw

    já esperava essa reação kkkkkkkkkkkkk infelizmente ninguem aqui entendeu as inumeras vantagens q a microsoft ofereceu, eu recomendo a leitura desse artigo pra vcs: http://www.baixakijogos.com.br/noticias/35336-coluna-nos-ganhamos-ou-perdemos-com-as-mudancas-na-politica-do-xbox-one

  • anderson.santana

    @gemon_sw Li o artigo citado, e ele tem tantas falhas, q é complicado.

    O PC parou de rodar midia fisica pra Steam dar certo? Não, eles ofereceram um serviço melhor e as pessoas escolheram mudar. A M$ e $ony podem fazer o mesmo, e ja estão fazendo, ja que o modelo é seguir a Steam.
    Agora, obrigar as pessoas a algo, como a conexão obrigatoria, kinect(inovador? Favor pesquisar sobre Lemings pra PS 2) obrigatorio, DRM pra midia fisica, e tudo mais que deixou o pessoal enfurecido, fez as pessoas pensarem em qual escolha eles deram. Comprar ou não o Xbone.

  • anderson.santana

    A quais inovações vc se refere?

    Kinect? Procure por Lemings no PS2, camera usando o corpo não é novidade, apenas não presta pra maioria das pessoas apaixonadas por games.

    Nuvem? Qualquer MMO usa nuvem, e qualquer um que tenha a minima noção de computador sabe que o processamento pesado não pode ser jogado pra nuvem, a comunicação com o console teria sempre latencia. Ou vc faz streaming de tela(q vai ter delay SEMPRE) ou faz um mundo persistente como em MMO.

    Loja online de jogos decente? Steam, e isso não é inovação, isso é seguir o que da certo, e nao precisa impor, jogo disponivel no dia do lançamento, jogos mais baratos q fisicos SEMPRE, mesmo q 5 ou 10 dolares, e promoções decentes. Tudo isso pode ser feito em QUALQUER plataforma.

    Share de games com a familia? Serio? Alguem compra mais de uma copia pra outra pessoa da familia usar? E todos sabemos q o pessoal reclamou de tirarem isso pq queriam se aproveitar, comprar jogos com amigos e compartilhar em consoles diferentes. Como fizeram com a PSN onde um comprava e outros 3 baixavam e a Sony acabou mudando pra dois consoles.

    E a Nintendo tem franquias absurdamente apaixonantes, agora dizer q ela inova? Fazendo do WiiU um DS com sua tv e o gamepad?

  • Yuri_rivas

    E alguma vez nós já fomos donos de um software!? nos compramos o direito de usar.Não é não?

  • Yuri_rivas

    Rapaz tem muita coisa pra rolar nessa oitava geração ainda!! Todos estão esquecendo da nintendo que na minha opinião vai dar muita dor de cabeça para M$ e Sony ainda!
    Acho o Ps4 muito superestimado a prova disso que a SONY foi considerada por muitos a ganhadora da E3 sem ter feito muita coisa!
    Enfim não manjo nada dessas paradas de nuvem de Gaikay mas espero ser surpreendido!que vença o melhor nessa bagaça!

  • RafaelCTz

    Alguém poderia por favor chutar o pâncreas do cara que dirigiu essa entrevista? Quase tive uma crise obsessiva compulsiva.

  • SxAxDxO

    A microsoft deveria contratar a Sony pra prestar uns serviços de consultoria

  • SxAxDxO

    não, cara

  • gemon_sw

    @anderson.santana sim, o xbox one tem varias obrigações pra todas era para um bem maior, ele teria q ficar sempre online pq ai todos os jogos teriam processamento na nuvem e isso melhoraria absurdamente a qualidade dos jogos, e não sei pq reclamam tanto disso acho q todo mundo tem internet em casa, o meu ps3 e xbox 360 já ficam conectados na internet toda vez q eu ligoo. quanto ao DRM a Steam tb tem e ninguem reclama e além do mais vc teria a opção de compartilhar seus jogos com até 10 pessoas totalmente de graça. A verdade é q o xbox one seria o steam na forma de um console, a midia fisica seria prioritária e a conexão online traria grandes benefícios mas agora vai ser o q o ps4 é, ou seja apenas um upgrade no hardware da geração passada. Eu gostaria e muito q essa proposta da microsoft retornasse

  • gemon_sw

    @anderson.santana sim, o xbox one tem varias obrigações mas todas era para um bem maior, ele teria q ficar sempre online pq ai todos os jogos teriam processamento na nuvem e isso melhoraria absurdamente a qualidade dos jogos, e não sei pq reclamam tanto disso acho q todo mundo tem internet em casa, o meu ps3 e xbox 360 já ficam conectados na internet toda vez q eu ligo. quanto ao DRM a Steam tb tem e ninguem reclama e além do mais vc teria a opção de compartilhar seus jogos com até 10 pessoas totalmente de graça. A verdade é q o xbox one seria o steam na forma de um console, a midia digital seria prioritária e a conexão online traria grandes benefícios mas agora vai ser o q o ps4 é, ou seja apenas um upgrade no hardware da geração passada. Eu gostaria e muito q essa proposta da microsoft retornasse

  • anderson.santana

    Cara, eu tenho um link de fibra de 50Mb/s e Virtua de 10Mb. Eu to sempre conectado, e se melhorar o jogo com a nuvem, otimo… MELHORAR! Um jogo ser dependente de rede pra funcionar é restritivo. Um equipamento então? Pior ainda! A Steam não é o unico jeito de jogar no PC, usa quem quer. De escolha as pessoas, e se for bom, elas compram. Faça uma merda de equipamento de captura de movimento que não presta em NENHUM jogo hardcore, e quem não gosta de pular na frente da tv não vai comprar. Nada impede do Xbox ser a Steam dos consoles.

  • rodrigobarrc

    Assim caro @sxaxdxo não sou contra a tecnologia da nuvem, acho foda, ajuda pra caralho, baita avanço e quem ganha somos nos, porem não exatamente, sabemos que ninguem quer ajudar o proximo, ninguem ta interessado que vc se divirta em casa com a maior dos confortos e tecnologia, empresas querem dinheiro, e como a maioria vem demonstrando com jogos mas terminados como mass effect 3, dlcs absurdas anunciadas antes do lançamento, como a capcon faz o tempo todo por se tornou "tranquilo" e "normal", ou até dlcs carissimas de roupa ou pentiado novo sei la, sabendo que tem trolha que compra e eles vão lucrar com isso, eu não moro na terra média, não acredito em fadas, eu sei que empresas querem dinheiro e facilidade pra elas, todas, microsoft, sony até a bonitinha nintendo quer isso, qualquer uma, no inicio mostram pra nos que isso será uma otima idéia, oq realmente é amigo, porem vamos ser adultos(não sei sua idade) porem vamos ser realistas, sem tal suporte eles ja fazem coisas mau acabadas, ai vão dizer mais não cara isso é diferente é pra ajudar, ou vão dizer mais cara não é assim, não pode falar que tal jogo é ruim tem gente que nem tem, antigamente era ruim hj em dia ta avançado, tem que agradecer isso, desculpe mas eu não jogo meu dinheiro fora com qualquer coisa, seja analitico e julgue mesmo cara, pode procurar a microsoft ja disse que forza vai vir incompleto pode procurar. Então meu caro continuo com microsoft vai se fude!

  • rodrigobarrc

    Acho engraçado como tem gente inocente e ingenua aqui, e olha que muitos ja são grandinhos, teve uma tendencia a um tempo atras que poucas empresas aderiram, empresas de games, os DLCs, conteudos por download, que depois vocês poderiam baixar para obter algo pro seu jogo, ai pareceu foda porra maneiro, bf3 e seus otimos dlcs, teve os dlcs da rockstar sempre otimos, skyrim tbm teve otimos, mais ai eu te pergunto, e os da capcon, talvez vc queira um street fighter, que para obter mais personagens vc tenha que compralos, ou que tal vc comprar roupas novas para seus assassinos disse a ubsoft, e que tal um final novo para seu ,mass effect 3 ja que terminamos o jogo de qualquer maneira, o que importa é que o babaca do cliente que não julga com a cabeça vai comprar essa merda mesmo, não é, a mais nova foi a microsoft anunciando seu forza incompleto, o q legal, microsoft que esta sendo protagonista de umas paradas ai com seu novo console que não ta muito legal não, a mais não pra que criticar isso nunca ajudou neh, vamos usar aquelas viseiras pra jegue de carroça e não vamos criticar, ai vem a nuvem baita tecnologia que pode realmente ajudar, será mesmo, pense como um ser critico, claro não é por isso que vamos limitar a tecnologia temos que evoluir claro, vamos vcs acham que a microsoft ta mesmo ligando se vc vai ter o melhor console da geração ou ta pensando no lucro, será que eles não vão começar a usar a nuvem como um jeito de te entregar jogos mal acabados, será? pense nisso meu amigo, critique, julgue, não se deixe ser passado pra tras, pense sempre 10 passos a frente. @labanca @gemon_sw @fulvio

  • rodrigobarrc

    @anderson.santana tem muita gente inocente aqui cara! parece que o ser humanos parou de aprender com experiencias.

  • Ikisugi

    Só eu acho que com isso a gente teria que jogar no modo oriental badass?
    Eu continuaria com o PS4 pelo fato de poder comprar jogos antigos mesmo só por streaming, jogar por streaming enquanto baixa o jogo tipo o wow, sei lá ainda não vi nada demais nesse Xbox One, acho que Tio Bill poderia focar mais PC como uma live melhorada pra PC, exclusivos de pc e um kinect pra pc.

  • Deos

    Cara na boa, nem adianta, as pessoas reclamam apenas por reclamar, fanboys sendo fanboys… Gostei de todas as propostas da MS e vi as vantagens, mas msm assim todo mundo reclamou pq a palavra "obrigado" pesa muito, mesmo que vc seja "obrigado" a fazer oque vc já faz… Mas acho que retirar tudo n foi correto por parte da MS ou ela mantinha ou se fosse possível deixava a escolha, se a pessoas aceita tem as vantagens se n perde as vantagens e logo os fanboys com seus respectivos consoles ai poderiam manter a politica permanentemente… Sei lá pode ser difícil, porém… Bem, e cara eu não entendo se n gosta da MS oq ta fazendo aqui, acompanhei a E3 de ambas e acompanhei as duas no inicio, n curti os exclusivos, politicas e alguns sistemas da sony e n vejo mais, agora esse que tem certeza que querem um PS4 e n vão mudar e vem pra cá só para dar birra…

  • Deos

    Todos estão deixaram de ver a evolução do console e as otimas propostas do console, por causa de uns supostos erros no inicio…. ¬¬’

  • makae90

    Esse negocio de Drivatar eh realmente… maluco. Ou desnecessario.

  • Bruzt

    Pra ser um "steam dos consoles" não precisa fazer o que a M$ estava querendo… é só criar uma loja online robusta e com boas promoções ao longo da semana… no steam não precisa estar online para iniciar o jogo se ele ja estiver instalado no seu PC… Alguns jogos requerem autenticação online mas isso é por parte do jogo e não da steam.
    Quanto ao processamento na nuvem para melhorar os jogos, isso não foi tirado do console, se a desenvolvedora ver que vale a pena ela pode fazer, mas duvido que isso funcione direito com a nossa maravilhosa sóquenão internet do Brasil. Alias esse esquema ja se torna inutil se voce for usar um modo multiplayer online / coop online no jogo, pq ou vc usa sua net pra jogar decentemente ou usa para melhorar o jogo com o multiplayer e joga com lag.

  • anderson.santana

    @Deos Eu não consigo gravar direito o que vc escreveu…

    De qual evolução vc fala?
    E voce acha que quem reclamou do console era o fanboy da Sony ou o cara que tinha Xbox 360 e não gostou do novo e pediu pra mudarem? Vai la, pensa um minuto e me responde

    Eu jogo onde eu achar melhor, e os jogos que me agradam mais, eu sou muito mais jogador de PC que de PS3, que hoje eu jogo praticamente os exclusivos e BF3 por causa dos meus amigos. Só vou comprar o PS4 logo que lançar por causa do BF4, pra jogar com os mesmos amigos do trabalho, se eles compracem um PC bom, eu só compraria o PS4 quando a Naughty Dog viesse com algo absurdo como Last Of Us.

  • anderson.santana

    @fulvio Não vejo como pior coisa do mundo, e acho q a maioria ta elogiando a nuvem, mesmo sendo algo que qualquer MMO ja usa.

    Quando eu vi o Major Nelson comentando sobre lançamento digital no mesmo dia que fisico e que pretendem fazer promoções como a Steam, eu achei fantastico, muito melhor q essa propaganda absurda feita sobre nuvem.

  • Wellington_SP

    Lembrem-se, a M$$$$$$$$$$$$$ SEMPRE arruam um jeito de te fuder!!!! quem abriu o ps3 e o xbox360 sabe do que eu falo!! Sem contar que é bom o Xone vender bem já que terá que pagar royates pelo uso do Blu-ray!

  • Deos

    @anderson.santana Não acho que quem pediu para mudar era fanboy da sony, caso contrario n faria sentido mudarem, mas n estou falando disso no caso… O que eu quis dizer é que não importa quantas novidades e melhorias a MS mostre sempre terão os fanboys reclamando e sobre as mudanças da politica que eu falei que todos reclamaram sem considerar as vantagens e mesmo depois da MS ter voltado muitos ainda estão nessa de ódio a MS ignorando tudo… No final acho que oque o MRG falou esta correto, a MS não soube mostrar de uma forma confortável ao consumidor tudo isso… Acho que soube explicar de forma mais clara agora :D

  • anderson.santana

    @Deos

    O que eu queria saber, no seu ponto de vista, o que é evolução no xbone como foi apresentado? E o que se perdeu por conta das mudanças?

  • Deos

    @anderson.santana Sinceramente?? KK bem basicamente isso aki http://www.tecmundo.com.br/xbox-one/41080-os-contras-ou-nao-da-mudanca-de-politica-no-xbox-one.htm e o link que o @gemom_sw colocou… Podem n ser INOVAÇÕES e taus, do tipo óóó kkkk, porém são facilidades que pelo oque eu vi n foram apresentadas pelo PS4, saca??? Eu poderia escrever um texto de 10 paginas explicando o porque que prefiro o X-1 e oque eu acho que perdemos, mas acho que ficaria cansativo tanto para mim tanto para vc então… KK’ acho que esse link explica muito basicamente oque eu acho… :D