Colunas

ANAKIN ou LUKE? Quem é o verdadeiro Escolhido?

Todo mundo viu o “Retorno de Jedi”, e sabe que Luke venceu. Mas muita gente fica pensando… Como isso seria possível, já que Darth Vader era muito mais poderoso, e sempre foi considerado “o escolhido”. A resposta fica meio capenga… Na ocasião, o Senhor Negro do Sith estava desestimulado, debilitado, e receoso em matar seu próprio filho, coisa que poderia justificar sua derrota.

Agora, e se colocássemos os dois para se enfrentar. E se imaginássemos sinceramente quem é o jedi mais poderoso.

Pensando em teoria, Anakin Skywalker, antes mesmo de se tornar Darth Vader, já seria bem mais forte na Força do que o jovem Luke. Por outro lado, Luke tem aquele “brilho” especial dos heróis, e isso, de cara, já coloca os dois em pé de igualdade.

Luke só se torna um cavaleiro jedi no final do último filme da trilogia clássica – e mesmo assim ele é um jedi iniciante. Anakin, entretanto, foi ensinado desde a infância e chegou a viver muitas aventuras como cavaleiro, ao lado de seu mestre Obi-Wan Kenobi.

É nesse ponto, porém, que os filmes apresentam certa confusão. Anakin seria o garoto “escolhido”, o “iluminado”, mas ele não foi capaz de resistir ao lado negro. Apesar de todo esforço e treinamento, ele acabou derrotado por Kenobi e até mesmo por seu próprio filho, um jovem que ainda engatinhava nos caminhos da Força.

Então, parece que há uma mensagem oculta na saga. Será que o “escolhido” ao qual Yoda se refere em “A Ameaça Fantasma” era mesmo Anakin? Será que Yoda não estava, ao observar a criança no Episódio I, vendo a aura de outro Skywalker, ou seja, de Luke.

Se nos basearmos no óbvio, Luke é muito mais “escolhido” do que Anakin. Pense nas estatísticas. Ele passou por um treinamento-relâmpago com Yoda em Dagobah, enquanto todos os outros jedis precisam de anos estudando. Depois disso, resistiu sozinho ao chamado do mal em “O Império Contra-Ataca”, detonou a corja de Jabba em Tatooine, salvou Han Solo e ainda conseguiu vencer seu mega-ultra-poderoso pai.

Ah, e o mais importante. Luke usou a força em “Uma Nova Esperança”, quando ainda era um mero velocista estelar, para explodir a Estrela da Morte. Alguém aí viu Anakin alguma vez usar seus poderes para executar um ato tão épico como esse?

Com tudo isso, me parece óbvio que Luke, e não Anakin, era o tal “iluminado” descrito por Yoda e Mace Windu. De certa forma, parece uma hipótese louca, mas não é. Lembre-se que o mestre Yoda, ao analisar as emanações do pequenino Anakin, vê uma “imagem enevoada”. Como ele poderia ter certeza?

  • DanielPiva

    Mas é o Darth Vader quem mata o Imperador.

  • André

    Pode ser…

    Mas ao meu ver, o escolhido traria “equilíbrio para a força”, essa é a profecia. Matar os sith era uma interpretação dos cavaleiros JEDI para a profecia, mas não significa que essa seria a interpretação correta. Eu ainda teria que ler os livros com as histórias depois dos episódios IV, V e VI (que pra mim sempre serão ep. I, II, e III), mas pelos jogos que eu joguei de Star Wars, há uma noção muito mais neutra com relação a força DEPOIS de Luke do que ANTES, e pra mim isso seria o equilíbrio…

    o/

  • Gil Francisco

    Imagine confrontos entre os X-Men e a Liga de Justiça. Ou talvez mais aprpriadamente, entre aformação máxima da Liga ( de Grant Morrison)me dos Vingadores (pré- civil war), e dos Mutantes anos 80 e dos Novos Titãs 80.

  • Levy

    A profecia fala daquele que irá trazer equilíbrio a força. Mas de que forma? Ora, destruindo os Siths.
    Anakin é o verdadeiro escolhido pois, foi ele próprio que destruiu os Siths, no caso (Darth Sidious). Ele próprio matou seu mentor, e se redimiu de seus atos antes de se juntar a força (morrer).
    Luke apenas teve uma essencial participação na profecia, mas ele próprio não seria o escolhido por simples falta de argumento lógico pra isso na minha opinião.

  • Me.

    “Mas é o Darth Vader quem mata o Imperador.”

    Bom, vou falar… ele mata o Imperador, sim, mas lembremos que foi uma ação suicida (um ato que o debilitou muito, facilitando sua morte, em seguida) estimulada por um instinto paterno, lembra? Foi tudo pelo Luke, não foi o Poder do Lado Negro em atuação… foi amor. (LOL! =p)

  • Nattalya

    Bom..
    isso é dificil mas eu prefiro o Anakin PORQUE
    Ele eh mto mais foda q o Luke apesar de TUDO o que o Luke fez
    Ele é rebelde, naum eh submisso como o LLuke
    Eo Anakin conseguiu se tornar um temido e impiedoso imperador!!!
    apesar de sre do mal
    o ABAKIN EH MTO MELHOR E MAIS FODA!!!!!

  • Fabbio

    Ainda fico na idéia de que Anakin era sim o escolhido. Mas o escolhido por trazer Luke ao mundo e aí sim trazer a paz na galáxia. Mas o extermínio dos Siths não seria na verdade um “desequilíbrio” para o lado do bem?

    Mas mesmo assim, Yoda viu além.

  • WallCk

    “Mas é o Darth Vader quem mata o Imperador.”

    Fato.

  • Gargula

    Mas e o darth vader qem mata o imperador , alem disso, o luke so realizou as coisas mais rapido do que o anakin. ele so serviu de estimulo! os dios sao mto foda!!

    “A força corre poderosa em sua família” Yoda em O RETORNO DO JEDI

  • NILSON

    Anakin oscilou durante toda a saga, oscilou também a balança entre o bem e o mau, pois ele era o centro, o equilibrio.
    Ele desequilibrou salvando o Imperador Sith dos Jedi´s, foi somente ele quem permitiu o desequilibrio, e somente ele poderia equilibrar novamente as forças, como fez quando matou o Imperador, pois é o único Jedi que se permite percorrer os extremos do lado do bem até o mais profundo lado Negro e voltar deste para salvar o filho, que podia ter sido a filha também wharever.

  • osca

    o tiu, o anakin era o escolhido para destruir os sith, e luke não matou o lord sith pelo o que eu sei ele ta sendo frito literalmente pelo lorde sidius e então anakin o jogou no buraco acabando assim com o resto dos sith, já que ao fazer isso ele deixou de ser sith

  • Nana

    Gente, já leram os 3 outros livros?

    O Luke também passa pro lado negro da força! :s

  • Guill Guiller

    não são 3 outros livros, são dezenas

    Mas em um livro entre oepi 1 e 2, Yoda tem uma outra visão
    O último jedi lutaria e venceria o lrde Sith retornando com o equilíbrio à força. Esse último jedi seria o escolhido.

    Mas mesmo assim fico do lado do Conde Dooku, que é de uma extinta religião jedi que usa igualmente o lada branco e o lado sombrio da Força. Esse seria o verdadeiro equilíbrio da Força…

  • Quarck

    Mas se Anakin não tivesse virado sith, Luke não precisaria ser o escolhido…

  • Camila

    Como o resto dos nerds disseram, é o Anakin que cumpre a profecia. O Luke tem uma certa influência na decisão dele, mas esses são detalhes que geralmente não são previstos em profecias. O Anakin mata Palpatine e depois impede Luke de o salvar, falando para ele que o deixe morrer, que ele o salvou em seus últimos minutos… Isso é, na verdade, acabar com os Sith.

  • Felipe

    É claaaro que é o Anakin .Assiste a saga que você descobre.

  • Caio

    Ahhh eo num acho naoo!
    O ankin quem mata o Lord Sidious derrotando os Siths como na profecia… e tambem no extra do episodio tres o proprio George Lucas fala isso!

  • Osmar Bernardes Junior

    na verdade o escolhido eh a linhagem Skywalker, soh nao foi anakin o real escolhido pq ele passou para o lado negro e seu filho possuia o mesmo poder ou ateh mais q ele proprio!! portanto os skywalker q sao megaboga, ha, lembrando q talvez o sidious eh pai do anakin!

  • Daniel Buganza

    Essa história de Anakin matar o Imperador…

    Ele só matou o Imperador por que foi derrotado pelo Luke, e lembrando q não foi uma luta épica. Ele carregou o imperador e atirou ele pelo poço.

    Fim do Imperador.

    Mas a existência do Luke, q possibilitou o equilíbrio novamente, ele quem possibilitou as mudanças, logo ele é o escolhido!

    O fato é claro, mas os jovens nerds vão querer puxar a sardinha pro Anakin e o velhos pro Luke.

    Mas é claro galera:

    1 – O Luke não teve 1/3 do treinamento do Anakin, e mesmo assim derrotou ele

    2 – O Luke foi treinado de jovem, não de criança como o Anakin

    3 – Ele quem mudou a balança q tava a favor dos Siths, ele quem recuperou a bondade do Anakin

    Fato galera, Luke é o Jedi da profecia!

  • Rafael Vieira

    Anakin não matou Luke por receio de matar seu próprio filho, Luke era o único resquício do único amor da vida de Anakin, Amidala, além de ser sangue do seu sangue. Várias vezes, Anakin tenta trazer Luke para seu lado. Embora Luke empenha-se nas lutas, a impressão que eu tive ao menos, foi que Darth Vader não estava querendo mesmo matar o seu próprio filho…

  • Leandro

    O verdadeiro escolhido é o Neo.

  • amadeu

    eu tenho um teoria faz anos:
    Esse negócio de “Bring balance to the force” não foi o que o anakin fez? tinham 2 siths e vários jedi. Anakin entra na jogada e ficam dois siths (Palpatine e Vader) e dois Jedi (Yoda e Obi Wan). Quem mais equilibrio que isso…
    O Yoda fala do episódio 2 que eles podem ter interpretado mal a profecia. Eu acho que o anakin veio pra quebrar tudo. Quase uma força da natureza que faz um controle populacional através de uma desgraça.

    Precisava desabafar isso… hehe
    abraços.

  • Danilo

    sei q a conversa aqui acabou em junho, mas deu vontade de opinar hehe
    eh claro q o anakin, galera…
    ser mais forte, aprender os caminhos da força mais rápido… nada disso tem a ver com ser ou nao o tal escolhido da profecia…
    a profecia nao dizia q ele seria o mais forte e sim q traria equilíbrio á força. sendo esse equilíbrio o fim dos sith ou a igualdade entre o lado bom e o lado negro, o anakin foi o reponsável pq ele, em algum momento ou outro, proporcionou as duas coisas (em momentos diferentes)

  • Ramon

    O escolhido na verdade é uma mulher, é a princesa Léia… Aguardem Star Wars 7, 8 e 9

  • Paulo

    Apesar do tempo acho legal opinar por aqui.

    Na verdade o que acontece é que a família Skywalker é especial (ou a escolhida), lendo um pouco os rpgs e jogos ou os livros que seguiram, parece haver um refinamento ao longo das gerações, por isso Luke seria mais forte que Anakin, e consequentemente seus predecessores mais fortes e assim por diante.

    Mas até o episódio 6, acredito ser o Luke mais forte sim, pelo menos pra mim, sua história é muito mais épica, e ele foi o único até então, que conheceu o lado negro e voltou. Inclusive nos quadrinhos, ele se deixou levar pelo lado negro até conseguir acabar com os planos do Imperador e destruí-lo.

    Não acredito que um é muito melhor que o outro (mas continuo acreditando que Luke esta um pouco acima), são histórias diferentes e até mesmo os roteiros dos episódios 1, 2 e 3 não ajudam nem um pouco nosso amigo Vader (Anakin).

    Sobre poderes demonstrados (visuais) temos que lembrar que na época dos episódios 4, 5 e 6 tudo era mais fraco.

    Minha opinião final é essa: A família Skywalker é poderosa na força.

  • Caroline

    É o Anakin porque ele matou o Darth Sidious e também ele é o ´principal dos filmes.

  • Misleine

    Um ano depois rs
    Claro q é o Anakin….pensa só, tava toda aquela fanfarra de jedi e os siths ali so de olho, mas o verdadeiro equilibrio não veio com a igualdade entre os poderes e sim depois…
    no fim morrem todos os jedis e os sith e vem Luke e cria toda uma nova teoria para a força, dizendo q ela não é branca e nem negra e sim cinza (teoria essa q seria motivo de espulsão da cupula jedi)…esse seria o equilibrio…uma nova visão da força
    mas quem passou o facão e acabou com toda aquela fanfarrice foi o Anakin…ele veio pra acabar com os pilares de uma crença já ultrapaçada para q outra pudece se estabelecer…então ele trouxe o equilibrio…pq por mais q a nova crença tenha sido divulgada pelo pastor Luke se não foce Anakin ter ido lá e matado todo mundo essa nova visão nunca poderia se ploriferar
    e é isso ai essa é minha teoria miraculosa

  • orelha

    que mané anakin e luke, o escolhido é o starkiler
    ele da um pau em todo mundo, é a inspiração pra aliança rebelde e, alem de tudo, tras a baixo um star destoryer
    são esses os meus argumentos

  • Naruto

    Nunca assisti star wars =o

  • eduardo pereira

    é o luke com certeza

  • vinicios abade

    hum…..

    o mais certo é q anakin, e apenas ele seria o escolhido ou iluminadu…
    ele q que estabelece a igualdade entre os siths e os jedi ja que no momento em que ele se deixa seduzir pelo lado negro da força os siths tem menos membros do que os jedi, então com a chegada de anakin( darth vader) os siths ficam em pé de igualdade com os jedis.

  • DV

    Obi-Wan é o cara. FATO.

  • FM

    E verdade entao luke e o vncedor

  • Andrey

    Eu acredito que seja o Luke sim, todo aquele treinamento rápido, pra ficar de cara a cara com Darth Vader é muito estranho. Principalmente em “O Império Contra-Ataca”, veja bem:

    Luke vai pra dagobah, deve treinar alguns meses lá e depois vai ajudar a galera em Cloud City, um pequeno detalhe, com alguns meses de treinamento, ele sente o distúrbio na força, e ainda sente a irmã, ou seja, coisa que nem o Anakin conseguiu na “Ameaça Fantasma”. Estranho não é?

    Luke é o escolhido, pra mim, o Anakin tem também uma importância a ser relevada, já que é o pai de Luke.

  • Martinelli

    1. Luke é um m$@#.

    2. Anakin é foda.

    3. O próprio George Lucas já falou que o escolhido é Anakin e que Luke é apenas um catalisador do processo. Sei que ser nerd é ir além, mas, nesse caso, acho bastante forçado já que o autor está vivo, bem e ainda ofereceu uma resposta muito clara pra essa questão (e eu já nem sei por que ela ainda é feita).

    4. O uso que o Luke faz da força sem treinamento é fenomenal porque ele teve a oportunidade de alcançar um enorme feito fazendo, de fato, pouco e ainda contou com a ajuda de um dos jedis mais legais ever (ainda que virtual). Só que, em termos de habilidade, o pai dele com 1/3 da idade e sem nem saber o que era um jedi já fazia coisa muito mais hardcore. É só tomar muito café, pegar paciência emprestado, ignorar o Jar Jar e assistir o Episódio I com atenção que isso fica bem claro.

    5. Anakin pegou Padmé Amidala. Luke não pegou ninguém. E ainda que tivesse pego, ela não seria interpretada pela Natalie Portman, o que resultaria em mais um fail na comparação com o pai.

  • Martinelli

    E, desculpa discordar de novo, mas dizer que o Anakin é o escolhido não é a resposta óbvia. É se a gente só levar em consideração a profecia, mas a maioria das pessoas com quem já debati sobre isso começa defendendo o Luke como chosen one. Ele é o cara que cai de páraquedas e aparentemente resolve a questão meio que no susto, sem nunca sair do caminho do bem. [mas ele não resolve nada, só dá uma forcinha pro pai largar de ser besta e tomar vergonha na cara, heuhuehuehu]

    Já o Anakin só faltou bater na mãe, porque o resto… Ele era a grande esperança de salvação para muitos, mas mergulhou no lado negro da força e nadou loucamente, pra decpção e prejuízo geral.

    Enfim, o equilíbrio foi restaurado não por um jedi semi-treinado e cheio de boas intenções, mas por um outro jedi imerso em culpa, castigado pela vida, e sinceramente arrependido.

  • Nico Klebold

    Isso é muito simples de explicar na verdade, argumentando com fatos da história star wars, e não com “achismo”.

    Não por achar que um é mais forte do que o outro, ou por ter perdido uma luta. Yoda “perdeu” a luta pra sidious mas nem por isso é mais fraco.

    O fato principal sobre Anakin ser o escolhido não é pelo treinamento, nem por outro fator externo. Anakin foi concebido pelos middchlorians, sem pai natural, (uma analogia a Jesus talvez?) e o fato de Yoda enxergar o futuro de anakin como nebuloso, é por que, apesar de ele ir para o lado negro da força isso fez com que a profecia fosse cumprida, era ela: um Jedi que causaria o equilibrio da força.

    Anakin(aka vader) destroi sidious acabando com a ameaça sith, e gerou luke, que criou a nova ordem jedi.

    Vale lembrar também que assim como Yoda e Ben Kenobi, Anakin aprendeu o segredo da imortalidade.

  • Maníaco por STAR WARS

    É óbvio que é o LUKE o tal escolhido,se fosse o ANY,mestre YODA não teria visto um FUTURO NEBULOSO para o garoto.Outro ponto,o EQUILÍBRIO foi quando o LUKE trás seu pai o ANY,para o LADO BOM da força.Se LUKE quisesse ir para o LADO MAL da força,ele já teria o feito,pois não faltou oportunidade. ESTÁ PUBLICADA MINHA OPINIÃO ^^

  • Skywalker

    Faz tempo a discussão, mas mesmo assim quero participar.
    Realmente achismos não valem nada.
    O que vale é o que aparece na tela.
    Anakin é o escolhido, gostem os contrários a essa verdade ou não.
    Porque isso é o que está na tela e é confirmado pelo autor da saga.
    Nos extras do episódio III há um documentário chamado “The chosen one” em que George Lucas fala com todas as letras que o escolhido é o Anakin porque o escolhido é quem destrói os Siths (eles são sinonimo de desequilibrio) e traz o equilibrio para a força.
    Portanto usar achismos e elementos invantados por outros no tal universo expandido não é o correto.
    Temos que respeitar quem criou a história e ele a fez assim. Ele afirmou que Anakin é o escolhido assim como afirmou que Luke núnca passa pro lado negro e que não aprovou as continuações que fizeram.
    A história verdadeira está nos filmes, só eles são Gcannon! O resto é mera especulação e comércio.
    Quanto a ser o mais forte: Anakin era a pessoa mais poderosa com a força da galáxia porque ele foi criado diretamente pela força para acabar com os Siths. Ninguem jamais teve tantas midiclorians quanto ele, Luke era a metade disso! o Anakin aos 9 anos fazia coisas que Luke aos 18 jamais conseguiria fazer!
    Luke estava morrendo e se não fosse Anakin/Vader a matar o Imperador Luke morreria e o Imperador iria contruir uma terceira estrela da morte, iria continuar vivo infernizando a galáxia.
    Ao agir com amor e arrependimento Anakin voltou a sua indole original que era totalmente do bem como vemos no começo da historia no episódio I.
    Por isso esses questionamentos não fazem sentido, uma vez que as respostas todas estão claras nos filmes e na voz de seu criador George Lucas. Basta assistir aos filmes com atenção e ver o que George Lucas fala.
    Se ele escreveu que Anakin é o escolhido é porque é.
    O autor de Chapeuzinho vermelho escreveu que o lobo devora a vovó e ninguém questiona!
    As pessoas podem não gostar da história, mas ninguem tem direito de mudá-la atropelando quem a criou.

  • Thyronius

    Isso mesmo, no final das contas Anakin foi o “escolhido” que derrotou o mal e equilibrou a força, mesmo que ele tenha se unido ao lado negro no meio da historia, no fim ele quem destruiu o imperador, Luke foi quem o fez retornar ao lado bom da força… ou seja, foi apenas um instrumento.

  • LeodoMetal

    Eaeee pessoaaal!!

    Então, levando em consideração o livro de RPG do Star Wars, o que é o equilibrio na força? É quando aqueles que possuem a força podem escolher o que fazer com ela…ou seja, decidir se vão trilhar o lado negro ou o caminho dos Jedi.
    O livro diz que a história do Star Wars é dividida em eras, em um dado momento, quando existia a ordem dos Jedi, não existia equilibrio na força pois o lado da Luz prevalescia. Mais tarde quando o império sobrepuja a ordem e sai matando tudo quanto é Jedi, o lado negro da força prevalesce então não existe equilibro da mesma forma.
    O livro fala que depois dos filmes, o Luke cria uma academia onde aqueles que possuem a força escolhem qual das artes da força desejam trilhar, e ele próprio não faz essa distinção clara que existia entre a força e o lado negro.
    É necessário dizer que equilibrio não significa PAZ, mas sim a coexistencia entre os dois lados da força.

    Abraaaaços!

  • Skywalker

    “levando em consideração o livro de RPG do Star Wars”.
    Mas não dá pra levar em consideração esse livro uma vez que George Lucas desmentiu e contradisse essas coisas tanto no que mostra nos filmes como nas entrevistas que ele deu. Assim sendo, se para George Lucas, o criador da história Anakin é o escolhido e equilibrio significa a vitória contra os sith e a paz na galáxia, é isso que é verdadeiro e fim de papo.
    Esse livro é balela! Existe só para fazer dinheiro mas não fala a verdade sobre a saga uma vez que conta histórias sem sentido que não batem com os filmes e com o que o autor da saga disse sobre a história que ele inventou. E mais, o GL falou que a história acaba de verdade quando Vader é redimido pelo filho, mata o Imperador e depois morre e se une a força do lado espiritual. Não tem nada de real e confiavel depois disso.
    Leodometal, não me bata, não fui eu que falei, foi o dono de Star Wars! hehehe

  • michele

    Meus queridos mais uma vez eu vou falar o que é óbvio, claro!!!! que o escolhido é o Luke ele não so salvou o pai, mas equilibrou a força reavitalizando a ordem dos jides. Arebabá

  • Rodrigo

    Canelada

    “Nesse evento Palpatine estava presente e viu o potencial do garoto (”Opa esse muleque tem potencial” como diria o Sr.K)”

    Palpatine não estava presente estava em Corusant, mas soube das ações do garoto em combate em Naboo.

  • Rodrigo

    Outra Canelada

    “resumindo, tava comentendo o mesmo sentimento que o Anakin, só que o sentimento de Anakin pelo seu pai foi o que não deixou ele ceder ao lado sombrio”

    resumindo, tava comentendo o mesmo erro que o Anakin, só que o sentimento de Luke pelo seu pai foi o que não deixou ele ceder ao lado sombrio”

  • Vizir

    Na minha opinião o verdadeiro escolhido é o Luke pois o escolhido traria o “equilibrio” e como nas histórias pós-trilogia ele acaba se tornando o que chamam de jedi “cinzento” creio que aí esteja o verdadeiro equilibro nem 100% jedi nem 100% sith.

  • Rodrigo

    Mas luke não é mais um jedi cinzento desde da luta com Sirius, mesmo ele cedendo alguns instantes ao lado sombrio (decepa a mão do vader) ele se recusa a mata-lo, voltando para a luz, tanto que para ficar na linha é questão de muito treino e conhecimento da força, coisa que o luke não possuia na epoca.

    “…A maioria dos Baadu usa Sabres de Luz, outros utilizam blasters. Esta é apenas uma questão de preferência pessoal. Um exemplo de Jedi cinza, ainda que temporariamente, foi Luke Skywalker. Durante certo tempo Luke oscilou entre ceder ao Lado Negro e trilhar o Lado da Luz, mantendo um equilíbrio delicado e usufruindo de alguns poderes de ambos os lados. A neutralidade dele foi quebrada ao enfrentar Palpatine e Vader, na segunda estrela da Morte…”

    Fonte: http://www.conselhors.com/cjrs/html/modules/xt_conteudo/index.php?id=1
    Procure por “A História de Baadu”
    É como eu falei, não é quem mata quem é muito mais profundo que isso.
    Luke pode ter equilibrado a força, mas foi por que trouxe o vader pra luz denovo, e não por que é ele o escolhido.

  • Gabriel Caetano

    Eu sou bem dividido quanto essa questão, mas como muitos disserão, o próprio Lucas já disse (mais que uma vez) que o escolhido é o Anakin. O que pode ser provado é que a balança da força oscila junto com Darth Vader.

    A respeito da luta, podemos levar em conta que assim que Anakin Skywalker se tornou Darth Vader ele deixou de treinar e etc…

    PS: Midchlorians devem ser ignorados.

  • Estevan M.

    Este provavelmente é um dos temas MAAIS complicados na vida de qualquer nerd, a verdade é… ninguem vai conseguir provar nada! :P
    Mas, mesmo sendo inútil, vou opinar!

    Ao meu ver, o equilíbrio não se trata da quantidade de jedi e sith. Pois, no final, só resta o Luke.
    Quando falamos do “equilibrio da força”, não falamos exclusivamente de quem DOMINA a força. Já que a força está presente em tudo e todos.
    Acredito que o império seja o desequilíbrio, e a volta da democracia, o novo equilibrio. (democracia, coisa linda de Deus xD)

    Assim, Vader ou Anakin (Whatever) não pode ser o escolhido, George Lucas gostando, ou não! Vader foi um elemento fundamental para o império. Além disse, no final do ep. VI, foi derrotado por Luke, não só numa luta, mas também em seu coração!

    Quem realmente resgatou a democracia, que teve as maiores provações, que tem o dom de cativar as pessoas, e que nunca se rendeu… foi o Luke. ;)

    Portanto, o Luke é o escolhido.

  • Skywalker

    “Assim, Vader ou Anakin (Whatever) não pode ser o escolhido, George Lucas gostando, ou não! Vader foi um elemento fundamental para o império. Além disse, no final do ep. VI, foi derrotado por Luke, não só numa luta, mas também em seu coração!”

    Estevam mas o que é isso? George Lucas é ´”só”o autor da saga! Ele escreveu a história assim. Não entendo pq alguns não o respeito. Isso é o cumulo do fanatismo. Será q a sua opinião é mais importante do q a do autor?!
    Luke nunca se rendeu? Ele só não foi pro lado negro pq justamente Vader não deixou. Na hora q ele ia golpear o Imperador com ódio indo pro lado negro, Vader o bloqueou com o sabre de luz. Por duas vezes se não fosse Vader Luke teria morrido. Por duas não, por tres pq no Imperio contra-ataca Vader vence Luke e só não o mata pq não quer. O Anakin só foi pro lado negro pra salvar a mulher q ele amava, o Luke ia pro lado negro por odio do Imperador! Mas Vader o impediu.
    E o Escolhido ia fazer o q? MATAR OS SITHS ASSIM TRAZENDO O EQUILIBRIO PRA FORÇA. Os Sith eram o desiquilibrio. Isso é falado nos filmes mais de uma vez. E quem fez isso? Anakin-Vader!
    Os fãs de Luke tem q aceitar isso pq é fato.

    E Gabriel, pq as midiclórians devem ser ignoradas?????????

  • Gagá

    eu vejo assim, a profecia dizia “O Escolhido trara o equilibrio a força”

    Escolhido = Anakin
    Equilibrio = Luke

    Anakin gera o luke e logo depois vai para o lado negro da força, anos mais tarde Luke encontra Anakin como Darth Vader e o faz voltar a ser Anakin, q por sua vez “mata” o imperador.

  • Rodrigo

    Gagá, é, realmente é uma coisa mais plausível, pois os 2 são referenciados :)

  • Lord Fire

    Bom vamos lá, a profecia é uma só que funciona em vários pontos, primeiro o Anakim é o escolhido por que ele quem trás o equilíbrio da força no pior momento onde tudo estava complicado, muito Jedai e quase nenhum.
    Por que se pensarmos os Sits e os Jedais não estavam em equilíbrio desde o fim da opressão dos Sits (uma treta que quase exterminou definitivamente os Sits), porem o Anakin trás o equilíbrio matando quase todos os Jedais e ficando um numero mais par entre eles, 2 contra 2, então quando termina o episodio 3 tem equilíbrio ai quando no 4 aparece um novo aprendiz do lado bom, e por tanto ai no fim dele tem de morrer mais um bonzinho pra manter o equilíbrio, ai no 5 desequilibra de novo no fim, por que o Vader quase traz o Luke pro lado negro tanto que ele passa a usar preto apenas e começa a ficar meio complicado e pra piorar morre o ultimo totalmente bonzinho (o Yoda) no começo do 6 e ai desequilibra nervoso tipo 2 e meio pro lado negro e apenas uma metade do Luke para os bonzinhos, ai o Vader acerta tudo de novo deixando um meio bom e um meio do lado negro (O Luke em duvida), ai quando se lê os livros do que pode ser os Episódios seguintes os filhos da Leia que são bonzinhos e um deles é Jedai empurram O Luke a se tornar o novo imperador e equilibra as coisas de novo mas como ele não é o da profecia então ai os filhos da Leia o matam e então os bonzinhos voltam ao poder mas parece que no fim um dos dois começa a ficar meio com certas características e tendências então é o ciclo eterno de para existir o bem o mal tem de existir Yang Ying porem o equilíbrio perfeito é o necessário pra a vida existir em harmonia, mas ela só existe em perfeição com o Anakin mas também costuma-se dizer nos mitos que a descendência carrega as maldições dos pais então nessa família a coisa vai sempre ir por ai mas o memento de equilíbrio maior é o fim do 3 mesmo e quem faz isso é o Anakin. Em minha opinião.

  • Pitágoras

    Olha, na questão de quem tem mais talento sem duvida o luke vence,mas devemos levar em conta que a professia dizia que o escolhido traria o equilibro para a força, e foi anakin que matou dak sidious no finalzinho então ele é o escolhido ok.

    outra coisa na questão da visão enevoada do yoda tem uma simples reposta :antes de trazer o equilibrio para a força anakin destruio o pouco equilibrio que ja avia

  • Andrezza

    Não me convenceu ainda eu acredito que ainda tenha uma coisa mio oclta nessa história!!!
    Mais por outro lado udo o que foi dito faz muito sentido, pra mim o Anakin touxe o equilibrio da força destruindo o Lord supremo dos sith Darth Sidious

  • sync

    O esolhido não é o mais poderoso, é o que trouxe equilibrio eliminando os siths…. Anakin!

  • bia

    o luke naum eh mais poderoso nada!
    o anakin com 9 anos era mtuuu mais poderoso do q o luke com o dobro da idade!!!!!!!
    o anakin eh o escolhido, naum ha duvida
    ateh o propio jorge lucas jah esplicou isso entaum kbo!

  • Elisa

    Eu sou uma grande fã de Star Wars, e inclusive pretendo fazer um site sobre este assunto, mas ainda não está pronto. Eu acho que neste caso aqui não tem essa de dar opinião, me desculpem, mas é o que eu penso.
    Uma história é mostrada e não tem espaço pra opiniões, em certos pontos.
    Esse é um deles. As pessoas podem não concordar, não gostar, mas…
    Não adianta espernear.
    ANAKIN é o escolhido. FATO.
    E contra fatos não há argumentos.
    Não vou repetir o que muita gente já falou. Mas só de George Lucas ter deixado isso claro já era motivo suficiente pra morrer a discussão.
    Alguém fica discutindo quem foi “o menino que sobreviveu” em Harry Potter?
    Não, porque tem coisas que não dá pra discutir. Harry é o dono da bola assim como Anakin que mata os siths e restaura a paz da galáxia.

  • Guilherme Mussi

    Bm, não li todos os comentários por serem muitos….

    Mas gostaria de dizer que, na minha concepção, Anakin trouxe equilibrio á força, e trouxe esse equilíbrio logo no episódio III.

    O equilíbrio que ele trouxe, entretanto, foi maléfico aos Jedis: Pois havia muito mais Jedis do que Sith… depois da traição de Anakin, as coisas ficaram mais equlibradas ;)

  • Dalmo

    Bom vou responder da forma que dizemos aki na minha citi, quem morreu? Anakin, Quem fico vivo? LUke?
    Então Luke fodastico fodão e o escolhido. Anakin prego fraco que nao resistiu ao lado negro… so um peça…..

  • Rodrigo

    Resalvas a opinião extremamente construtiva do colega (Dalmo) acima…

  • Elias Ricardo

    Sem contar tudo que foi falado.O Luke é mais simpático e tem mais cara de herói,Anakin é um babaca,um pit boy,só isso.

  • lindennerd

    bom, para mim eh bem simples…
    Star Wars eh muito mais q um filme heroico ou coisa parecida, eh um filme q contesta os tradicionais conceitos sobra o q eh “bem” e o q eh “mal”.Logo porque a profecia fala em equilibrio da Força enao do bem ou do mal e depois o escolhido podem ser os dois juntos numa interpretaçao um pouco mais metafisica do que seria “A Força”.

  • Thiago Navarro

    DanielPiva diz:

    domingo, 1 de junho de 2008 às 6:17 pm
    Mas é o Darth Vader quem mata o Imperador.

    E o Imperador quase morre na mão de um Jedi comum (que eu esqueci o nome) se não fosse Anakin (na época) tê-lo salvo. O Imperador só manipulava, nada mais (ao meu ver).

  • schneider

    os dois são escolhidos ANAKIN para ser o lorde dos sith e LUKE o lorde do lado branco(o lado bom da força)da força.

  • Lord Malevulos

    cara vc tem q analisar todos os seis filmes se prestou atenção o yoda nos tres ultimos filme(na ordem de lançamento no cinema) fala q quando um jedi perde parte do corpo ele perde os midcharonis nao sei se esta certa a palavra,e se vc pensar o luke tem uma grande ligação com a força tanto q destruiu a estrela da morte com sua ajuda,e lembre q o anakin e um personagem diferente de darth vader pq anakin e o jedi escolhido pela proficia mas caiu pro lado negro e voltou para a luz ja darth vader so nasce do odio de anakin(no filme a vingança do sith) por isso vcs tem q pensar quando darth vader perdeu os braços e perna ele perdeu parte de sua ligação com a força mas essa ligação foi restaurada quando o imperador estava prestes a matar luke

  • jefferson

    Eu acredito que o escohidocom certeza era anakin..o cara da show com os poderes da força…cai para o lado negro e volta no final ajudando o luke que ia ser tostado pelo imperador…para logo depois se transformar na própria força…

  • Rodrigo

    A profecia era: o escolhido trará equilibrio para a força

    o que tinha antes de anakin: centenas de jedis, dois siths

    o que teve depois do anakin: um sith mestre e um aprendiz, um jedi mestre e um aprendiz

  • Marcus Vinicius Pilleggi

    Essa ladainha de “antes tinha um monte de jedi e só dois sith, e portanto equilíbrio foi deixar 2 pra cada lado” é a coisa mais falha que você pode usar como argumento. As falhas confirmam-se não só pelo Universo Expandido, mas também pelo próprio Lucas que legitima estas informações.

    Primeiro porque a existência de dois Sith, mestre e aprendiz, era um costume dos próprios Sith. Segundo que “Sith” não exclui a possibilidade de outros Jedi caindo para o lado negro sem tornarem-se, de fato, Sith. Ser um Sith não é ser um “Jedi do Lado Negro”; tem muito mais coisa aí.
    E terceiro que a Ordem 66 não eliminou TODOS os Jedi e sobraram só dois porcaria nenhuma.

    Como o Yoda diz, a profecia pode ter sido mal-interpretada: isso já implica que não necessariamente sequer existe um Escolhido. “Ah, MaIs U GeOrgi LuCaS diz ki TeM i ieu credito”. Se começarmos a apontar as falhas e buracos de roteiro do Papudo da trilogia nova com a velha, a lista vai crescer absurdos.

    E pelo amor de deus, não coloquem midichlorians na equação. Para entender Star Wars, assista a trilogia velha e simplesmente ignore a nova.

  • Hrensugg

    Ae, muita água rolou neste thread aqui, mas eu gostaria de apontar um pedaço de opinião.

    @Skywalker
    Seguinte, cara, uma vez que o sr. George Lucas encheu as burras de dinheiro com o Universo Expandido, jogos e etc, ele mesmo perdeu uma parte da autoridade pra tratar de sua obra. Com relação a SW ele é o cara que recebe a grana, mas não é mais o supremo definidor do canon dentro de SW.
    O Universo Expandido e os quadrinhos, tto KotOR quanto Legacy inclusive recebem o selo da empresa do cara. Ponto.
    Inclusive em minha opinião há várias estórias do Universo Expandido que dão um banho na saga original. A série Legacy por exemplo desafia o maniqueísmo Jedi x Sith – o que eu sempre achei infantil da parte do sr. Lucas. Sei q isso pode dar pano pra manga, mas uma vez que o thread é antigo, deixa pra la.

  • angel_panico

    Mas fica aquela coisa no ar né? Apesar de tudo, Anakin destrói o imperador e o Sith (ele mesmo). Mesmo tardando, ele completou seu destino. Creio que Luke não foi mais que uma ferramenta decisiva para Anakin cumprir seu destino.

  • Propheticous

    Equilibrio poderia SIM sera 100% do bem.

    Afinal, se falarmos que uma familia ou não esta desiquilibrada, quer dizer que tem problemas…..só terá equilibrio quando tudo estiver BEM.

    por isso acho q a profecia não falava de 50% bom, 50% mau…

    Já que estava tombando para o lado sith…o equilibrio seria fazer ela ESTABILIZAR a força…..trazer ela para o exio normal (bem).

    Isso foi feito em parte pelo Anakin e Concretizado pelo Luke.

    Por isso Yoda não via o equilibro puro em anakin, estava enevoado…ele era o escolhido, mas perigoso….e realemnte caiu….

    mas ele q era a fonte de poder, e do mau…gerou a fonte do bem, q trouxe o equilibrio (ajudando o proprio Anakin a equilibrar a força, matando o sith final)

  • Rodrigo Lopes

    Quem fodeu com os Jedis foi aquele noob do Qui-Gon Jinn, ele acho que o Anakin era o escolhido enquanto o escolhido ainda estava por vim. Mas, pensando bem, se ele não tivesse descoberto o Anakin não iria acontecer a ruína dos Jedis e assim não ia ter o salvador. Acho que entrei em contradição. Mas de todo jeito, aquele Anakin é um boiola, chorão e emo. Sou muito mais o Luke e o Darth Vader que é o fodão

  • artur colombo

    luke é o escolido no star wars parte 1 a lenda do escolhido foi mal enterpretada pelos jedai

  • Darth Rotvic

    George Lucas Disse que anakin é o escolhido, não tem o q discutir.
    Quanto ao fato de quem é mais poderoso, o proprio criador de star wars ja disse q é o Vader. Então a sua derrota perante Luke se deve a dois fatores: 1- Ele não tinha coragem de matar o próprio filho, 2- O imperador queria levar o luke para o lado sombrio, então ele ORDENA A VADER que ele deixe o filho com raiva e q perca o duelo, como ele também fez essa mesma estratégia em THE FORCE UNLEAshed com Starkiller. Se vc nao acredita é so pensar q se vader matasse o luke esse nao iria para o lado sombrio como sidious queria e entao esse ultimo ordenou para vader que ele fosse derrotado.
    Assim é FATO, George Lucas já disse, não tem o q discutir, ANAKIN É O ESCOLHIDO e É MAIS PODEROSO QUE O LUKE.

  • Hrensugg

    De novo essa de “George Lucas falou…”
    Velho, sem essa. O cara não apita nada completamente nessa coisa de Star Wars.
    O Universo Expandido aponta e os filmes (a trilogia nova) confirmam: Sith são só 2 (até aquele tempo, claro).
    O Imperador não pediu pro Vader perder coisa nenhuma. Ele queria que o Vader morresse mesmo, pra ter um aprendiz melhor, na pessoa do Luke.
    Assim como fez o Anakin matar o Tyranus, pra ter o Anakin como aprendiz. O Imperador jamais ia permitir que um “aprendiz” dele conseguisse se levantar contra si (como é o dever de todo aprendiz sith – matar seu mestre e assumir seu lugar).
    Quanto ao The Force Unleashed, sério, só quem não jogou que pode dizer que o Vader “deixou” o Marek ganhar. O Marek que não quis matar o Vader – nem o Imperador – e por isso acabou se fodendo.
    Agora descartar o Universo Expandido em favor do que o sr. Lucas fala é tapar o sol com a peneira. Volto a declarar: o cara ganhou uma obscenidade de dinheiro com as “expansões”, elas têm o selo da Lucas Books, então já era: ou seja, o Universo Expandido é tão válido quanto qualquer filme. O que o sr. Lucas fala, não se escreve.

  • Silva

    No meu ponto de vista o Anakin estabilizou a força, já que haviam milhares e milahres de jedis contra dois siths. Então, quando desistiu da luta contra Luke (não, se ajoelhar e pedir perdão não é desistir!), já que não tinha corragem de matar o filho (até por que se tivesse, já teria o feito em seu primeiro duelo, não teria só cortado a mão dele), acabou estabilizando a força, nem pendendo pro mal, nem pendendo pro bem.

  • Mocó

    Eu sei que faz tempo que rolou essa discussão, mas eu tenho algo a dizer.
    Luke sempre foi o “escolhido”… e a razão pela qual todos pensaram que Anakin era o escolhido é pq Luke já tava no banco de espera no saco de Anakin, esperando pra nascer. E desde um espermatozóide já tinha a contagem miticloriana altíssima, ludibriando até mesmo os poderosos mestre Jedi.
    Ou seja, Anakin sempre foi um panga… era Luke que brilhava em seu saco. ;D

  • Hrensugg

    @Silva e outros que alegaram o tal equilibrio da força com base na quantidade de Sith e de Jedi.
    Sério, onde que ele equilibrou a Força, sendo que baseado na quantidade dos membros de cada ordem NADA mudou? Vários Jedi sobreviveram à Ordem 66… isso já é mais que 2 sith.

    Assim que o Luke juntou mais 4 jedi, já desequilibrou de novo.

    Vamo ser sincero… o sr. Lucas faz muita merda e esse papo de equilibrio é mais uma. Sem falar nesses tais midichlorians… Meu Deus…

  • Hrensugg

    Aliás, o cara (Sr. Lucas) faz tanto desastre na própria saga que esse papo de jedi ou sith mais poderoso acaba desandando.

    O Palpatine foi um poderoso sith lord no sentido da influência, de ter conseguido executar seus planos debaixo do nariz dos jedi mais fodásticos, como Mace Windu e Yoda. Mas na questão de presença na Força, po, só dou o Exar Kun pra ele… não ia sobrar nada do Palpatine. Ainda tem o Darth Revan, que canonicamente chegou às mais poderosas instâncias tanto da Luz quanto das Trevas. Já desandou Darth Vader na questão de poder cru. E desde aqueles tempos eram 2 sith contra uma porrada de Jedi. E quem desequilibrava tudo eram os sith.

    Ae a gente junta o jogo “The Force Unleashed”. Canonicamente o Galen Marek no final do jogo simplesmente detona o Vader (deixando ele só na casca) e o imperador. Acabou morrendo nas babaquices jedi de “não vou mata-lo porque aaaaaaaaarrrrghhhh (morreu no Force Lightning).”

    Depois de tudo isso, já era esse papo de escolhido…

  • Rafakells

    Sobre o escolhido acho que Yoda tem razão, pois quando se não fosse encontrado o menino Anakin, não teria Luke e assim não teria quem descobrisse que o Palpatine era um Sith. No meu entendimento na verdade o escolhido foi a família Skywalker no geral.
    E tambem concordo que o Darth Vader não lutou com todas as suas forças na ultima luta, pois ainda havia algo de bom nele.

  • david

    ow quem acha que o luke é mais forte que o anakn ta muito enganado pois o luke só erdou a habilidade de pilotar de anakin e ainda sim o anakin pilotava muito melhor e o anakin quando lutou com luke ele poderia ter acabado com ele mas ele nao quis ai depois o luke corta a mao do anakin e voces falam que ele ganaho se o nakin quizesse naquela hora ele usava aquele poder de choque e fritava o luke mas no ultimo episódio o anakin ja nao era mais tao mal e o anakin sempre foi o escolhido até o yoda sabia disso e o luke fe o treinamento mais rapido por que ele nem termino o treinamento de jedai e o anakin tambem foi rapido por que quando foi o segundo filme o anakin ja era jedai e nao mostrou o seu treinamento e quando o anakin ainda era jedai se o luke ja existisse ele acabava com ele do mesmo jeito o anakin ficou tao forte que em uma parte ele mata um cara só olhando o anakin se quisesse acabava com todos os jedis mas depois ele viu luke sofrendo e jogou o sarth sith no reator e se o anakin nao tivesse matado ele o luke iria morrer por isso o anakin nunka deixou de ser o escolhido do lado sombrio ou nao yoda só treinou luke por era uma chance de anakin voltar e de certo pois quando o obi wan kenobi apareceu pro yoda o obi wan disse que o luk era a ultima esperança ai o mestre yoda disse que nao por que avia outra que era o anakin e por isso o anakin nunka deixou de ser o escolhido e o luke nunca foi mais forte do que ele…

  • david

    e os comentarios ao melhor do que o que o site disse por que o site ta esquecendo do filme 1 2 3 até os outros…

  • david

    Anakin, no Episodio II, já era um dos mais poderosos cavaleiros Jedi, mesmo ainda sendo um padawan. No Episódio III vemos Anakin preste a se tornar o “Escolhido”, o maior de todos os Jedi, ao (mesmo sendo recém graduado Jedi) ser um dos grandes quatro Jedi da ordem (Yoda, Obi-Wan Kenobi, Mace Windu e Anakin). Mesmo tendo indo para o Lado Negro da Força ele viria de ser o mais poderoso no manejo da força. Anakin é o Jedi mais poderoso sendo temido por todos e ao mesmo tempo querido. É muito respeitado sendo o escolhido.

  • Gapguga

    En~tao na realidade a saga de Star Wars, não fala sobre a batalha entre o bem e o mal, e sim sobre um homem, Anakin, e sobre sua batalha contra o bem e o mal interior, tanto que se vc reparar a saga começa com ele e termina com a morte dele, por isso George Lucas não quis filmar os últimos três filmes da saga, primeiro porque os atores originais já estão velhos e segundo porque os três últimos filmes servem apenas para explicar o início da corrupção na força e a criação dos siths e já não tem mais nada a ver com o anakin, anyway, o escolhido é o anakin, e se vc prestar atenção nos nomes dos filmes, o quarto se chama a última esperança, mas não para o universo, e sim para o próprio anakin, ou seja Luke é a última esperança de redenção dele, fato que vem a acontecer no último filme que por sinal se chama o retorno de jedi, pq não dos jedis? ou então do jedi? simples também, pq é o retorno de jedi para o anakin, pq com sua redenção pelo amor ao filho, e matando o imperador, ele volta para o lado do bem da força e volta a ser um jedi, ja que agora ela não era mais e sim um sith… bom é assim que eu vejo a saga…
    XD

  • Marcus

    Retificando aí, o IV é uma nova esperança, não última esperança. Também acho que o Sr. Lucas zuou muito a história no I, II e III…. não conseguiu escrever um início legal…
    Midchlorians? deveriam editar e tirar fora essa parte. Gostava muito mais quando a força não depedendia de nada biologico ahahha

  • Starwars maniac

    Sabe qual é o problema de muitos fãs da saga star wars? é que ficaram malucos acreditando em tudo que é besteira do universo expandido. essa porcaria expandiu tanto tudo que acabou perdendo o rumo, o foco e o sentido!
    A coisa mais ridicula e absurda que eu li foi um cara aí dizendo que o George Lucas perdeu a autoridade sobre a saga porque encheu as burras de dinheiro!
    Cara, você querendo ou não, ele é o autor da saga e tem a ultima palavra sobre ela. Se você escrevesse uma história não ia gostar de ver outras pessoas a mudando, né?
    Por isso ele criou os canones, só Gcanon detem toda a verdade e Gcanon são os filmes e as explicações dadas por George Lucas (e só ele) nas entrevistas.
    Equilibrio da Força é a vitória do bem, o fim do império, o exterminio dos siths (que são sempre dois, nem mais nem menos) e a volta da paz a toda a galáxia.
    Isso aconteceu pelas mãos de quem? Anakin Skywalker. Ele é o escolhido e fim de papo.
    Anakin:
    – Foi gerado pela Força pra trazer o equilibrio e o bem. Essa história de ele ser feito por Darth Pleygues ou Palpatine é conversinha imaginativa pra boi dormir. George Lucas foi claro em dizer que Anakin foi feito para o bem, basta assistir ao filme I pra saber disso, ele nasceu pra ajudar o bem, pra ser Jedi, foi cria da força e foi seduzido pro lado mau, mas quando tempo levou essa sedução? Muitos anos! Porque Palpatine ficou testando ele pra ver se ele era mesmo poderoso e se valia a pena tentar trazê-lo pro lado mal. Se a indole dele já tivesse algo de maldade, seria muito mais fácil virá-lo pro lado mau!
    – É o escolhido porque o escolhido seria aquele que acabaria com os Siths trazendo o equilibrio a força e esse equilibrio é o bem reinando, a paz.
    – Era muito mais poderoso que Like. Mesmo tendo perdido muitas de suas midiclórians. Não adianta reclamar das midiclórians, porque elas existem e explicam muita coisa! Se não fosse por ele, Luke teria morrido e o Imperador fugido da estrela da morte, dando continuidade a seu império!
    – Como piloto não tem comparação! Luke é piloto de X-Wing! Anakin poderia pilotar qualquer nave por mais complicada que fosse, ele era o melhor piloto estelar da galáxia e isso está no quarto filme, palavras de Obi-Wan!
    Não entendo como algumas pessoas gostam de contrariar o que está claro nos filmes. Há questãoes onde não cabe interpretações, está dito e mostrado nos seis filmes. Acho que tem gente com preguiça de assistir aos seis, na ordem cronológica e prestando atenção nas falas e explicações contidas.
    E pra finalizar, digo que concordo com o Capguga: embora eu veja a saga como uma luta entre o bem e o mal, ela é antes de tudo a história de um personagem?Anakin – Vader. Ele é o centro de tudo, a luta dele é a luta de cada ser humano, combater o mau que pode nascer em nós. George Lucas disse que fez questão de mostrar Anakin criança pra mostrar que o mal pode surgir em algo bom, inocente.
    Ele também foi claro ao dizer que a história é a tragédia desse personagem, e uma vez que ele morre a história acaba. Não tem mais nada a ser contado depois da morte de Vader, ele morreu, se uniu à força e foi pro plano espiritual da força viver com os demais Jedis e fim da história.
    Galáxia salva, força equilibrada, siths acabados, fim do império, LIBERDADE.
    THE END. O resto é mera invenção e tudo isso faz com que as pessoas em vez de entender e apreciar essa história tão linda e cheia de aprendizado fique inventando mil e uma interpretações absurdas, contraditórias e descabidas pra casos onde não há o que interpretar.
    Basta assistir, assimilar e se emocionar com a saga de onde podemos tirar muitas lições uteis e interessantes pra nossas vidas!
    Grande George Lucas que nos deu esse presente!
    Agradeço a ele, mais do que os outros membros de sua equipe, diretores, elenco, figurinistas, músicos e etc…

  • Starwars maniac

    Só pra complementar: o ultimo filme que fecha com chave de ouro a história na verdade se chama RETURN OF THE JEDI, tradução CORRETA: “Retorno DO Jedi”. Como já disse o Capguga e eu assino embaixo, esse retorno é do Anakin ao lado bom. O título não se refere a uma volta da Ordem Jedi como fica parecendo na tradução brasileira, mas sim ao retorno de Anakin ao lado bom da Força, a volta dele ao lado Jedi, ao salvar a vida do filho matando o Imperador assim eliminando os Siths (uma vez que ele próprio deixou de ser Sith neste momento) e trazendo o equilibrio à força e a liberdade a toda a galáxia. Anakin morre como Jedi e não como Sith e ele segue sendo Jedi no lado espiritual da Força.

  • Darth_Torras

    Quem foi o estúpido que escreveu isso? Alguém que deve ter gastado várias noites de sono pensando nessa teoria ridícula…
    – “Por outro lado, Luke tem aquele “brilho” especial dos heróis, e isso, de cara, já coloca os dois em pé de igualdade.” — Isso foi um péssimo argumento, se você vai tentar provar alguma coisa, tenha bons argumentos para sustentar sua teoria, é o princípio científico básico.
    – ” Depois disso, resistiu sozinho ao chamado do mal em “O Império Contra-Ataca” — Se um cara estranho com uma máscara decepasse seu braço e dissesse que era seu pai, você iria juntar-se à ele?
    – “Na ocasião, o Senhor Negro do Sith estava desestimulado, debilitado, e receoso em matar seu próprio filho, coisa que poderia justificar sua derrota.” — O pobre tinha 42 anos, tinha tido o braço decepado 2 vezes, tinha praticamente sido engulido pela lava e perdido vários membros, depois sendo reconstruído, perdeu seu grande amor, razão que fez todas as “maldades”, os Jedi “bonzinhos” fizeram a maior conspiração pra separar ele dos filhos, perdeu seu melhor amigo, foi enganado e usado pelo Imperador… eu não chamaria isso apenas de “desestimulado, debilitado e receoso em matar o filho”.
    “Alguém aí viu Anakin alguma vez usar seus poderes para executar um ato tão épico como esse?” — Eu vi, sim, no ep. I, quando Qui-Gon e Obi-Wan deixaram o Anakin sozinho pra lutarem com Darth Maul. Lembra do que aconteceu? Alguns Droidekas apareceram e o Anakin usou a nave para atirar neles, acidentalmente ligando-a no piloto automático e indo parar no meio do combate no espaço, acionando o modo manual, ele escapou das naves inimigas e entrou na nave-super-mega-blaster gigante da federação, atirando pra tudo quanto é lado, e destruindo-a. Detalhe: ele tinha 9 para 10 anos quando fez isso, enquanto o Luke já tinha seus 20 — e provavelmente teve treinamento de pilotagem no tempo que passaram na base preparando o ataque (lembram-se que os colegas do Luke tinham se tornado pilotos também? Eles devem ter ensinado pelo menos o básico pro cara.) — quando ele realizou seu “grande feito” de destruir a Death Star. Claro, a custa de quase todos os carinhas que tavam dando cobertura pra ele (aqueles Vermelhos ou Rubros-alguma coisa), desse jeito, com seus companheiros morrendo pra te dar cobertura, até eu conseguiria destruir a Estrela da Morte.
    “Anakin, entretanto, foi ensinado desde a infância e chegou a viver muitas aventuras como cavaleiro, ao lado de seu mestre Obi-Wan Kenobi.” — Claro, se você chama ser separado da mãe e obrigá-la a continuar como escrava, retornar pra desobrir que ela estava morta, ter vários Jedi “impedindo” ele de liberar todo seu potencial, claramente com medo do Full Power do Escolhido ( como ele mesmo afirma no ep. III, nunca deram uma missão “de verdade” à ele.), se você chama isso de treinamento, então tá.
    A única coisa que estragou completamente a “nova” trilogia foi o enfoque nos combates e nas cenas de ação, ou seja, tinha tiros e pancadas demais, e história de menos. Ah, e aquele maldito Hayden Christensenn, péssimo ator, que acabou estragando o prelúdio de Darth Vader, Anakin Skywalker.
    Acho que eu deixei bem clara a minha opinião, o Anakin é, e sempre será, mal ou bom, Vader (!) ou não, Sith ou Jedi, o Escolhido.
    PS. Me perdoe pela extrema empolgação em alguns momentos, é que o Luke sempre foi o personagem que eu mais odiei em toda a saga, por ter causado a morte do meu personagem favorito, Lord Vader :D
    Ah, e me perdoe principalmente pelo “estúpido” hehehe

  • Elisa

    Gostei muito deste cantinho, por isso voltei… É muito divertido e tem um humor inteligente!
    Estava lendo uns posts aqui em cima e concordo com Star Wars Maniac e Darth Torras em praticamente tudo!
    Eu também acho ridículo querer mudar a história!
    O Anakin é o escolhido porque está na história, as pessoas podem não gostar mas não querer mudar e negar o FATO.
    Eu tb gosto de outras sagas como Crepúsculo mas não gostei de muitas coisas ali, principalmente Jacob ter um famigerado impriting com Renesmee (que não conhece a saga nem sabe do q estou falando, mas é só pra ilustrar). Mas o FATO é que ele TEVE esse impriting que eu odiei! Pra mim esse lobisomen tinha ido pra terras muito distantes e q tivesse imprting por lá com alguma garota da idade dele e não com a bebê filha de Bella e Edward. Ok… mas o q posso dizer? Apenas q eu QUERIA q fosse diferente do q foi escrito!
    No caso aqui, quem não gostou de alguns pontos de Star Wars como este aqui discutido, deveria dizer: “Não gostei de Anakin ser o escolhido, preferia que fosse o Luke”. Aí tudo bem. Mas dizer que Luke é o escolhido seria o mesmo que eu me achar no direito de interpretar a meu modo a história de Crepúsculo e dizer que Jacob não teve o impriting com Renesmee! PORQUE ELE TEVE. Assim como Anakin é o escolhido.
    George Lucas escreveu essa saga, e Anakin/Vader é o seu personagem central. Toda saga tem um personagem central (e se o personagem morre, a saga acaba – assim como em O Poderoso Chefão com a morte de Michael Corleone). E ele colocou esse personagem como o escolhido. Assim como em Crepúsculo a autora Sthephenie Meyer colocou o lobisomem pra ter impriting (paixonite aguda e desesperada) com a filha do casal central da saga. Eles mandam. A nós resta o direito de gostar ou não. E só. Não podemos mudar a história!
    O único ponto em que discordo do colega acima, Darth Torras, é q não acho q a triologia “nova” (que na verdade é a velha, porém gravada depois) tenha pouca história! Acho que a história, os diálogos são mto fortes e significativos, há dramaticidade, humor, romance, emoção, tudo isso somado às cenas de ação. Acho que ficou na medida certa. E tb discordo no que se refere à atuação de Hayden Christensen. Poxa, pra quem não tinha visto a triologia antiga como eu, se ele fosse mau ator, não teria conseguido passar toda a tensão e o conflito emocional do personagem da maneira pungente como ele passou! Ele falava com o olhar e isso é característico dos grandes atores! Desde q o vi pela primeira vez, no episódio II, mesmo sem nem imaginar q ele seria o Darth Vader, eu percebia q tinha algo “estranho” como aquele rapaz. Ele passava esse conflito, essa instabilidade pra quem estava vendo! Ele fez um personagem muito dificil, acho dificil que algum ator tarimbado o fizesse melhor, sinceramente. Não é à tôa que ele, com apenas 19 anos deixou os diretores de queixo caído, inclusive o exigente George Lucas! A atuação de cinema vem de dentro, ao contrário do teatro (e desses assuntos eu entendo porque já fiz cursos, e tive um grupo de teatro) e o Hayden faz isso mto bem, ele passa a emoção, o que o personagem está vivendo ali! Parece real! Se for pra comparar, o Mark Hamill, o Luke não me passa isso, pelo contrário: está sempre com o mesmo olhar… faz um monte de caretas mas não passa verdade, nem profundidade!
    O Hayden parecia saber exatamente quais gestos e principalmente quais expressões haveriam no rosto de Vader por trás da máscara. Tanto é q qdo vi o Vader, era fácil acreditar q quem estava ali era aquele cara q eu vi sem a máscara, ou seja o Hayden. A maneira de caminhar, os gestos discretos e firmes, o jeito de levantar a cabeça, a fala pausada… Poxa, o cara acertou nisso tudo, trabalhou firme e com dedicação, botou todo seu sentimento ali… Ele ganhou fãs em toda a nova geração de Star Wars que viveram com ele o seu drama! E com isso tudo ainda tem quem diga que ele é mau ator!
    Ser bom ator NÃO É ser caricato, ainda mais quando o personagem NÃO pede isso.
    Ser bom ator é entender o personagem, a mensagem que deve passar, o sentimento dele e transmitir isso ao público, com uma emoção interna. E isso ele fez muito bem, George Lucas que o diga! Todas as duvidas e medos do personagem, todo o amor e ódio que ele sentia, todo seu conflito foram mostrados por Haynden na maneira de olhar, na entonação que imprimia à sua voz, em cada gesto, em cada fala, em cada expressão de seu rosto. Assistam com mais atenção e com o sentimento e descubram o quanto o cara é BOM ATOR!!!

  • Roberson Carneiro

    Devemos levar em conta toda a história Jedi, a própria história de Anakin, ele literalmente é o escolhido da “força”, pois assim como a figura de Jesus Cristo, ele nasceu do “nada”, ele nasceu da prórpira vontade da “força”, sem um progenitor.
    O que pudemos observar dentro do mundo de Star Wars é q, ficamos cara a cara com o desenvolvimento de um gênio e prodigio voltado para as suas próprias vontades e desejos, Anakin podemos concluir q foi um Cristo negado à sua fuñção de vida… mas em constante conflito emocional.
    Luke posso afirmar q tecnicamente é mais forte q Anakin, pois ele fora treinando bem mais tarde que seu pai Anakin, porém Anakin é mais inteligente, e no seu ultimo momento de vida ele retorna à força e decide toda a historia de vida e a trama se encaixa e “volta ao seu rumo de escolhido”.
    Ele se deixou levar para o lado negro da força por motivo egoístas e apaixonados, sem entender o quão era importante o equilibrio da força, ele não queria perder o q amava, mesmo que fosse necessário mudar de lado e opnões. Ele sempre impulsivo, e os Jedi, entendem que a força deve ser compreedida e possa ter controle sobre ela, e não a ambição de ter mais e mais poder… o importante é como consegue controlar a força e não a quantidade que pode ter de poder, pois quanto mais poder mais egoísta nos tornamos, e mais cruéis.
    Valeu!!

  • ¯Carolina_

    Eu acho que não é exatamente definido quem é o “escolhido” durante os filmes e cabe a nós, fãns, definir isso.
    Na minha opinião, bem, eu não sei dizer exatamente quem é o “escolhido mais de uma coisa eu sei: se não fosse pelo Luke, Darth Vader não teria destruido o imperador, e se olhassemos por este ângulo veremos que o escolhido é o Luke, porém a históris gira em torno de Anakin, e são suas dicisão que movimentam a trama e se não fosse por ele nada teria a contecido e nem o Luke teria nascido, por isso se olhassemos deste outro ângulo veriamos que Anakin é o escolhido.
    Concordo de certo modo com o que meu amigo aqui em cima disse
    ROBERSON:”Devemos levar em conta toda a história Jedi, a própria história de Anakin, ele literalmente é o escolhido da “força”, pois assim como a figura de Jesus Cristo, ele nasceu do “nada”, ele nasceu da prórpira vontade da “força”, sem um progenitor.” —–mas não acho que ele seja LITERALMENTE o escolhido, mas é, de certa forma, um bom argumento.
    Então, eu digo que, um precisou da participação do outro para que o Império Galático fosse destruído, Anakin e Luke são juntamente os Hérois.

    OBS.: Elisa: “O Hayden parecia saber exatamente quais gestos e principalmente quais expressões haveriam no rosto de Vader por trás da máscara. Tanto é q qdo vi o Vader, era fácil acreditar q quem estava ali era aquele cara q eu vi sem a máscara, ou seja o Hayden.” Que fez o Darth Vader no filme IV (quando ele tira a máscara), foi Sebastian Shaw e não Hayden Christensen

  • Elisa

    Carolina, acho q vc não entendeu o q eu quis dizer… rsrsrs
    Eu sei q no final era o Sebastian Show! Quem não sabe disso?…
    E tb todo mundo sabe q Sebastian só fez AQUELE momento porque quem estava embaixo da máscara o tempo todo na triologia antiga era o David Prowse com a voz de James Earl Jones.
    Por isso mesmo eu disse q qdo o Hayden interpretou Anakin (ou seja, era o rosto de Vader qdo jovem) ele no meu ver, acertou na postura e em tudo mais, nas expressões q Vader deveria fazer por trás da máscara, entende?
    Como eu comecei a ver a saga do episódio I (vi na ordem cronológica mesmo) não senti a diferença qdo mudou de Haynden pra Prowse. E é bom lembrar q era o próprio Hayden q estava embaixo da máscara nas últimas cenas do episódio III.
    Eu acho q tudo se encaixou com perfeição. Eu só quis dizer q, sou mto chata e observadora desde pequena e te garanto q um mau ator não teria feito esse “encaixe” com tanta perfeição a ponto de eu nem sentir a troca, entedeu?…

    Qto ao não estar definido no filme quem é o escolhido, basta assistir a TODOS os filmes com atenção e fazer a ligação entre eles, vendo o q é falado e o q acontece no filme. Assista tb ao extra “O Escolhido” q vem no DVD “A Vigança dos Sith”. Ali é explicado q Anakin é de fato o escolhido e o porquê.
    Eu concordo q a presença de Luke foi fundamental pra fazer Anakin cumprir sua missão. Infelizmente foi seu amor e apego à Padme q o fez ir pro lado negro. Mas novamente o amor, dessa vez pelo filho foi o q o fez voltar à luz, cumprindo a missão pra qual ele foi criado diretamente pela Força como já falaram aí.
    Na verdade os filhos de Anakin são a nova esperança de dias melhores. Mas eles não poderiam destruir os Sith. Porém trazer o pai ao lado certo pra q ele fizesse isso! Se não fosse Anakin, Luke teria morrido, por isso não creio que Luke seja mais forte, não. Mas é bem forte tb, embora quase tenha sucumbido ao lado negro e por puro ódio (e não por amor a uma mulher como fez Anakin). Mas ele no fim resistiu e disse a frase q definiu tudo: “Nunca. Eu nunca vou para o lado negro. Quero ser um jedi como meu pai foi antes de mim”. Isso resultou na ira do Imperador e na redenção de Anakin q cumprindo a sua função de escolhido retornou à Força após morrer com sua aparência de qdo era Jedi (achei certo a aparição de Hayden no final pq na verdade aquela era a aparência de Anakin qdo Jedi, ele nunca foi um Jedi idoso e nunca foi um idoso saudável).
    George Lucas disse em entrevista como começou a imaginar Star Wars: a saga giraria em torno da história espacial de um pai com dois filhos gêmeos. Dessa imagem, ligada à forte imagem do mascarado q viria a ser Vader, nasceu a saga.
    Por isso, Anakin é sim é o personagem central da trama, e seguido de seus dois filhos q lutando cada um a seu modo o ajudam a trazer a paz de volta à galáxia libertando-a do famigerado Império pra sempre!

  • thiago

    Acho que o equilibro é mais pelo fato de nro de Jedis e siths…que ficou reduzido drasticamnt pós Anakin em nros semelhantes aos Siths
    2 jedis X 2 Siths

    Pós Luke, os jedis voltaram a ser grande maioria na galaxia(com suas escolas) e os sith ficaram renegados a viverem nas sombras, do mestre treinando o “padawan” …trazendo de volta o desequilíbrio

  • Rodrigo Motta

    Tá tudo errado. A profecia tá errada. Foi tudo um mindgame do Kyle Reese!

  • sky

    Rodrigo Motta, que que é? Tá ficando doido é? kkkkkkkkkkkkk Estamos falando de Star Wars! Vc tá no post errado…

  • Hrensugg Strom

    @Starwars Maniac
    Cara, só lamento sua cegueira.

    Em *cada uma* das revistas do Universo Expandido está o selo LUCAS BOOKS. O que eu postei não é absurdo so porque vc disse que é.

    Meu camarada, se o sr. GL fosse verdadeiro e fiel como vc axa, tem a ilusão que é, *jamais* teria colocado seu selo no “confuso” Universo Expandido – e este tenho certeza não teria prosperado.

    Só lembrando, a maioria das coisas do UE é *muito* melhor que os filmes. Veja-se p ex a Trilogia de Thrawn – só pra dar um exemplo.

    Comentei bem acima sobre o Galen Marek, o Sith/Jedi herói do jogo “The Force Unleashed” – se vc procurar os vídeos dos making of pra esse jogo, terá a desagradável surpresa de ver que tudo q foi apresentado finalmente no jogo foi supervisionado pelo sr. GL. Também aproveito pra lembra-los sobre os primeiros jogos de SW, do Kyle Katarn: essa personagem foi criada com olhos atentos do sr. GL. Na época longinqua ele deu entrevistas sobre a trama e as personagens. Quer MAIS canon que isso? (Claro, to usando a sua interpretação de se ele falou é). É totalmente UE.

    “Se você escrevesse uma história não ia gostar de ver outras pessoas a mudando, né?” Resp.: Creio q *eu* não gostaria, mas o sr. GL parece não concordar com vc, pois ele, repito, carimba o UE de SW.

    Olha, eu simplesmente gostaria q fosse como vários ae axam que é: que só os seis filmes contam o que há para se dizer sobre SW, mas não é verdade.

    Vou dar inclusive, cooperando agora, sem ser rebelde, meu insight sobre o papo ae do Anakin: creio que ele *é* o escolhido da Força. Como reforço a isso vc tem a lamentação do Obi-Wann no terceiro filme depois de ter picotado o pobre rapaz. Aliás, chorando, eu teria ido la e terminado de rolar ele pra dentro da lava e poupado coisa de 20 pocos anos de guerra civil.

    Lembrem-se que quanto ao *poder* ou *presença* de cada um deles na Força é outro assunto.

    Mas vou fazer uma afirmação que talvez deixe alguns aqui com as orelhas fervendo: o fã que se concentra apenas nos filmes de SW não entende *nada* de SW. Pronto. Falei.

    P q? Vc não pode ignorar o UE simplesmente. Ele está aí, aprovado pelo sr. GL, não importa o q vc axe. Agora uso a essência de uma afirmação do Starwars Maniac. O UE É obra do sr. GL. Ele é qm tem de responder pelas dificuldades.

    Citei nos meus posts jedi e sith vindos dos jogos KotOR I e II – que tem igual supervisão do estudio Lucas Arts – tendo suas personagens incluidas no tal canon (se é q há realmente uma coleção de manuais etc sendo canon).

    Alguns ae postaram bastante a palavra FATO. Se alguem puder provar que o UE não recebe o selo do sr. GL (não é se ele “gosta” do UE ou não – q é outra coisa), pode se pronunciar e esfregar na minha cara. Enquanto isso, continuo afirmando: qm não conhece o UE de SW não manja nada de SW. Inclusive os RPGistas que são “filmistas” podem parar de jogar com temas SW, pois até mesmo estes são do UE.

    Aproveito para deixar aqui um site mto bom: http://www.wookieepedia.com. Ali tem canon até sair pelas orelhas.

  • Elisa

    Só um “aperitivo”:

    “A história de GUERRA NAS ESRELAS é realmente a tragédia de Darth Vader. Essa é a história. Uma vez que Vader morre, ele não volta à vida, o Imperador não é clonado e Luke não se casa.”
    (George Lucas, maio de 2008 à revista Total Film).

  • Elisa

    Esse meu comentário, q postei antes desse pequenininho aqui em cima não apareceu, então lá vai ele de novo… rsrsrs

    Caramba… toda essa discussão por causa de U.E?…
    Bom, eu vou dar a minha opinião: acho q as pessoas podem conhece-lo, o problema é q mta gente fica tãããooo cega q passa por cima dos cânones e do George Lucas! Eu concordo com todos q disseram aí q G.L. é q tem a ultima palavra. E ele não “carimba” o E.E não, apenas algumas produções e pq ele fez isso? Pq não conseguia controlar, então resolveu ganhar o dinheiro dele com isso, mesmo pq nada mais q justo.
    Levar o U.E. como diversão é legal, o q eu acho errado é as pessoas ficarem usando ele pra explicar os filmes, e quem prefere o U.E. do q a saga Star Wars propriamente dita, não é fã de Star Wars de fato, e sim de um universo paralelo q foi criado baseado em Star Wars.
    Eu amoooooo STAR WARS, e curto alguns elementos do U.e. Só q não levo a sério. Não fico enfiando isso no meio dos filmes pra explicar os filmes, ou pra contrariar os filmes.

    Quem conhece a história toda de como tudo isso começou pensa duas vezes antes de falar besteira, ou falar q esse U.E é melhor q Star Wars!
    Estou fazendo um blog-site pra homenagear a saga e como é um blog, tenho q fazer de trás pra frente. Então as partes em q comento o U.E já estão lá.
    Explico detalhadamente a questão dos cânones e tb coloco lá frases do´próprio George Lucas a esse respeito.
    Pq estou me baseando nos termos e regras estabelecidos pela Holocron e não nos meus achismos, como mtos fazem.
    Eu não sou dona da verdade, mas George Lucas é dono de STAR WARS.
    Ah! E wijpéia NUNCA foi fonte confiável, cada hora vem um e a muda como bem quer!…
    Eu preferi ir direto à fonte pra obter pro meu site informações confiáveis.
    “Se você escrevesse uma história não ia gostar de ver outras pessoas a mudando, né?” Concordo totalmente com quem disse essa frase, pq se George Lucas realmente não se importasse com os outros fuçando na obra dele, não teria estabelecido q A VERDADE MÁXIMA ESTÁ APENAS NO G-CANNON. E não teria, antes disso, passado tantos anos tentando acabar com essa bagunça.
    Por isso, digo o seguinte: levar a SÉRIO, a ferro e a fogo, as coisas do U.E. é o mesmo q levar a sério promessa de político e não entender em nada a verdadeira mensagem traziada por STAR WARS.

    Taí, o q George Lucas acha do U.E:
    http://espacostarwarsguerranasestrelas.blogspot.com/2010/02/o-ue-segun do-george-lucas_26.html

    Agora, o q são os cânones, e o q é o U.E. mesmo pq conheço mto grande fã de Star Wars q nem sabe da existência do Universo Expandido:
    http://espacostarwarsguerranasestrelas.blogspot.com/2010/02/o-que-e-o- ue-e-os-canones.html

    Agora, os absurdos do U.E., q contradizem os filmes e tem gente q leva a sério, mesmo sabendo q está desobedecendo os cânones!!!
    http://espacostarwarsguerranasestrelas.blogspot.com/2010/02/os-absurdo s-deste-universo.html

    Esse meu trabalho é resultado de anos de pesquisa.
    Se algum fanático pelo U.e> quiser brigar comigo, digo: antes vá brigar com George Lucas e com a Holocron, pq eu apenas transmiti aquilo q foi estabelecido por eles.

  • Edu Mad-Hatter

    Na Saga ate hoje contando com os livros e quadrinhos oficiais (conta pela cronologia que o proprio George Lucas aceita) o escolhido e o Anakin ja que ele vai trazer equilibrio a força atraves de seus descendentes, “Virna da Goba uma ex Sith predice que os Gemos da força iriam destruir o Imperador e trazer e começar uma nova Era para os Jedis em O Imperio do Mal I, sabemos que o Imperador ainda vive e ele e derrotado por Luke e Leia (esta ja controlando muito bem a Força) junto com os filhos que Leia esta esperando. O Imperador volta mais ai e outra historia.
    Porem fica entendido que e de Anakin que começa toda mudança e ele teve quer passar por todas essas coisas pra se ter esse futuro novo para os Jedis.

  • Renver

    “amadeu diz:

    eu tenho um teoria faz anos:
    Esse negócio de “Bring balance to the force” não foi o que o anakin fez? tinham 2 siths e vários jedi. Anakin entra na jogada e ficam dois siths (Palpatine e Vader) e dois Jedi (Yoda e Obi Wan). Quem mais equilibrio que isso…
    O Yoda fala do episódio 2 que eles podem ter interpretado mal a profecia. Eu acho que o anakin veio pra quebrar tudo. Quase uma força da natureza que faz um controle populacional através de uma desgraça.

    Precisava desabafar isso… hehe
    abraços.”

    ————–

    RAPAZ PIOR QUE O QUE VC DISSE TEM TOTAL SENTIDO

    HAUAHAUAHAU

  • Renver

    com ctz esse é melhor parâmetro para comparação:
    ——
    ” Martinelli diz:
    domingo, 1 de junho de 2008 às 1:52 am

    5. Anakin pegou Padmé Amidala. Luke não pegou ninguém. E ainda que tivesse pego, ela não seria interpretada pela Natalie Portman, o que resultaria em mais um fail na comparação com o pai.”

    hauahauhaua

  • Nerdinho

    Para o Edu: O IMPERADOR NÃO VOLTA! Foi tio Lucas quem disse, então tem que aceitar, mané!
    O escolhido é o Anakin porque só ele pode mantar o imperador e ele matal. Nem sei porque tem gente que não consegue enfiar isso na cabeça e fica inventando outros escolhidos!

  • Nerdinho

    Foi mal aí na digitação, eu quis dizer: O escolhido é o Anakin porque só ele pode matar o imperador e ele mata.

  • Ricardo

    Eu entendi que o equilíbrio da força seria os Jedis deixarem de ser um polo de altruímos ao contrário dos sith que são extremamente individualistas, vivendo as próprias paixões.
    Para haver equilíbrio tanto os Siths quanto Jedis deveriam perecer por um equilíbrios entre as duas áreas do espírito humano.

  • Carlos Eduardo

    Anakin é o mais forte,ele acabou com o império e reestabeleceu o equilibrio da força com o sacrifício da vida.Luke foi o escolhido para dar inicio a uma Orden Jedi mais justa(anakin foi seduzido pelo lado negro por temer a morte de Padmé -que infelizmente acabou acontecendo)

  • Roland

    Não tem como Luke ser escolhido, ele foi uma peça fundamental para redimir o pai, essa é a função dele na saga, resgatar o pai para o lado do bem. É bem verdade que Luke nunca foi para o lado negro e seus defensores alegam isto para dizer que ele foi mais forte que Anakin. Mas ele não foi para o lado negro porque tinha o exemplo do pai e só iria repetir o mesmo erro se fosse muito burro e isso ele não era! E ele não tinha um ponto fraco como o Anakin tinha que era seu amor e seu apego pela Padmé e o absurdo medo que ele tinha dela morrer! Anakin é o redentor da galáxia, ele nasceu para isto e mesmo tendo ido para o lado negro ele no fim da vida conseguiu o impossível: voltar!!!!! Ele é definitivamente o escolhido, o unico capaz de destruir o império e os siths! E Luke é o redentor de Anakin.

  • Darth Caio

    “…Será que Yoda não estava, ao observar a criança no Episódio I, vendo a aura de outro Skywalker, ou seja, de Luke.”

    Olha, um argumento muito imbecil para o Jovem Nerd. Anakin era sim o escolhido e, mesmo não resistindo o lado negro da força, ele trouxe a paz na galáxia (Coisa que o escolhido faria). De um jeito ou de outro, ele concretizou a profecia do escolhido, provando assim, merecer tal posto.

    Voltando ao assunto:
    Em praticamente nenhuma caracteristica Luke é melhor do que o Anakin. Anakin tem mais experiência, frieza, força e mais milhões de outras coisas que eu poderia citar! Acho que o filme forçou muito nesta hora (Um dos únicos erros na estética dos filmes da série Star Wars, de George Lucas) para poder continuar com a idéia de um desfecho perfeito.

  • Sony

    Todo mundo viu “O império contra ataca” e sabe que Vader venceu, só não matou Luke porque não quis.
    Se não fosse ele poupar a vida do filho não haveria uma segunda luta para Luke vencer, e ele só venceu porque desepejou seu ódio bo pai qnd ele falou na sua irmã.
    Mas acabou nas mãos do imperador e se não fosse Vader de novo Luke seria um homem morto. Ele deveu sua vida Vader duas vezes!
    Luke não é o escolhido e seus argumentos são uma forçação de barra porque vc simplesmente prefere o Luke e queria que ele fosse o escolhido, mas não é.

  • gabriel

    na minha opinião o total equilibrio da força não seria a total destruição dos sith e nem a dominação dos jedi, o escolhido seria aquele que fizesse com que os sith e os jedi paracem de brigar, temos de nos lembrar que a visão que yoda teve não era um imagem perfeita para falar a verdade o escolhido nem apareceu pois de acordo com os livros, após a morte de darth vader o luke ja é um cavalheiro jedi e ele anda pela galaxia procurando outros usuarios da força, e a briga entre jedis e sith volta a aconteçer. Isso esta nos livros e em varios jogos da serie Star Wars. O escolhido não é nem o luke e nem anakin pois nenhum deles fez com que a força se equilibrace em um só ponto impedindo assim para sempre as guerras entre sith e jedi. O escolhido ainda está para aparecer. não poderia ser o anakin porque quando ele passou para o lado sombrio deixou de ser um jedi causando mais confusão ainda e também não poderia ser o luke porque o confronto entre jedis e sith ainda não terminou.

  • Bruno T.M. – Shooting Star

    é como já comentaram… a profecia como o próprio Yoda explica, trará o equilibrio. Como naquela época o lado negro era bem mais fraco, aconteceu do Anakin cair para o lado negro. Nessa mesma época muitos Jedis morreram. O lado negro ficou mais forte.. até que finalmente o escolhido pôs fim ao imperador.

  • Eu mesmo

    Olha essa teoria do Gabriel que escreveu logo aqui emcima não tem pé nem cabeça e é totalmente incompativel com a mensagem da saga e alem de tudo já foi mais de uma vez desmentida por George lucas e outros diretores ligados a star wars. Anakin é o escolhido. ponto. equilibrio da força é sim o exterminio dos siths. ponto. passa a regua.

  • Soth

    O equilíbrio na profecia poderia ser o próprio Luke, que é “trazido” ao mundo por seu pai, Anakin, o que confirma que o Escolhido é Darth Vader, pois ele foi o responsável por trazer o equilíbrio à Força, no caso, Luke Skywalker, aquele que restabelece a Ordem na Força. Lembrem que durante o Império não há equilíbrio de poder entre os sith e o jedi, como foi dito. Os sith estão muito mais poderosos e os jedi fracos. Os sith são responsáveis por causar PERTUBAÇÕES na Força. O uso conservado dos Jedi que traz o equilíbrio, a ordem. Logo, é o restabelecimento da ordem jedi, o fim das pertubações na Força com a derrota dos sith – este é o tal equilíbrio, trazido por Anakin, por ele ter gerado Luke, que mais tarde será responsável pela resistência ao Império e proporciona seu fim, realizado pelo próprio Anakin. A profecia estava certa: Anakin é aquele que traz o equilíbrio à Força, mesmo que por caminhos tortuosos – a tal da névoa no futuro dele que Yoda cita.

  • thiago

    “temos de nos lembrar que a visão que yoda teve não era um imagem perfeita para falar a verdade o escolhido nem apareceu pois de acordo com os livros, após a morte de darth vader o luke ja é um cavalheiro jedi e ele anda pela galaxia procurando outros usuarios da força…”

    isso ai eh o que o gabriel escreveu!
    primeiro erro: ioda falou que o futuro de anakin era nebuloso, ele não via claramente, mas ele não falou que anakin tinha um futuro negro,do lado negro ou coisa assim.
    segundo erro: só de falar “de acordo com os livros” vc jah ta falando bestera pq o que manda são os filmes,todo mundo ta cansando de saber disso.

    saca soh o que o manda chuva la da empresa do g.lucas falou:
    “Quando se trata da verdadeira história de Star Wars, você deve ater-se aos próprios filmes – e somente aos filmes…”

    cara, eu curto o universo expandido,mas não sou doido neh! tenho algumas coisas mas eh como jah foi falado aqui, são produtos e eu curto alguns pra me divertir,jogos e tals. mas a historia e as respostas da historia ta tudo somente nos filmes. se neguinho ignora isso eh pq eh burro msm.

    terceiro erro:como assim o escolhido não apareceu? pow vc não viu os filmes? a historia verdadeira ta nos filmes se vc nao viu n~ao sabe nada.
    anakin eh o escolhido, até g.lucas jah falou isso e explicou tudo tim tim por tim tim.

  • alair

    anakim e o escolhido pq foi ele quem no episodio 6 jogou o imperdaor nquele lugar e trouxe equilibrio para a força

  • Aninha

    O escolhido é o Anakin porque ele que tem mais midiclorias até do que mestre Ioda e porque foi ele que acabou com a raça daquele velho nojento, o darth Sidios, não foi Luke que fez, foi Anakin. Então Anakin é o escolhido.

  • Joel

    Acredito que a maioria dos “nerds” de hoje em dia nem eram nascidos naquele ano de 1977 quando surgiu o fenômeno Guerra nas Estrelas! Muitos deles mal saíram das fraldas. Então não tem idéia do que realmente significa “Star Wars” e o quão grande é sua importância histórica. Trata-se da série de cinema mais impressionante de todos os tempos, o significado desta obra, desta saga e o que ela vem mostrar é algo que só se entende com o coração. Nem todos alcançam isso. Pelo contrário, não ligam pra alma da série e só gostam das lutas. Obcecados que são, consomem qualquer porcaria que traz a marca “Star Wars” e não se importam com o fato de que, tirando os filmes, o resto foi feito puramente para fins comerciais. George Lucas se vendeu? Está enchendo os bolsos? Está. Mas não foi ele que começou isto, ele apenas tratou de lucrar e colher os frutos da sua própria invenção. Ele não é bobo. Mas fez questão de deixar explicadíssimo que tudo o que foi criado a partir e em volta de sua obra são produtos comerciais e que não fazem parte do SEU universo, explicou que não tem nada a ver com isso. Já explicou também que não se pode responder a questões referentes aos seus seis filmes usando material lançado por este “outro universo”, que não é o dele, que é feito por outras pessoas pra faturar dinheiro. Os filmes dão muito dinheiro, mas eles não nasceram para isso, eles foram feitos para realizar o sonho de George Lucas e ele não fazia a menor idéia se faria sucesso ou não. Ele só queria dividir com o mundo a sua idéia, e contar a sua história. Por isso é uma pena que levados pelo consumismo de hoje em dia, entre jogos, quadrinhos e livros de autores que só querem faturar uma grana preta com o nome de Star Wars, os garotos deixem de lado a essência, a alma e a magia de Guerra nas Estrelas e muito provavelmente são muito poucos entre esses jonvens “nerds” que conseguiram de fato entender profundamente a beleza do significado de Star Wars, que não é apenas uma marca, é algo é tão grande que não tem definição à altura!
    Com relação ao “escolhido”, por questões de sentimento, por ter visto os filmes todos no cinema na ordem que eles foram realizados, eu confesso que prefiro Luke a Anakin. Os atores, ambos trabalharam muito bem, mas eu era adolescente quando vi Luke e ele virou uma espécie de ídolo pra mim. Mas George Lucas deixou clara que o escolhido é o Anakin. Como foi ele quem criou a história ele sabe mais do que eu. E está mais que claro que se a missão do escolhido era destruir os siths coimo é falado nos filmes, o escolhido é Anakin, não resta nenhuma dúvida, não há porque discutir; acredito que essa discussão deve-se à falta de interação com os fatos que acontecem nos filmes e com as declarações do criador da história ou talvez devam-se também a uma rebeldia, uma não aceitação da história como foi feita. O Luke merecia ser o escolhido mas o fato de não o ser não diminui sua importância dentro da história de Guerra nas Estrelas e também fora dela, como herói do cinema moderno e personagem principal da triologia clássica que tem seguido com força total por mais de três décadas.

  • TONICO

    Basta responder a uma pergunta pra saber quem é o escolhido: quem matou o imperador e liquidou com os siths? ANAKIN SKYWALKER. Ele é o personagem central da saga, é ele quem está em toda a saga e não Luke. É ele, Anakin quem retorna no ultimo episodio, RETURN OF THE JEDI. Return OF THE Jedi todo mundo que saca um pouco de inglês sabe que significa “o retorno DO Jedi” e esse titulo se refere ao jedi que estava perdido e volta ao lado branco da força, é a volta do Anakin de sith pra jedi, é disso que fala o titulo e não de uma volta da ordem Jedi. Yoda disse que Luke seria o ultimo Jedi portanto não haveria volta da ordem Jedi, ele mandou Luke ensinar a usar a Força mas não mandou ele criar e muito menos modificar a ordem Jedi. George Lucas já falou sobre isso, ele não ficou satisfeito com umas novelizações póstumas que fizeram porque modificaram o sentido da história e também fizeram mudanças inaceitáveis na ordem Jedi. Isso devido a uma interpretação equivocada do titulo do episódio VI, porque não é a Ordem Jedi que volta, e sim UM Jedi, o Anakin. Ele é o escolhido e George Lucas também já falou sobre isso, ele fala isso nos bônus do episódio III. Quem ainda não viu veja, e tire todas as suas dúvidas quanto a isso.

  • aac

    A parte de Darth Vader está certo, Anakin sempre teve um bom coração e o combustível do lado sombrio é o ódio, e isso ele não tinha por seu filho. Vale ressaltar que no gibi império do mal, se não me engano, o imperador diz que Darth Vader era uma mascara de ferro que pôs medo em toda a galaxia, mas por trás dela havia uma pessoa fraca (de bom coração)

    Também posso te dizer que Anakin é o escolhido e não seus filhos. Ele cumpre a profecia em restaurar a força. Se você não sabe – o que eu acho muito difícil – Anakin é o personagem principal da saga (e não Luke como pensam), o próprio George Lucas afirmou que não faz sentido fazer filmes pós episódio 6, pois ali é contada a vida de Anakin Skywalker, o escolhido.
    Espero ter esclarecido o óbvio, até mais.

  • Rodrigo Portillo

    Não acha irrelevante discutir algo criado por um roteirista sobre o qual a única resposta seria dada pelo o próprio roteirista? E que, mesmo assim, continuaria sendo ficção. Discutir profecias inexistentes é como esperar que uma bola de futebol converse com uma de basquete, e os dois tenham uma bola de golf.

  • Pablo

    Eu tenho uma interpretação pra isso que algumas pessoas podem achar absurda. Mas vamos a ela! Eu acho que há uma referência ao cristianismo. Anakin sem dúvida é o escolhido. Anakin simboliza Jesus Cristo, Shimi Skywalker a Virgem Maria, A Força é Deus e Darth Sidious a personificação do diabo (lado negro). Jesus não tem um pai biológico de acordo com a crença, Anakin também não. Jesus foi concebido por Deus pra salvar a Terra, Anakin foi concebido pela Força pra salvar a galáxia dele. Ambos foram tentados pelo diabo, mas como Anakin tinha uma mulher em sua vida, cedeu à tentação por amor a ela e depois pela fome de poder. Jesus foi crucificado, Anakin queimado vivo. Mas Anakin sobreviveu porque ainda tinha que se redimir e cumprir sua missão e ele a cumpriu sacrificando sua própria vida pra salvar seu filho. Destruindo os siths e libertando a galáxia pra todo sempre, ele retornou ao lado branco da Força e se uniu a ela após morrer, e isso simboliza a ressurreição de Jesus. Pode parecer doideira mas já vi pessoas que também acham isso, faz sentido, não faz?… Eu acho que George Lucas pode ter feito essa ligação e se inspirado no cristianismo pra criar sua saga…

  • Méia

    equilibrio = o bem.
    desequilibrio = o mal.
    o que faz o desequilibrio no mundo e na vida? é quando alguém faz o mal.
    e a mensagem de star wars é bem clara e é essa: a luta do bem contra o mal então o mal representa o desiquilibrio. acabar com os siths traria o equilibrio.
    então quem acabou com os siths? anakin. ele é o escolhido e não Luke. é óbvio.

  • Méia

    esta lendo os comentários, quanta besteira as pessoas falam my god! hahaha
    yoda errando a profecia, força cinza, luke indo pro lado negro, equilibrio ser dois siths e dois jedi, quanta ignorancia!
    está bem claro nos filmes que equilibrio é o bem e que o lado negro só desequilibra a força, restaura-la é devolve-la a luz e não joga-la nas trevas como diz obi wan no ep III. a força estando equilibrada não é negra nem cinza. ela é iluminada e assim mantem a paz e o equilibrio da galaxia que foi o que o anakin trouxe.

  • Méia

    (eu quis dizer “estava” lendo os comentários).

  • Méia

    era só o que falava…anakin jesus cristo, essa foi demais! hahahaha
    como eu disse as pessoas falam muita besteira.

  • Coloring Pages

    Wow this takes me back. Like your blog design too.

  • joao

    o anakin sempre foi o melhor mais elle tambem era o mais forte , isso quer diser a força dela e de sangue que e compartilhado entre ele e o luke por isso os dois devem ser os mais fortes

  • Fábio

    Cara com certeza é Anakim e ele só perdeu a ultima luta para o seu filho por que quis, em nível de força Anakim é bem mais forte que Luke e o desiquilíbrio na força é ter o lado mal e não os dois ter a mesma força,

  • Matheus

    na verdade o escolhido e anakin ja que foi ele quem matou o imperador e restaurou a ordem na galacia

  • Olyver

    Quem acabou com os Siths diretamente foi Anakim, mas quem influênciou para isso foi o Luke. Acredito que o Luke foi o escolhido.

  • Méia

    uma profecia nunca diz quem ou o que vai influenciar a pessoa a fazer uma coisa, cumprir uma profecia.
    ela diz apenas quem vai fazer.
    e a profecia não era que o escolhido seria quem levaria outra pessoa a acabar com os siths, o escolhido era quem acabaria com os siths e quem fez isso foi anakin.
    a profecia é direta não tem enrolação mas tem gente que gosta de procurar xifre na cabeça de cavalo pra falar que o luke é o escolhido. hahahaha
    e se não estou enganada até o jorge lucas ja confirmou isso, que o escolhido é o anakin.

  • acorda

    se vader nao matasse o imperador… o mesmo iria matar luke com os raios, porem vader pega o imperador e mata-o, ou seja… anakin era o escolhido… pois matou o imperador… e ainda nao deixou o merdinha do luke morrer

  • acorda

    vader matou o imperador… impedindo a morte de luke, pois o mesmo estava sendo torturado pelo imperador e se nao fosse o vader ele teria morrido… ao pegar o imperador… ele recebe uma grande carga de energia, ele taca o imperador no abismo matando-o, e depois o proprio vader morre, ou seja… ele destroiu todos os sith, o imperador e ele mesmo, ANAKIN ERA O ESCOLHIDO

  • joao

    concordo com o nerd acima!
    Anakin realmente era o escolhido!
    qnt a batalha q o mesmo perdeu para Kenobi! ficou basicamente em empate Anakin perdeu por causa do odio !
    sua mente naum era tao elevada qnt a d Kenobi!
    etc
    Anakin era o escolhido!

  • tonga nopi

    ahahahahahahahahaha, voceis sao injenuos, o luke só conseguiu matar o dath vader por que o darth vader ficou com pena dele e emocionado ao ver seu filho, e como voces se sairiao, numa armadura nada confortavel, todo muchucado dentro dela e anda tendo que matar seu proprio filho e os caras que te ajudaram!!! pra mim o darth vader fez isso de proposito e deixou-se morrer

  • lucad

    Você esta considerando tecnologia e não poder! o luke se torna bem mais poderoso que anakin.Luke aprendeu em poucos dias o que alguns dos jedi da velha republíca não aprenderam na vida toda!!!Luke é o jedi mais poderoso que eu já vi,descobriu novos poderes da força como a manipulação dos elementos da terra(água,fogo,terra e ar) e muitos outros que não vou citar.

  • a sei la

    so sei q star wars 4,5 e 6 são 1,2,3
    é igual ao x-man q no 4 mostra o inicio de tudo porra

  • MattSkywallker

    a verdade e que enquanto darth plagueis tava dormindo ele teve uma visao de tudo que aconteceu en todos os episodios de star wars e dessa visao ele criou anakin skywallker com o poder de criar midiclorianhs (lembre que anakin tem mais midiclorianhs que yoda) e entao ele viu que o seu aprendiz darth sidious iria matalo e entao ele transferiou seu espirito para o corpo de qui-gon- jin o mestre de kenobi do ep 1 (perceba que o yoda olha o mestre de obi-wan con desconfiança) entao ele influenciou darth sidious a encontrar darth maul que na verdade nao morreu no final porque por baixo da roupa preta tinha um colete feito de um metal muito raro aprova de sabre de luz perceba que quando o sabre de luz acerta a barriga dele a roupa nao rasga e no episodio 2 quando conde dookan da um corte co o sabre no obi-wan a roupa rasga ,e qui-gon que e plagueis possuido quebra a nave fazendo ela cair (na ficha oficial de qui-gon ele tem muita experiencia em sabotar naves)perto da casa de anakin seu filho e na hora da corrida do anakin e ce futuor de anakin por isso sabia que iria ganhar (e nessa epoca anakin nem sabia o que era lado negro e anakin dizia sonhar que era um jedi ) e no epi 2 yoda nao conseguia ver o futuro de anakin entao na hora que darth maul seu verdadeiro mata o corpo de qui-gon ele fica vagando como um espirito igual a yoda no ultimo episodio e na hora que corpo de qui-gon e queimado maca windu perguta se o sith maul morreu era o mestre ou aprediz na hora que ele fala aprendiz mostra a cara de papaltine que era na verdade o aprendiz (perceba que o nome do filme e star wars A AMEAÇA FANTASMA porque plagueis virou o fantasma) e no final do epi 3 yoda diz que qui-gon aprendeu a imotalidade e ensina para yoda e obi-wan para que virando imortais se deixem matar(yoda morreu de doença que ele poderia ter impedido mas ja que iria virar um espirito nao se salvao e obi-wan se rendeu para darth vader e disse me mate que eu ficarei mais forte) valeu. Se quiserem saber porque yoda e tao forte façao um poste que eu respondo

  • vinicius

    eu sou a ameaça fantasma e irei destruir tudo hahahahahahahahahahhahaha

  • valdigleis

    Eu acho que o escolhido é realmente Anakin pois lembre-se que a profecia diz que haveria um jedi que destruiria os Sith e Traria equilíbrio para a força, pois bem quem destruiu o ultimo Sith foi Anakin e não Luke.

  • Panda

    A profecia dizia que ele traria equilibrio para a força, mas não fala de que maneira…
    Ou seja, o Anakin (com ajuda da princesa) gerou o Luke, que por sua vez trouxe o equilibrio, ou seja se não fosse pelo Anakin, Luke não estaria vivo ( nem existiria) e tudo indica que os Sith ainda estariam vivos! (claro que nos filmes). Anakin devia ser o escolhido para colocar o escolhido mundo…. acho que to lendo muito o Andar do Bebado…
    Sorry se mais alguem comentou isso… num tenhu paciencia pra ler 18989787786 comentarios…

  • Alexandre Labatut

    Lord Vader não foi nem de longe o último Sith. Talvez o mais poderoso da sua época, mas não o último. Lembrem que antes mesmo de Anakin se tornar Lord Sith existiam dois Siths poderosos. Palpatine e Conde Dookan, sendo que Dookan era o mais poderoso, mas antes de toda essa história dos filmes, existiu há mais de 5000 anos um mundo Sith, que foi dizimado pelos Jedi, mas não aniquilado.
    Os Jedi somente deram as costas às práticas de bruxaria e ao lado negro que os Sith viviam de acordo e que ia de encontro com a Ordem Jedi e a República.
    Na época atual do filme, é novamente lembrado que um Mestre Sith não é visto há mais de 1000 anos, tanto que a Ordem Jedi não acredita quando Obi-Wan e Skywalker relatam ter encontrado um Sith (Darth Maul) em Geonosis.

  • Alexandre Labatut

    Então essa história de dizer que o equilíbrio da força se deu pela aniquilação dos Sith, é totalmente infundada.
    Provavelmente exista algum Sith em algum canto da galáxia, que vai colocar aquele sabre de luz duplo bem dentro de Luke. Claro, depois que ele ficar bem velhinho e ter tido alguns filhotes

  • Rodrigo Miranda

    Pensei q a profecia seria trazer um Sith de volta para luz…

  • Bárbara

    Bom, meu namorado tem uma teoria diferente…

    Tipo, a profecia fala sobre um escolhido para equilibrar a Força. E, pensando bem, foi isso mesmo que o Anakin fez, equilibrando os lados Jedi e Sith, ele levou a Força ao balanço. Ou coisa do tipo.

    Então, sob esse ponto de vista, o Anakin é o escolhido.

  • ai meu deus

    o mattskywalker viajou legal kkkkkk
    o anakin nao eh filho de darth nenhum
    eh filho direto da força,se ele fosse feito por sith nao ia ser o escolhido,nao ia precisar de anos e anos de seduçao do darth sidious pra virar ele pro mau, ele ja ia ser mau desde criança,o jorge lucas jah falou sobre isso uma veiz,o anakin nasceu pra ser bom,equilibrar a força acabando com os sits e foi q ele feiz
    num momento de fraqueza ele foi pro lado negro mais votou pro lado bom ao salvar o filho e matar o ultimo sith pq ele msm deixou de ser sith nakele momento e volto a ser jedi
    isso tah nos filmes eh soh assistir nao precisa ficar inventando teoria
    tah tudo lah pow

  • Ciço

    MAS O LUKE PEGOU A IRMÃ DELE!! Não tem como ser do lado “claro” da força fazendo uma coisa dessas…

  • du

    e quem falou que os siths foram todos eliminados?
    e quem falou que essa historia chegou ao seu fim está completamente enganado o universo star wars é tão infinito quanto o universo, esperem pois historias ainda virão.

  • Eliel

    Eu concordo com um amigo que disse que hava jedis demais e sith de menos nos dias de Anakin. Ele equilibrou as coisas ao ir para o lado negro.(Ou lado afrodescendente como queiram) Assim como Obi-Wan foi mas forte que ele conseguindo derrota-lo e ainda tornou-se imortal na força. Luke foi muito mais forte resistiu a tentação do mal. Anakin pra mim pelo trato que lhe foi dados nos merd-episodiod novos não passava dum garotinho chorão que vivia se reclamando que Obi-wan o reprimia kkkkk Muito gay!! A visão dos jedis era muito curta, eles viam o mundo em preto e branco, bem e mal e por estarem tão envolvidos em assuntos “mundanos”(politica, guerras etc) não perceberam o obvio. Se o futuro do pequeno Anakin era incerto como disse o mestre Yoda – O maior dos cego- deveriam ter daod mais atenção ao garoto. E ele mesmo ter treinado ele assim como fez com luke no futuro. E Luke era o escolhido se é que isso importa ou que Geroge Lucas esteja se importando com as opiniões do monte de nerds kkkkkk

  • lord sauron

    ei pessoal que negocio e esse que dath nao sei das quantas criou anakin skywalker??????

  • respondendo o lord sauron

    isso eh teoria de fã, não passa disso.
    eu não acho legal essas coisas q ficam levantando teorias absurdas.
    equilibrar a força EH MATAR OS SITHS
    eh soh ver os filmes pq isso eh falado e mostrado lah
    qualquer coisa q contradiga o q mostra os filmes eh invalido
    quem mato odete hoitman?
    FOI A LEILA
    todo mundo viu então não adianta falar q foi a fatima ou o marco aurelio
    alguem pode ateh levantar teoria q ela tava mentindo mas não tava
    pq foi isso q a novela mostrou
    star wars eh aquilo q o cinema mostrou
    o resto eh soh RESTO mesmo e teoria maluca de fã!

  • respondendo o lord sauron

    quanto ao escolhido isso não eh questão de opinião.
    eh uma historia jah escrita e definida por um autor q eh o george lucas
    anakin eh o unico escolhido e PONTO FINAL
    nem tem o q discutir
    pq se meia duzia de nerds queria q fosse o luke tah perdendo tempo
    pq não é
    vale o q o cinema mostrou e quem matou o ULTIMO SITH foi o anakin

  • Moises

    A profecia é: o escolhido trará equilíbrio a força. Como tudo que existe no mundo ou nos mundos o equilíbrio é composto por duas ou mais forças agindo em conjunto. No caso o bem e o mal. Anakin veio e equilibrou com o lado negro, uma vez que o lado jedi estava predominante, quando o lado negro de Darth Vader começou a predominar veio seu filho e equilibrou novamente matando-o. A profecia diz equilibrio e não predomínio de uma força ou outra. Portanto por ter equilibrado a força no no início e ter gerado o cara que equilibrou a força no fim e se deixou ser morto para que isso acontecesse, Anakin Skywalker é o escolhido com certeza.

  • Marcel

    Absurdamente atrasado, mas como só vi agora…enfim.
    Luke “é” o verdadeiro escolhido. Isso me parece a mesma definição de Dragon Ball Z “o lendário super sayajin”, onde todos poderiam se tornar, mas Goku foi o “primeiro”, apesar de Brolly ser o fodãozão. O que quero dizer com isso? Não existe esse papo de midichlorians, ou quem matou quem. É uma simples questão de lógica. Existe a Força, e o Lado Negro da Força. Trazer o equilíbrio a isso é ser justamente o lado neutro: fazer uso correto de todos seus sentimentos. TODOS eles! Seja raiva, paciência, medo, serenidade. E Luke foi o primeiro a alcançar essa posto justamente quando se torna Jedi Knight ao não matar Vader. Agora imagina seu poder quando une paciência (pensar melhor) com a raiva mistura (que lhe dá mais força). O curioso é nem mesmo os mestres Jedi (100% lado Good da Força) ficarem com cagaço de se renderem a pelo menos 10% do Dark Side.

  • danthon neres

    como asim anakin nao e o escolhido?anakin foi o primeiro jedi a conseguir controlar a escuridao e a luz juntos(ver clonic wars book)entao concerteza ankin e o escolhido!!!!!!!!!!!

  • Marcolino

    Isso é um completo mistério porque anakin era um dos jedi mais poderosos de todos os tempos,derrotou darth tiranus(dukan),salvou obi-wan varias vezes mesmo obi-wan sendo seu mestre,foi o primeiro jedi da idade dele que conseguiu entrar para o conselho jedi além de ser mais poderoso que seu próprio mestre.

    Como darth vader acabou de uma só vez com todos os jedi do templo onde deveriam haver centenas.
    Todos sabemos que ele foi para o lado sombrio para salvar padme(o que foi o resultado da morte dela)mas se ela tão bom rapaz como se tornou o maior vilão da história? Mas ai vem o pior,ele sendo o único jedi capaz de dominar o lado sombrio tão bem e ainda tendo a força de um robo com mais suas tequinicas perfeitas com o sabre de luz como ele podia ser derrotado por um jedi que nem se quer acabou a escólinha de jedi e não foi só uma derrota ele tomou um banho nem se quer podia se defender como isso?

  • ChShiryu

    Antes de falar quem é ou não é “O escolhido” devemos definir o que é o escolhido. Segundo a lenda Jedi, o escolhido “Era aquele que traria o Equilibrio a Força”. No Episodio I temos uma noção de como está a “Força”, 2 Sith e uma penca de Jedi, ou seja, um total desequilibrio da Força pendendo para o lado dos Jedi, então ao fim do Episodio III ( Graças a Anakin) restaram apenas, Yoda, Obi-Wan, Luke e leia (recém nascidos) representando os jedi e Anakin e o senhor das trevas representando os Sith, ou seja 3 jedi contra 2 sith (desconsiderando a Leia), ou seja ao fim do episódio III as coisa estava um pouco mais equilibradas devido a Anakin ter “matado” e ajudado a matar os outros Jedi. Logo no no episodio IV Anakin mata Obi-Wan Sobrando apenas Luke e Yoda no lado jedi, assim até esse ponto Anakin Skywalker é o Escolhido pois ele trouxe o Equilibrio a Força restando apenas 2 jedi e 2 Sith. No Episódio II ( ou III, não me recordo bem) á uma Sena onde Mestre Yoda deixa Esplicito que o anakin é sim o Escolhido, porém isso não era o que os jedi esperavam, ele fala mais ou menos assim ” temo que interpretada errada a Lenda foi”. Por Fim no episódio VI após a morte de Yoda, o desequilibrio retorna restando Apenas Luke como Jedi Anakin e o lord das trevas. Então O anakin mais uma vez equilibra as coisas Jogando no Buraco o lord das trevas, restando apenas o Luke como jedi e ele como Sith. Então Luke desconverte Anakin de sith para Jedi Desequilibrando de novo. Enfim quem “troxe o equilibrio para a força” seja isso uma coisa boa ou ruim foi o Anakin Skywalker, por tanto ele é o escolhido, e para quem ainda pensar o contrario não existiria Luke sem Anakin sendo assim Luke foi só mais uma obra do Anakin nenhum merito poderia ser atribuido só a Luke, pois a existencia dele está agregada a de Anakin!

  • Matt .G.

    Nossa !Acabei de ler todos os comentarios,é muito mesmo!Alguem mais acha que essa discussão deveria ter acabado a,tipo,uns 3 anos atras ?

  • Anakin

    anakin trouce a paz ele destruiu todos os siths ( tirando o darth maul ) na estrala da morte quem matou o palpatine e trouxea paz em poha ?
    responde o luke

    R:não foi Anakin

    anakin morre no III e revive no VI

  • lucas mendes

    o mais forte e o anakin pois e le sempre foi o escolido porque o mestre quiin gon jim foi mal nao sei escrever esse nome mas ele disse que o escolido era o que iria destruir o imperio e foi o anakin que matou o palpatine e no ep 6 o luke so vence o darth vader porque o palpatine pede pra ele nao o matar porque ele queria q o luke foce pro lado sombrio e tambem o darth vader estava se tornando do bem e nao quis matar o luke pq sinao ele ja teria matado o luque no ep 5 quando ela apontou o sabre pra ele.

  • Reginaldo Ortega

    Eu acho que o equilíbrio mencionado na profecia se daria quando houvesse um ser capaz de dominar todos os aspectos da Força sem a impulsividade de utilizá-los para seu proveito, ou seja, alguém que fosse um Jedi e um Sith Lord ao mesmo tempo, mas com absoluto domínio de suas paixões. Sem considerar o “universo expandido” de Star Wars”, tenho certeza de que esse ser foi Anakin Skywalker, que teve a oportunidade de navegar por ambos os lados e, pouco antes de seu fim, entendeu o maior poder que possuía era o arbítrio, a possibilidade da escolha. Acredito que, quando se deu conta disso, cumpriu sua verdadeira missão naquela realidade, e sua morte não foi um castigo mas sim um prêmio por sua redenção.

  • Ricardo

    Bem, acho que o escolhido por quem fez a história, foi Anakim, já que basicamente a história contada nos 6 episódios clássicos se confunde com a história de vida deste, não ?!!!

  • lucas mendes

    o anakin porque o prafecia diz que o escolido iria salvar a galxia e destruir os sith e foi isso que o anakin fez e se nao fosse o anakin o luke ia morrer. assite p filme 3 4 5 6 que vc ve.

  • Sortudo

    Luke também chegou a ser seduzido pelo Lado Negro,por um curto período.E,após a morte de Luke,o mal e os Sith não foram completamente extintos (mesmo Palpatine revive depois),e inclusive um filho do Han e da Leia,sobrinho do próprio Luke,é seduzido pelo Lado Negro.Sem contar o Cade Skywalker,descendente do Luke,que usa poderes Sith sem o menor escrúpulo.
    Meu palpite é que não existe algo como “equilíbrio eterno” da Força.Ela sempre está mudando.Afinal,seria meio paradoxal que,para que a Força alcançasse o equilíbrio,tivesse que ser jogada nas Trevas pelo Anakin e depois resgatada pelo Luke.
    Então,acho que a profecia era exagerada.Tanto Luke como Anakin eram Jedis prodígio,mas nenhum deles era “o Escolhido”.

  • Thiago Barisson

    Anakin é o escolhido. Pois a profecia diz que ele traria equilíbrio à força, e foi justamente o que ele fez ao matar quase todos os jedis, sobrando pouquíssimos, de ambos os lados.
    O que Luke fez, depois de derrotar Darth Vader, foi “desequilibrar” a força novamente, pois recriou a escola de jedis.

  • ThallisPHP

    Concordo com o Thiago Barisson, mas quero registrar a minha teoria também:

    O Luke é o escolhido porque a força estava desequilibrada (mais para o lado da luz) quando o Anakin apareceu, quando se tornou Darth Vader ele desequilibro para o lado obscuro.

    Ao final da trilogia e com o começo da saga de Kyle Katarn, o Luke se mostra um mediador entre os dois lados, recriando a escola dos Jedi e deixando que eles escolhessem que lado seguir.

  • SW

    Dae gente!

    Para mim, o escolhido é claramente Anakin, mas não é disso que vim falar. É sobre o fato de quem é mais forte. Para mim, Anakin é bem mais forte( óbvio que teve mais treinamento e bláblablá), pois, se esqueceram pq ele passou para o lado negro da força? Foi justamente proteger sua família(padmé, que já estava grávida então se deduz que ele protegeu seus filhos também). Ta certo que muitos já disseram que ele se desequilibrou e esqueceu da sua meta de protegê-la. Mas eu acho que Anakin só não matou Luke por sabia que era sua família e lá estava uma parte de Padmé. E como já foi dito, ele matou oimperador para salvar seu filho Luke. Depois não teve coragem de matá-lo, deixando sua morte ocorrer, assim teve o triunfo dos Jedi, que como os Jedi interpretavam a profecia, era matar todos os Sith.

  • Matheus

    Depois de anos li essa matéria por quê afinal não comecei a curtir os podcasts e o site e todo esse material nerd a muito tempo,isso novo pra mim ainda.
    Mais achei isto um equivoco , pois está claro que Anakin (Darth Vader ) era o escolhido afinal ele destruiu o Sith dentro de si próprio e o Imperador, o Luke não fez nada mais nada menos do que dar esse semancol ao nosso querido Lorde Sith em se redimir.

  • você sabe quem

    eu sou o escolhido e eu trarei o equlíbrio para a força

  • house

    Cara essa ideia de que o Luke seja o escolhido não é a realidade,vc quer que seja assim,mas não é assim,o escolhido foi o Anakin todo mundo viu ele matar o imperador sith,se o Darth vader quisesse teria matado ou deixado o imperador matar o Luke,agora pare de viajar na maionese,seu fan poser de star wars.
    É cada uma aff.

  • nerdboy

    adoreiiiiiiiiiiiii o post

  • nerdboy

    add meu orkut amo star wars
    ciborgue666@hotmail.com

    tambem acho que a profecia era sobre o luke

  • eu

    véi, o anakin era fodão, sim, tinha mais celulas que o permitiam usar a força do que qualquer outro, mas ele se tornou fraco pois elas foram queimadas depois do acidente, alem de que ele estava ficando velho e o lance de nao querer matar o filho, acho que a profecia era sobre ele mesmo, mas ele nao pode comprila e outra foi feita, relacionada ao decendente do antigo escolhido :D ate dizem que se o anakin nao virasse darth vader ele seria MUITO fodão!……. (so mto nerd rsrsrsrsrs) e calma ae ou house, todos podem ter uma opinião brother

  • anna paulla

    são por causa das duvidas que eu sou muito fã de star wars (guerra nas estrelas)
    mesmo não tendo certeza que anakin seja mesmo o escolhido ele o o melhor…= D

  • Karol Skywalker

    Eu prefiro infinitas vezes o Luke doq o Anakin, pois ele foi forte o suficiente pra resistir decididamente ao lado negro, controla bem suas emoções, tem serenidade, obedece as regras de seus mestres, acredita em redenção e tem capacidade de transformar o coração dos vilões (quem conhece o Ue sabe que Vader não foi o único ), mas o escolhido é o Anakin, analisa o cristianismo, Jesus escolheu os piores para realizar os maiores feitos no mundo, SW pode ser uma imitação disso, a Força escolheu um jedi problemático que após se tornar um psicopata frio, encontrou a salvação num sacrifício que resultou no equilíbrio na galáxia, Luke foi um instrumento para dar um “Semancol” no Vader, para devolve-lo para o lado bom.
    Essa história que Luke vai pro dark side, é um jedi cinza e cria uma academia desregrada, não passa de um universo paralelo de SW, algumas coisas no UE são legais, como a Trilogia de Thrawn, Sombras do Império, Vader`s Quest, onde Luke se entrega ao Vader oferendo sua vida pra salvar outras pessoas, etc
    Agora essas historias que destroem o que o maior heroi de SW (desculpem fãs do Obi-wan) representa, não são legais e o George Lucas discorda.

  • José Alves

    De certa forma houve um equilibrio trazido pelo Anakin. Antes dele se tornar Darth Vader havia um desequilibrio enorme entre Jedis e Darths (sendo esses quase extintos). Ao assumir o posto de Darth Vader, os jedis caíram em número de tal maneira que logo passaram a coexistir em igual número com os siths,sobrando apenas 2 em cada lado, havendo assim um equilibrio entre a força e o lado negro.

  • Leandro Lima Rodrigues

    Algumas informações básicas;

    George Lucas DISSE que Anakin não era o escolhido. A busca pelo escolhido é algo emblemático, eterno.

    Outra coisa: Darth Vader NÃO MATOU o Imperador. Ele não morreu. Vejam a Nova República.

  • Morcego com Chocolate

    Anakin trouxe sim o equilíbrio para a FORÇA

  • Yashiro Natsume

    Anakin trouxe o equilibrio a força – Yoda aparentemente olhou tal equilibrio na Ameça Fantasma diria com uma ponta de egocentrismo pois a força equilibrada se trata tanto do lado da luz quanto o lado negro – e o lado da luz estava em extrema vantagem depois da quase obliteração sith nas antigas guerras portanto quando Anakin executou com exito a ordem 66 destruindo todos (quase todos) os Jedis a força foi equilibrada – passaram a existir tantos siths quanto Jedis no universo

  • Vitoow

    Darth Maul é o escolhido.

  • MacHill

    Anakin seria o mais certo para esse posto caro jovem nerd, porque, nas duas situações, ele trouçe o equilibrio, quem matou o imperador nao foi o Luke, e sim o Anakin.

  • Dav

    Cuidado gente…
    Anakin realmente é o escolhido…pois ele seria o que traria equilibrio para a força. Literalmente: 2 jedi (Yoda e Obi-wan) vs 2 siths (Dath vader e o imperador)
    Mas mesmo sendo o escolhido, Luke era mais poderosos. Ele simplesmente nasceu com um dom maior que qualquer um conhecido. Alem de se tornar jedi mais rapido que qualquer um, ele supera o poder do imperador no ultimo filme….. simplesmente quando supera a habilidade de ver o futuro do imperador:
    “Isso eu não previ…Mas não fará diferença.” – Imperador

  • Hegel

    Quanto a ser o “escolhido”, está claro que é o Anakin. Podemos comprovar isso, tanto pelo filme, quanto por depoimentos do próprio autor. O que quero comentar aqui é a respeito dos poderes jedi de Anakin/Vader e Luke. Anakin era bem mais poderoso que Luke, na verdade, era mais poderoso que qualquer jedi. O Imperador Palpatine sabia disso, dai seu interesse quase obsessivo em levã-lo para o lado negro. Anakin era, um mestre no manuseio do sabre de luz, reconhecidamente o maior piloto da galáxia, um gênio da mecânica e eletrônica, e principalmente aquele que tinha o maior contato com a força. Essa energia, misteriosa lhe deu vida, enchendo o ventre de sua mãe com sua escência. Ele não teve um pai, seu pai foi a força, que era mais forte nele que em qualquer outro ser, jedi ou sith. O fato de Anakin ter sido derrotado por Obi wan e Luke, foram mais devidos a seu próprio inconsciente que a qualquer outro motivo. O primeiro era seu melhor amigo, quase um irmão, o outro seu filho. anakin, no fundo nunca foi totalmente mau. Sempre houve nele um pouco de jedi. E esse resquício de bondade o sabotou. Sempre que ele se viu, num momento decisivo, seu inconsciente agiu. Isso fica claro no episódio 3, Obi Wan é derrotado com certa facilidade por Dookan, que no entanto não consegue resistir ao poder do jovem Skywalker. Outro exemplo é o episódio 6. Vader, após a rendição de Luke, o entrega ao Imperador. Bem, pela regra Sith, só pode haver dois, um mestre e um aprendiz. Vader faz o que faz, para proteger seu filho. Ele sabe que no momento que o imperador conseguir levar seu filho para o lado negro, ele próprio será morto. Mesmo assim, ele o entrega.

  • Marlos Chaves

    Blablabla… amigos… não compliquem… a previsão de qui-gon jin é clara, simples e bastante precisa(Apenas Anakin é o escolhido)… Yoda é um CHATINHO que acha que tudo tem que se resolver da maneira certa e pelo lado bom da força(se os jedis fossem cavaleiros da paz em essencia, não poderiam matar, e no entanto fazem um “procedimento obscuro, portanto ERRÁTICO” para obter o fim certo… Veja que, Anakin, ao se ingressar ao lado obscuro da força apresenta possibilidades de aniquilar os sith que jamais um jedi do lado bom da força teria.
    pela regra do dois: Anakin, como darth vader dá a sua propria vida(tirando o aprendiz da jogada) para matar o mestre… e portanto, arruinando o legado sith… esse era o unico modo, n era o procedimento certo, mas o procedimento necessário!

  • Guilherme Gonçalves

    Achei bem interessante sua resenha sobre o verdadeiro escolhido mais talvez a força do “escolhido” de Anakim tenha sido passada quando Luke nasceu,então já que Anakin foi para o lado sombrio da força a força do “escolhido” tenha passado para luke que conseguiu fazer com que seu pai voltasse a ser um jedi(mesmo sendo uma alma)

  • Rafael Souza

    No fim, Anakim trouxe o equilíbrio a força, o queiletínio matemático entre o bem e o mau … por que no fim do episodio 3 e começo do 4, tem 2 Sith (Vader e Imperador) e Jedi (Yoda e Obi-Wan Kenobi, acho q o Luke não não conta pq ele não foi iniciado. E tenho uma questão a fazer, Se o Lucas tivesse definido desde o epi. IV que a Princesa leia fosse irmã do Luke, ela seria uma Jedi também?

  • James Silva

    Entendo o pensamento que foi abordado, mas o verdadeiro escolhido é Anakin Skywalker, por dois motivos básicos:

    1º a Profecia dizia que o escolhido traria equilíbrio a força e Anakin primeiro a joga nas trevas e depois ele mesmo derrota o Imperador e de certa forma o Darth Vader, já que o seu amor ao filho faz renascer o Velho Anakin, trazendo de volto o grande Jedi e eleiminado o lord Sith(vader e Imperador)

    2º Acredito que o detalhe mais importante é que Anakin não era simplesmente o mais poderoso na força, tendo uma medição das midicorias maior que á de Mestre Yoda, mas sim a ENCARNAÇÃO DA FORÇA, Anakin foi gerado pela fora, não houve relação sexual, Shmi Skywalker disse isso á Qui gon Jinn, ou seja, isso é mais uma prova que Anakin Skywalker é o escolhido.
    Acredito que o Imperador ficou com medo de Lord Vader e não lhe deu um corpo apropriado, para que Vader não pudesse utilizar todo seu poder, basta observar o Grievous que estava em uma situação pior que Anakin.
    Mesmo Luke aprendendo técnicas mais rápido que qualquer outro Jedi, mas não podemos esquecer que Anakin foi o mais talentoso aprendiz e foi também herói nas guerras Clônicas. Enfim nestes termos acredito que Anakin Skywalker é o verdadeiro escolhido!!!

    PS: Tirando o fato que o próprio George Lucas já admitiu que Anakin é o Escolhido.

  • Arnaldo Junior

    Também me parece evidente que o Luke é o escolhido. Mas o protagonista da saga é o Anakim/Vader.

  • Yara

    O escolhido traria equilíbrio, e foi Anakin quem o trouxe. Quando Darth Vader luta com Luke ele não perde, ele faz a escolha de se sacrificar por ele, matando o imperador. A série tinha que terminar com o bem vencendo o mal. Mas na real, se Anakin e Luke se enfrentassem, a vitória seria de Anakin.

  • Murilo

    olha se formos analisar bem uma frase dita por Yoda na trilogia nova ´´uma profecia mal imterpretada pode ser“ isso indica q n foi especififcada a forma de como o escolhido destruiria os sith , n incava q ele se uniria a eles para derrotar e concluir a profecia, Luke sim teve um papel importante, mas foi um instrumento do destino para q a profecia realmente acontecesse

  • Guilherme

    O Anakin é quem traz o balanço para a força justamente por ter virado o darth vader e exterminado os jedis. O balanço é a proporção harmoniosa entre o lado negro e o lado de luz, então na espoca que anakin vira darth vader os jedis eram incrivelmente mais numerosos, entao o equilibrio foi trazido

  • asanoturna

    como yoda disse na trilogia nova ´´uma profecia mal imterpretada pode ser“ então talvez so talvez luke seja o real escolhido.

  • garage door repair katy tx

    This is the best post for someone who needs to be well known with this subject. You certainly position a new turn on a subject that is been on records about for many.

  • BlazeXephos

    Pelo que eu assisti nos filmes (que cinceramente não contam tanto da história de Star Wars, principalmente quando comparado com os livros), Luke Skywalker me parece o verdadeiro escolhido. Por quê? Pense no seguinte: a profecia falava que o escolhido traria equilibrio à galaxia, sem se referir á destruição dos Sith. Foi Luke quem estabeleceu o equilíbrio na galaxia. Anakin teve um papel super importante, mas se você analizar o código Jedi vai perceber que ele só seguiu o mais básico. Desede o segundo filme ele já tinha ódio no coração e também amava, dois erros fatais para um Jedi. Mestre Yoda e mestre Mace Windo perceberam um futuro obscuro para ele.

  • andrenetboy

    are

  • WilliamKenobi

    Darth Vader realmente foi o escolhido, sem ele o imperador não teria morrido, assim seria impossível trazer equilíbrio a força, pois ainda haveria um poderoso Sith vivo, já que pela história da saga "trazer o equilíbrio a força" seria exterminar os Sith. Darth Vader foi o "caminho" para que fosse possível trazer equilíbrio a força já que ele é o pai do jovem Skywalker… porém nada disso seria possível sem Luke. Quando Anakin se tornou um Lord da escuridão, ele abandonou seu destino de "escolhido" e seu filho trouxe equilíbrio a força, logo Yoda se enganou ao interpretar a profecia.

  • Victorv17

    Depois de ver a todos os filmes e rever varias vezes, é certo de que Luke é o verdadeiro escolhido, porque Anakin traiu a força e "jogou-a nas trevas" como disse Obi-Wan, e tornou-se, como todos sabem, o temido Lorde Vader. Luke, desde que começou seu treinamento com Obi-Wan, esteve decidido a lutar e defender a aliança e conseguiu fazer o que ninguém conseguiu(tocar o coração de Lorde Vader),portanto mesmo se Anakin for o escolhido grande mérito vai para o Luke.

  • gooskywalker

    É claro que é o Anakin, o luke não tem como ser o verdadeiro escolhido. Na série orinal sequer cita um escolhido. Anakin era o ponto de convergência das forças. Tanto o lado negro, quanto o lado bom, estavam nele. Além do mais, eu acho que assima como os jekis, todo mundo erra na interpretação da profecia. ela dizia que o escolhido traria equilíbio para a força. não diria que ele traria paz ou que derrotaria o mal. Pela escolha errado de passar para o lado negro da força, ele acabou com a ordem jedi e trouxe o equilíbio. Foi ruim mas foi um equilíbrio para o lado negro da força. Agora voltemos á série original. Ao contrário do que alguns estão dizendo, luke nunca derrotou seu pai. Ele que se sacrificou pelo filho. Vamos prestar mais atenção ao básico do filme antes de comentar besteira gente.
    e no final das ocntas, se formos considerar, quem foi mesmo que derrotou o Sith Darth sidous? não foi o proprio Darth vader? Mas a minha opinião está em Anakin Skywalker!!! Viva Anakin, viva darth vader!!!

  • gooskywalker

    Não sabia que o proprio george lucas havia admitido. bom saber que interpretei correto.

  • lucaspinheiro

    Se não me engano, Yoda diz no terceiro filme .. em uma conversa com Kenobi e Windu que poderiam ter interpretado mal a profecia!

    Anakin o Escolhido para trazer o Equilíbrio! Deixar o Lado sombrio no mesmo patamar que os Jedi? e Luke para eliminar os Sith? É isso?

  • AquelaPessoaAli

    Chorei DEMAIS quando o Vader morre .-.

  • AquelaPessoaAli

    Ainda acho que o Skywalker é o escolhido.

  • Den.Petz

    Anakin Facio facio, fora que ele é mais maneeeeiro que o Luke !!!

  • Den.Petz

    Anakin Facio facio, fora que ele é mais maneeeeiro que o Luke !!!

  • Den.Petz

    Anakin Badass

  • joaomarcelo

    Vader.

  • AJmax

    Que isso meu jovem! No primeiro X1 Luke derrubou o Vader, no segundo Luke foi jogado pela janela depois de tomar umas pancadas na cabeça. Na ultima luta dos dois, Vader arrancou a mão do Luke e encurralou ele onde contou que era seu pai -.-
    Além de tudo tem a questão da profecia que foi o Anakin quem matou o Lorde Sith. Jamais o fedido a leite do Luke seria o escolhido.

  • releferer

    Pra mim é o Anakin , pois a profecia citava alguem que traria equiulibrio a força e no final foi o próprio Anakin que matou o Imperador trazendo o equilibrio a Força ;)

  • Claudiothx1138
  • Claudiothx1138

    Fala-se no filme sobre equilíbrio, entretanto havia desiquilíbrio, pois o lado da luz prevaleceu por muito tempo. Anakin destruiu a ordem Jedi restabelecendo não só o equilíbrio da força, mas da galaxia. Os Jedis ao se envolverem nas guerras clônicas interferiram no curso natural das coisas. Anakin está certo ao questionar o método Jedi, pois de um certo ponto de vista (como dizia Obi-wan) os jedis estavam errados. Os jedi são tão poderosos e perigosos quanto o Sith, pensando no equilíbrio do universo, então quanto menos gente controlando a força mais o universo estaria equilibrado. O universo sempre está em busca de sua homeostase. Quanto ao Luke penso que ele é a personificação do equilíbrio, pois demonstra possuir os dois lados da força, de acordo com o universo estendido de Star wars ele pertence a classe dos Jedi-cinza "Grey Jedi", os mais poderosos, pois não seguem o código, não fazem parte da ordem, pois conhecem e equilibram os dois lados. Luke é mais fodão nesse quesito por desenvolver essa capacidade mesmo sendo um Jedi tão jovem.

  • Admardo

    Luke.. tem a força.. força de vontade….

  • kalebe_alves

    Eu acredito que os dois seja "o escolhido"

  • kalebe_alves

    A história culminou no ponto em que Luke teve a oportunidade e fui a trás de acabar com a tirania da república, e de fato foi ele que acabou com tudo, porém de uma certa forma o Darth Vader também cumpriu a profecia quando ele, apesar de com objetivo deturbado, traiu o Darth Sidious e contribuiu fundamentalmetne para que o equilibrio na força fosse estabelecido.

  • kalebe_alves

    correção: …oportunidade e foi a trás de acabar com o desequilíbrio da força, porém de uma certa forma…

  • sety

    kkkkkkkkkkkk

  • sety

    legal

  • zelotepg_20

    Eu sempre achei pouco clara a int

  • the_metabolic

    Anakin conserteza!
    Bem, foi ele que matou o Sith, por seu filho, o Luke!

  • Vinyk

    eu acho o Anakin mas poderoso q o Luke

  • anarodrigues

    Anakin > All > Ewoks > Luke

  • MaquinadoTempo

    concordo com a descrição do texto inicial da enquete realmente anakin e muito poderoso mais teve muitos anos de treinamento mais como qualquer filme contando a historia de escolhido conta o nomeado nasse sabendo e o destino então na minha opinião vai sentido Luke derrotar anakin tb pelo fato de ankin ter um lado emocional de seu filho embora sendo muito fraco esse sentimento e restaurado.

  • DennisEduardo

    Caraca, só vi essa enquete agora.
    A parada é a seguinte: no final foi Anakin quem matou o imperador, sendo o tal predito pelas profecias e blablabla.
    O fato dele ter sido desviado para o lado negro da força não diminui o fato de que ele é o master foda que nasceu da convergência da força.
    No final, voltou para o bem e virou fantasminha de luz (sem precisar ficar treinando para isso…)
    O Luke foi só um meio canalizador para o pai voltar a ser o Megaboga do universo…
    (ou não.. kkkkkk)
    ;)

  • vsvalente17

    O lado bom da força dominava e o Anakin trouxe a igualdade para a força ao fortalecer o lado negro e ao plantar a semente de vida do lado bom da força com a Leia e o Luke. Sem dúvidas o Anakin é o escolhido!

  • ifurusawa

    tipo nesse caso, achoq ue o emstre yoda era foda e tudo amis, mas o anakin nao tinha todo esse medo no coração quando pequeno, e seo yoda sabia porque nao mudou o destino dele?

  • Ashthor

    Darth Vader se deixa vencer. Ele se arrepende no final. No fundo ele sempre foi arrependido por ter feito as coisas ruins e até ter ido para o lado negro. Sua derrota foi sua libertação. No fim ele fica em paz. Se ele era o escolhido, foi no caso por deixar a semente, Luke. Em contrapartida, Luke Skywalker seria mesmo o escolhido, pois foi o recomeço. Prosseguiu com a ordem dos cavaleiros Jedi.

  • hugoxrosa

    Eu só gostaria de entender que equilíbrio havia durante o Império? Se bem me lmbro o Império já havia conquistado quase toda a galáxia, restando apenas alguns planetas rebeldes. E com a Estrela da Morte isso seria resolvido.

  • hugoxrosa

    E sendo Anakin o aprendiz do Lord Sith, com a morte do Lord Sith ele se torna o novo Lord Sith, como Palpatine fez com seu antecessor.

  • hugoxrosa

    E se estão considerando que no final do episódio VI há um excesso de bem. Então, só haverá equílibrio quando morrerem todos os Jedi e Sith.

  • cipac

    mas se nao fosse por anakin luke nao teria nascido han ha

  • Manveru

    Galera, mesmo a antiga trilogia sendo muito melhor do que a nova, que mata o Imperador é o Anakin, não o Luke… O Luke ajudou o Anakin a sair do Lado Negro, então, o Anakin (ou Vader) se preferir, é o Escolhido

  • ValeNada

    QUam mata o Imperador é o Vader, temos que reconhecer que sem o Luke isso não iria acontecer, porém esta claro que o escolhido é o Vader(Anakin)… por isso o Filme chame-se "O retorno de Jedi".. o Luke nunca foi Jedi como conseguir retornar do que nunca foi??? Sei que no final ele é o unico Jedi, mais claro que é Vader o escolhido.

  • bruno

    como seria se anakin não tivesse virado darth vader

  • Chuck Norris Super Saiyan

    cara nem adianta o Luke mais pra frente nos quadrinhos consegue uma conexão tão grande com a força que ele consegue se unir a ela e ele também pode se tornar etéreo (fantasma azul) quando ele quiser